paroquias.org
 

Notícias






Código de Conduta do comunicador cristão
2001-10-23 20:53:31

A elaboração de um código de conduta do comunicador cristão foi o principal ponto saído do 8º Congresso da Conferência Europeia de Rádios Cristãs (CERC), que se realizou de 18 a 21 de Outubro, em Budapeste, na Hungria.

Estiveram representadas 650 rádios, de 14 países europeus.
O Presidente reeleito da CERC, Fernando Magalhães Crespo, também Gerente Executivo da Rádio Renascença, mencionou à Agência Ecclesia os pontos gerais do código de conduta aprovado: “promover a verdade sem descanso; compreender sem preconceito; anunciar a esperança sem distorcer a realidade; informar sem massacrar; explicar sem especular; consciencializar sem aterrorizar; rezar pelas vítimas sem esquecer os agressores; necessidade de que a palavra dos responsáveis das principais confissões religiosas seja divulgada em todos os meios de comunicação social”.
Subordinado ao tema “As rádios cristãs da Europa ao serviço do Homem e da Criação”, o Congresso ouviu Jack Hanning referir a importância das rádios cristãs na construção de uma sociedade melhor. Para aquele representante do Conselho da Europa, “as rádios cristãs podem ajudar a reforçar a noção de justiça, direitos e respeito, por todas as camadas da sociedade”, e de forma especial perante “um mundo confrontado com múltiplas ameaças, num contexto de globalização de mercados e perante a mundialização dos media”, recordou. E isto, reconheceu ainda Jack Hanning, “enquanto se aprofunda cada vez mais o fosso entre ricos e pobres”.
Sublinhada neste Congresso ficou também a preocupação pela mudança no mundo, após os atentados de 11 de Setembro. Segundo Fernando Magalhães Crespo, “de uma noção de aldeia global da informação, passou-se a uma aldeia global de acontecimentos. Passámos de espectadores a actores. Já não somos apenas informados sobre o que se passa em qualquer parte do mundo – explica – mas agimos sobre e/ou sofremos as consequências do que se passa em qualquer parte do mundo”.
A CERC viu neste congresso serem aumentadas as suas fileiras, tendo sido acolhidos dois novos membros: a Rádio Magiar, de Eger, Hungria, e a Rádio Trinita, uma emissora ortodoxa da Roménia.
A CERC promove todos os 2ºs domingos de cada mês uma pequena oração com tema comum e, no dia 24 de Janeiro, data do padroeiro do comunicador cristão, S. Francisco de Sales, promove uma oração conjunta sobre um tema da actualidade.


Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia