Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Peregrinações

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de June de 2005 16:34


O dinheiro que for oferecido, o estado não tem nada a ver com isso. Portanto o que está, está legal.
O povo é quem tem a culpa. Muita gente pensa que vai para o céu dando dinheiro. Aquí acontece o mesmo. As pessoas dão à igreja e aos padres fortunas...Com a nossa igreja acontece o mesmo.
Mas as pessoas entregues ao Santuário de Fátima foram sinceras...
O Santuário de Fátima pode é ter muitos voluntários. Porque uma obra daquelas, deve ter muitas despesas.



Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de June de 2005 17:29

Está legal, mas eticamente é vergonhoso. A legislação devia ser alterada.
O santuário tem as suas despesas, como qualquer indústria... mas quando se fala em lucro, é o dinheiro que fica despois de pagas as despesas.. são milhões e milhões...isentos de imposto...
Em altura de grave crise económica devido ao gravíssmo défit herdado do anterior Governo penso que as medidas excepcionais de contenção deviam abaranger todos e não apenas quem vive do seu salário.
Nas esta é a minha opinião pessoal.
Claro que quem não tem isenção fiscal não pensa como eu.

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de June de 2005 18:10


Da maneira como está o País, só o governo pode implantar novas leis. O governo se fosse esperto podia fazer algo pelos emigrantes e em vez de investirem nos países de acolhimento, podiam investir em Portugal como foi nos 1980 a 1990. Nem nos emigrantes fala!!! Temos os mesmos impostos, a manutenção do condominio igual aos que moram neles 24 horas, no entanto só usamos 1 ou 2 meses por ano. Até que todos se fartam e vendem aí todos os bens e trazem o dinheiro com eles...O próprio governo não vê isso.
Eu nem sei quem é o Ministro das Comunidades Portuguesas espalhadas pelo mundo...antes era o Dr. José Lelo e agora??? Este vinha aquí comia um jantar com 2 ou 3 nem sequer visitava a Comunidade em si. Vinha um dia de semana, quando todos trabalhavam...gastam dinheiro em viagens, hoteis, jantares e nada ajudam.


Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 16 de June de 2005 23:59

Seria de toda a vantagem não enveredarmos por este tipo de discussão, porque o deficit se existe, deve-se á danosa gestão do Governo Guterres - o tal do PS que agora vai para um emprego dourado depois de ter deixado o país de rastos.
Depois, não existem pessoas que estejam isentas de impostos neste país. Todos pagam os seus. Esse tipo de argumentos felizmente acabou. Quanto a instituíções livres de impostos, seria interessante ler o artigo 10º do CIRC respeitante às isenções de IRC. A Igreja, sempre que desenvolva actividades lucrativas paga impostos como qualquer entidade. Já os Colégios privados, e Universidades Privadas, e Escolas de Enfermagem privadas - vá-se lá perguntar ao seu autor, desde que tenha sido reconhecido pelo Ministério das Finanças o seu interesse publico, estão isentos de IRC.
Quanto às contas do Santuário...... citar o correio da Manhã??????
Equivale a dar aulas de sexualidade numa Escola superior tendo como Manual a revista Maria. Seria bom apresentar os numeros reais, do santuário, e ver onde é que o dinheiro é aplicado e donde vem. Convem já agora não confundir com o comercio que se gera à volta do Santuário do qual este não tem nada a ver.
Todos sabemos que as forças armadas tem como função defender o país. Não atacar. Talvez seja mais prejudicial às crianças certos jogos de computador, de consola Sega ou play-station do que ver paraquedistas.....
A mim choca-me mais o acomular de reformas do Misnistro das finanças, do Presidente da Republia, das reformas dos politicos, do aumento do IVA, do aumento da idade da reforma, da ausencia de reformas estruturais deste governo, do que os paraquedistas....
mas
Chacun a son gout....

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 00:41

Duas notas breves:

1. «Ainda hoje de manhã, um general conhecido dizia num tom sério... Sim, nós juramos dar a vida pela pátria, mas o nosso grande objectivo é que quem dê a vida pela pátria seja o inimigo...». Um general pode dizer isso. Não concordo mas aceito. Mas duvido que este tenha sido esse o espírito da peregrinação pois estaria profundamente errado do ponto de vista doutrinal... ou a doutrina mudou e eu não dei por nada. Sugiro a leitura dos parágrafos 2302 a 2317 do Catecismo da Igreja Católica (2ª edição).

