Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Sacramentos

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: as festas de casamento
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de August de 2005 18:02

teste.....

Re: as festas de casamento
Escrito por: VM (IP registado)
Data: 22 de August de 2005 17:36

Ana:
Em relação ao estragar de comida, não comento. É verdade, e faz parte da nossa cultura.
Quanto à qualidade da mesma versus "classe" aí do sítio, prefiro a nossa rica comidinha, que é mundialmente conhecida como muito mais saudável que a de influência anglo-saxónica. E olha que eu sei do que estou a falar...
E em termos de "classe", há uma grande diferença entre novo-riquismo, pseudo jet-set, e o bom gosto de bem receber nas famílias com tradição.
Num casamento de um novo-rico (por sinal, emigrante), eu vi trinchar um leitão partindo-o na borda da mesa...
Isso não é cultura portuguesa!

Abraço Fraterno

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 22 de August de 2005 17:56

VM

É verdade, comida Portuguesa é saborosa e rica!

Não percebi essa do leitão...eu não como leitão. Não gosto!...lol

Porquê, é preciso 3 pratos num casamento, mais sopa e sobremesas? e à meia-noite frangos, patos e outras carnes, marisco, frutas, bolos, depois de uma boa refeição, para quê tanta comida?

as festas de casamento
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 23 de August de 2005 09:44

Ana,

Não sei muito sobre as tradições do casamento mas parece-me que tudo isto se prende com a tradição de cada povo e até com algumas raízes pagãs.

Diz-me a minha sensibilidade e sem nenhum fundamento científico, que questão da fartura na mesa é como uma benção para o futurp casal.

Desde sempre que os casamentos dão lugar a festas que são consideradas um esbanjar de comida, lembro-me de algumas tribos na amazónia que tem anos de comer carne só nos casamentos.

À primeira vista o esbanjar de comida nos casamentos pode parecer contrariar a pobreza e simplicidade evangélica, mas Cristo também foi a vários banquetes.

Sei de pessoas que com os restos (por vezes quilos e quilos) fizeram pequenos lanches que enviaram para instituições sociais onde permitiram a estes pessoas terem uma pequena festa e ao mesmo tempo partilharem também um pouco da alegria dos noivos.

Em comunhão

Re: as festas de casamento
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 23 de August de 2005 15:06

Tilleul


Os pais dos noivos no dia seguinte convidaram familiares e amigos e deram novamente o almoço, com os restos, claro...no fim deram frangos, patos, fruta, bolos, estes que estiveram a enfeitar as mesas. O que eu não acho muito próprio é porem carnes a enfeitar as mesas. Se apanham uma mosca, a carne fica com micróbios. Ou por exemplo, bolos com cremes estarem expostos tanto tempo.
Nunca vi tanto bacalhau, como neste casamento:) O meu filho que nasceu aqui, tirou fotos à comida, achou diferente dos casamentos que por aquí fazem...mas quase que me apetece convidar um cozinheiro desses que por aí fazem essas comidas de casamentos, um dia para o casamento dos meus filhos. A comida portuguesa tem outro sabor, sem duvida!!!


Re: as festas de casamento
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 03 de September de 2005 00:45

Tudo isto é um bocado distante da minha primitiva intenção ao colocar este topico no entanto confirma a minha ideia de que seria util alguma "catequese" para cristianizar mais toda a festa que rodeia os casamentos.

Gastos excessivos e ostentativos, excessos alimentares, superficialidade e adiamento do casamento pelo desejo de não fazer menos que os outros.

Tambem existe noutras festas que rodeiam os baptizados e as comunhões mas nos casamentos o exagero torna-se mais notorio.

Re: as festas de casamento
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 18 de January de 2006 10:39

Eis aqui no livro de Tobite (deuterocanónico) o relato de um casamento.
Agora leia aqui a continuação do relato.
====
Também há um relato no chamado N.T. de uma festa de casamento e Jesus estava presente.

As pessoas em vez de evoluir no sentido da opulência, deveriam inovar no sentido da simplicidade.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.