Cristianismo no mundo ocidental
2001-10-23 20:51:56

A exemplo do ocorrido em anos anteriores, a Escola de Formação Teológica de Leigos, da diocese de Leiria-Fátima, iniciou-se com uma acção de formação.

Na Aula Magna do Seminário de Leiria, 60 alunos, já inscritos, assistiram às conferências do convidado, João Duque, professor da Faculdade de Teologia de Braga, sobre “o futuro do cristianismo no mundo ocidental”.
Recordando as linhas mestras do pensamento explicitado naquela tarde, o, Director da Escola, afirmou à Agência Ecclesia que, “se não podemos dizer que o património cristão seja rejeitado na Europa, a verdade é que ele, pelo menos, não é assumido”, lembrando ainda o que o Papa reconheceu já: “a Europa tem cada vez menos cristãos. São já um pequeno rebanho”.
O Pe. Manuel Armindo Janeiro referiu ainda outra ideia desta acção de formação: “A Igreja tem de perceber o que está a mudar, para ver depois o que pode mudar em si, para acompanhar o evoluir dos tempos, e saber aquilo em que deve permanecer igual, na fidelidade a Cristo”.
Ficou ainda sublinhado que “a Europa, ao aceitar a sua diversidade, pode prestar um grande serviço ao mundo, principalmente na época conturbada que hoje se vive. A tolerância tem como limite não aceitar a intolerância”, concluiu o Pe. Manuel Armindo Janeiro.
A Escola de Formação Teológica de Leigos vai funcionar com duas disciplinas em horário pós-laboral, no Seminário de Leiria. Em estudo, continua a possibilidade de descentralizar o curso, propondo-o também nas cidades da Marinha Grande e Ourém.
Esta Escola para Leigos está inserida no Centro de Formação e Cultura que tem a seu cargo três tarefas: a formação pessoal e de agentes de pastoral; a criação de parcerias com instituições várias, promovendo a relação com a sociedade civil; reflectir sobre as preocupações das pessoas de hoje, vendo como Deus se manifesta e propor caminhos de vida.