2. Os lucros do Santuário. Trata-se de dinheiro oferecido pelos peregrinos de livre e espontânea vontade. Se é muito ou pouco, deve-se a quem o dá. Se se deve pagar impostos por receber uma oferta, eu penso que não. Há um aspecto positivo muito positivo que deveria ser seguido por toda a Igreja que é a apresentação pública dos resultados financeiros.

Luis

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 00:48

Caro Pe. João Luis,

«Seria de toda a vantagem não enveredarmos por este tipo de discussão, porque o deficit se existe, deve-se á danosa gestão do Governo Guterres - o tal do PS que agora vai para um emprego dourado depois de ter deixado o país de rastos. ». Pois seria! Se não entramos numa área que não é a deste fórum (Política), na demagogia política (quando o Eng. António Guterres saiu do governo o défice estava em 4.1% do PIB, quando o Dr. Santana Lopes saiu estava em 6.8% do PIB), e no dejá-vu (ou esquecemo-nos da saída do Dr. Durão Barroso do governo, para Bruxelas).

Voltemos ao assunto deste fórum...

Luis Gonzaga

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 08:58

1 - Sobre as contas do santuário a notícia do Correio da manhã é a mesma do Expresso e do público. Não linkei esses jornais poruqe a consulta é paga e não acessível a todos.
A notícia publicada no correioo da manhã é rigosrosa quanto aos números e precisamente igual aos dos jornis de refer~encia....

2 - Quanto ao déficit, estamos conversados... Poderiamos ainda talvez, em nome do rigor dos números e da VERDADE, citar que o pai do déficit não foi Guterres mas Cavaco (segundo a insuspeita afirmação pública do seu Ministro das Finanças Miguel Cadilhe) e que o rigor orçamental nos Governos de Guterres, nomeadamente sob a égide de Sousa Franco permitiram que Portugal tivesse condições de aderir ao Euro; que a derrapagem do défit durante o Governo Socialista se deu apenas nos último ano de dois mandatos, e que, como referiu o Luís Gonzaga era, muitíssimo inferior aos números preocupantes agora encontrados... Números estes depois de mais de três anos de terríveis dificuldades para as famílias pportuguesas e em que se proclamava o rigor orçamental e depois se falsificavam Orçamentos de Estado...

3 - Quanto á isenção fiscal das doações á Igreja Católica, com todo o respeito, não concordo. Mas isto é uma mera opinião pessoal, que admito estar errada.

4 - Quanto á instituição militar, que me merece todo o respeito, e que conheço muito bem por motivos familiares, escusam de doirar a pílula - os soldados são máquinas de matar e os objectivo do treino militar é a guerra - a destruição de outros seres humanos.

Utilizar espectáculos de forças militares numa pregrinação religiosa PARA CRIANÇAS, em que o motivo de fundo é o tema "repeitar a vida " parece-me no mínimo paradoxal, e no máximo ridículo...

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Aristarco (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 09:52

Sobre a questão do deficit, na "ressaca" da entrevista de Manuela Ferreira Leite de ontem a Judite de Sousa (peço desculpa pelo off-topic):

Ferreira Leite acusa Governo de "desonestidade política"


A ex-ministra das Finanças Manuela Ferreira Leite acusou o Governo de "desonestidade política" por fazer "uma encenação" com a estimativa de défice orçamental para 2005 da comissão liderada pelo governador do Banco de Portugal.

Em entrevista quinta-feira à noite na RTP 1, Ferreira Leite afirmou que o Governo utilizou erradamente as conclusões do relatório final da comissão liderada por Victor Constâncio, que estimou um défice orçamental para este ano de 6,83 por cento do Produto Interno Bruto (PIB).

"Existiu desonestidade política por parte do Governo", acusou.

Sobre as perspectivas para este ano, a ex-ministra considerou que o défice orçamental de 2005 será inferior aos 6,2 por cento previstos pelo actual governo no Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC), divulgado em Maio.

O défice "não tem motivos para ser superior a 5,6 ou 5,7 por cento [do PIB]", disse, acrescentando que os 6,2 por cento apontados já "decorrem das opções políticas deste Governo".

Afirmou também que está em "total desacordo" com a opção do Governo de aumentar os impostos e considera que as expectativas de aumento da receita não serão cumpridas.

Considerou ainda que o aumento da taxa normal de IVA de 19 para 21 por cento vai "colocar problemas de competitividade [da economia portuguesa] em relação a Espanha".

