Missionárias mexicanas em Aveiro
2000-09-20 20:33:58

A pequena aldeia de Ouca (no Conselho de Vagos, e Diocese de Aveiro) engalanou-se para receber as Irmãs Missionárias Marianas de Nossa Senhora de Guadalupe, do México.

A meio da tarde já era visível a agitação no Largo da Festa. Homens, mulheres, jovens e crianças, trajados a rigor, começavam a chegar trazendo com eles ramos de flores, bandeiras de boas vindas e cestos carregados de produtos alimentares. “isto é para umas freiras que vêm do México” dizia uma habitante ao ver passar a jornalista “da Ecclesia”.
Por volta das 17 horas chegavam as “freiras mexicanas”. De habito preto e com um sorriso que sobressaía na pele morena, distribuíam beijos e abraços pela comunidade local. Ao todo eram oito, mas por enquanto apenas três vão ficar em terras de Ouca. É aqui que está a ser fundada a primeira Casa-mãe em Portugal. Um acontecimento que enche de orgulho o pároco de Ouca, o Pe. António Martins, e D. António Marcelino, Bispo da Diocese.
Acompanhadas pela Madre Superiora Geral da Congregação e por duas Madres Provinciais que se deslocaram a Portugal especialmente para este acontecimento histórico, as religiosas seguiram em direcção à igreja da aldeia para participarem na eucaristia presidida por D. António Marcelino. Antes ouviram da boca de uma criança aquilo que esta paróquia espera delas: atenção aos mais jovens e aos mais idosos e muita oração. Por outro lado as religiosas podem contar com habitantes de Ouca em tudo o que eles poderem ajudar. Para já a ajuda pode passar pela ensinamento do português, dado que estas religiosas pouco ou nada percebem da língua de Camões.
Depois da celebração eucarística teve lugar a inauguração da Casa-Mãe destas religiosas.