Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sacramentos
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 19 de November de 2005 13:04

In público de 14 de Novembro de 2005

Frei Bento Domingues
( sublinhados meus)

"1.A propósito da bênção da igreja do Convento de S. Domingos - situada perto da estação do metro do Alto dos Moinhos (Lisboa) -, lembrei que o combate profético ao ritualismo não devia servir para esquecer que os rituais são uma chave de acesso ao modo como o ser humano estrutura e interpreta o mundo que o rodeia.

Uma liturgia reduzida à palavra convencional seca a religião da fé cristã e atraiçoa a transfiguradora incarnação de Deus.

Volto a este tema por duas razões. A primeira tem que ver com o Congresso da Nova Evangelização em curso. A segunda nasce do novo caminho proposto por Edward Schillebeeckx, influenciado pela "escola" dos Ritual Studies, para a redescoberta dos sacramentos cristãos.

Quanto ao congresso, é muito cedo para fazer qualquer avaliação, mesmo dos dias já decorridos.

Mas, entre nós, a situação actual dos ritos de passagem - baptismo, casamento, santa unção e funerais - reveste uma tal gravidade que o Congresso da Nova Evangelização deveria, no meu entender, começar por aí.

Sei que os párocos e os serviços das paróquias são solícitos em lembrar as normas vigentes para a administração dos sacramentos.

Esquece-se, no entanto, que em Portugal o contacto de muitos cidadãos com a Igreja acontece, quase exclusivamente, por ocasião do baptismo das crianças, dos casamentos e dos funerais.

Aparentemente, estão ali só por conveniências sociais e familiares.

Não participam, nem parecem interessados em participar.

Mas como é possível que os membros activos das comunidades cristãs deixem passar todas essas ocasiões, ao longo dos anos, sem ter uma estratégia clara de evangelização para esses tempos privilegiados?


Quando é que a Igreja se decide a colocar os seus especialistas em ciências humanas, em artes, em teologia e em pastoral - com jovens, adultos e anciãos - a estudar esse fenómeno e a projectar caminhos que superem rotinas que prolongam uma situação que marca negativamente os não crentes, assim como os católicos "periféricos", e não torna evangelizadores os "católicos praticantes"?

(...) Mostra, porém, que hoje é possível fazer outra coisa, alargando e aprofundando, com outros recursos, a intuição de Tomás de Aquino: "Os sacramentos pertencem à categoria do signo." Não é pela fuga para o dogmatismo - mesmo que ele revista a figura hermenêutica de uma "neo-ortodoxia" - que a fé católica pode manter-se de pé em tempos difíceis.

Às vezes são necessárias rupturas, porque o homem, enquanto tal e também enquanto crente, é um ser cultural-histórico.

Isto vale para os indivíduos e para os institutos religiosos. Todavia, ritualidade e criatividade não se excluem.

Os fiéis não estão colados aos arquivos e aos regulamentos históricos das celebrações rituais de épocas passadas. Um ritual tem o seu contexto.

Na prática sacramental e na teologia, temos questões sem resposta suficiente e questões inúteis que não precisam de resposta.

(1) Edward Schillebeeckx, OP, L"Économie Sacramentelle du Salut, Academic Press Friburg / Saint Paul Friburg Suisse, 2004. "

Re: Sacramentos
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 15 de March de 2006 14:53

As pessoas têm necessidade dos rituais.

E em grande número estão disponíveis para ser interpeladas em momentos especiais.
Mesmo que digam o contrário e com voz enfastiada digam "o Padre pediu-me para ___, o que é uma chatice, mas lá o estou a fazer", no íntimo acham que estão a fazer algo de útil.

Em vez de lhes impingirem cursos de preparação de um sacramento, só assim a seco e sem anestesia, tentem envolvê-los na vida paroquial.

É capaz de ser mais útil e dar melhores resultados.


João (JMA)

Re: Sacramentos
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 16 de March de 2006 15:27


Sim, já basta quando se cumprem os sacramentos simplesmente porque casar na Igreja é bonito ou alguém pediu para se ser madrinha ou padrinho. Acho que a Igreja está a falhar bastante na continuação da caminhada em Deus. Faz-se a catequese, nem que seja a de adultos, e depois dos sacramentos muitos vão-se embora e acham que já está. POis, só que os sacramentos não são apenas um ritual, nem são a porta de saída do Caminho de Deus. É precisamente o contrário: é o início.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.