Apesar das críticas, a ex-ministra disse que o programa do Partido Socialista (PS) está a aproximar-se do que o PSD defendia quando foi ministra, com excepção para as auto-estradas sem custo para o utilizar (SCUT) e a decisão de não recorrer a receitas extraordinárias que.

Mas mesmo nestas duas questões, Ferreira Leite disse prever que o PS vai mudar e que se trata apenas de uma questão de tempo.

Na entrevista, Manuela Ferreira Leite criticou ainda o Presidente da República, Jorge Sampaio, por ter considerado exageradas as medidas para correcção das contas públicas tomadas pelo Governo de Durão Barroso.

"Não esqueço que o próprio Presidente da República disse que o que estávamos a fazer era exagerado", afirmou, acrescentando que se sentiu "bastante magoada" com as declarações.

Agência LUSA

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 10:11

Mesmo que o deficit fosse teoricamente de "5,6 ou 5,7 por cento " é sempre maIS GRAVE DO QUE quando o Eng. António Guterres saiu do governo - o défice estava em 4.1% do PIB...

Aliás Sousa Franco, pouco antes de morrer alertou para o facto de o déficit real estar nos 6% se não fosse a cosmética financeira do recurso a receitas extraordinárias, sem nenhuma mudança estrutural...
I
Os números referidos por Ferreira Leite implicam sempre um agravamento do déficit depois de mais de três anos de salários congelados e do recurso a receitas extraordionárias e a engenharias tendentes a "baixar" artificialmente o déficit...que todos conhecemos...

Recentemente saiu na Comunicação social a notícia não dementida de que o anterior Minstro das Finanças Bagão Félix estava consciente que o déficit herdado ( de Durão Barroso/ Ferreira Leite) ultrapassava os 6% e que defendeu em Conselho de Ministros que esse número devia ser dito aos portugueses, mas que o Governo anterior optou por inventar um outro valor do déficit e esconder a verdade...

Desculpem a fuga ao tema.. talvez esta discussão estivesse melhor no Tópico " cristãos na política"...



Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 10:24

"Bagão Félix também não deixa de fazer críticas ao actual Executivo, dizendo que esta estimativa apareceu «fora de tempo», para além de ser «ridícula» até porque há mais de um ano que se sabia o défice real andava na casa dos 6,5 por cento.

O antigo ministro apresentou uma estimativa de défice de 6,4 por cento num Conselho de Ministros de há um ano, número que acabou por não ser revelado por opção de Santana Lopes, uma vez que se considerou «6,4 por cento são o valor estático do défice».

Em [www.portugaldiario.iol.pt]

Já agora, sabiam que as forças armadas consomem 2,4% do PIB, percentagem das mais elevadas dos países da Nato, o dobro da espanhola (os espanhóis, gastam 1,2%)!!!???

E andam a afazer espectáculos de graça?

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 10:41

Concordo inteiramente que se mude rarao tipico devido, e se aborde o escandalo despesista deste governo que impões aos pobres o agrvamento de impostos, enquanto a classe politica recebe xurudas pensoes somadas a cargos de governo, em que se nomeia o Mister Gomes e Muxaxos para administraçoes de empresas demitindo com o pagamento de indeminsações......

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 10:47

Sem falar nas reformas do Alberto João Jardim, dos demandos orçamentais de Ferreira Torres , das Fugas ao fisco de políticos agora candidadtos a autarquias, das ligações de políticos com o futebol, dos apitos dourados, sei lá tanto haveria a dizer sobre este tema....

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Antonio Jose Monteiro (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 14:26

É interessante...

Sobretudo ver o indisfarçável faciosismo que exala o Padre JL quando se refere a determinados políticos... Um sacerdote deve manter alguma neutralidade partidária, tanto mais que há cristãos em vários partidos políticos. naturalmente que tem direito a ter opiniões, mas o dever de as ter de forma equilibrada e não sectária.

Recordo que António Guterres é um cristão empenhado na construção do reino desde há muitos anos e lembro até o facto de manter uma discreta actividade de voluntariado social em bairros pobres mesmo depois de deixar de ser primeiro ministro. Mas é alguém que é certamente instacável do ponto de vista pessoal e da fidelidade aos princípios cristãos. É certamente alguém em que se reconhece um sinal de Cristo (apesar dos erros e defeitos)

Acho interessante como sacerdotes se atiram de forma odiosa a um irmão em cristo com um longo passado de trabalho na igreja e suportam e valorizam pessoas que dão um pessimo testemunho de vivência cristã , como o anterior primeiro ministro, com cinco filhos de três mulheres... ou aquele rapazola filho de gente bem que foi líder do CDS e que tentou despoduradamente apropriar-se do funeral da Irmã Lúcia para fins partidários... ou o colega que tinha documentos do governo no gabinete e que já foi constituido arguido por causa dos sobreiros... ou a irmã do guru dos CL, a tal Seabra, que armou a embrulhada que se viu nos concursos de professores...., o o Bagão que psaaou o tempo todo a aldrabar orçamenteos e que aprovou legislação que atirou tantas famílias para a miséria. Grandes cristãos!

Felizemente temos (e tivemos) na política cristãos como Sousa Franco, Marcelo Rebelo de Sousa, António Guterres, Maria de Lurdes Pintasilgo, Pedro Silva Pereira, até Mota Amaral, que nos animam a prosseguir a construção do reino, contra os que só se dizem cristãos por oportunismo político... ou os "convertidos" como o camarada Zé Manel, que foi para Bruxelas!

Para terminar , foi com imenso orgulho que vi António Guterres escolhido para uma das mais importantes funções mundiais ao serviço da humanidade. E orgulho não por ser socialista como ele, mas por ser cristão como ele!

Tozé

PS: Estamos na igreja e não mais deixaremos que ela seja como já foi no passado, um instrumento aos serviço dos ricos, dos poderosos, através do medo e do obscurantismo. Perceberam ?

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 22:42

Desculpe, Exmo. Senhor António José Monteiro, mas parece que ainda não entendeu as regras deste forum.
Se recebo mensagens dos moderadores a proíbirem-me de me dirigir a "pessoas" neste forum, porque o que está em causa são ideias, não lhe admito que se dirija a mim nestes termos insultuosos, chamando-me faccioso.
Em nenhum lado me viu louvando o anterior primeiro ministro, ou o anterior ministro de estado e da defesa.
O que é realmente faccioso é a forma despudorada como defende o Partido socialista e seus apaniguados, nomeadamente o Exmo. Senhor Engenheiro Guterres que aquando do referendo do Aborto, vergonhosamente desapareceu de circulação, dando o dito por nao dito, o troca tintas que já conhecemos. Que bom que vai para Genebre. Deus lá o conserve.
Prefiro sem duvida alguma defender o movimento Comunhão e Libertação, reconhecido pelo Santo Padre, o Opus Dei, prelatura pessoal do Santo Padre, que membros da Maçonaria.
O Partido Socialista sempre foi na sua genese um partido de maçons, anti-clericalista.
Católicos existem em todos os Partidos. Lembro o nosso Pedro Bastos no PP, lembro Pinheiro Torres no PSD. Se ha partido de tradição anti-catolica é o PS.
Seria muito bom que nos deixassemos de politicas no Forum. Muito menos quererem silenciar um Padre porque não é xuxa, logo tem de se calar sobre politica. É pena não dizerem o mesmo ao frei vitor milicias, capelão do PS.
Este tema é sobre Fatima, e nossa Senhora não creio que seja filiada nalgum partido politico.
Agredeço contudo mais respeito quanto a minha pessoa, uma vez que não me dirigi ao Exmo. Senhor António José Monteiro nesses termos.
A bem da Nação.

Re: Fátima: Peregrinos a caminho...
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 17 de June de 2005 23:53

Caros amigos,

Este tópico ficou completamente off-topic. Compreendo a vossa (e minha) vontade de continuarmos a falar deste assunto - Política - e, como moderador, às vezes, fico na expectativa de até que ponto devo deixar que alguns assuntos se afastem (completamente) do tema geral do Fórum - Religião.

Talvez valha a pena conversarmos um pouco sobre a possibilidade de virmos a ter um Fórum (ou um conjunto de fóruns) dedicados à Doutrina Social da Igreja, onde poderíamos falar de Cultura, de Educação, de Política, de Economia, de Família, da Sociedade, etc. sempre na vertente cristã e a acção dos leigos na sociedade.

Por agora, pretendo encerrar este tópico. Não por qualquer censura do que foi dito. Não por discordar com alguns de vós. Simplesmente, porque já nos afastámos de mais e não me parece que voltemos ao tema da mensagem inicial do tópico.

Em breve, iremos ter oportunidade de nos encontrarmos pessoalmente. Quando tiver mais detalhes, anunciarei aqui no Fórum. Nessa altura podemos trocar algumas impressões sobre o nosso projecto e sobre o Fórum e, quem sabe, abrir um pouco mais a temática do fórum.

Um abraço a todos,
Luis Gonzaga

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.