Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Taliban (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 11:43

quando me referi a estes era apenas isto - estes cristão daqui do forum parecem ter dificuldade em rezar ao lado de um muçulmano ou judeu (afinal religiões quase iguais e decalcadas umas das outras) , de um protestante quanto mais de um hindu ou budista...

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: RODRIGO NETTO (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 13:20

por um lado o ecumenismo é bom. ela "força" as pessoas a fazerem aquilo que´por si não fazem, o de respeitar a crença alheia que é uma que parece impossível partir da pessoa. parece que só sabem respeitar os outros se forem forçadas por uma órdem superior. infelizmente na maioria das vezes é assim. fiquem na paz

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 14:05


Em relação à vontade de quererem ter uma "parte" de Fátima onde orar, gostava de me informar sobre o que é que, concretamente, levaria um muçulmano, judeu, hindu ou budista a vir rezar a Fátima. Porventura tomaria-o como "mais um" santuário. A Igreja tem de ter muito cuidado com estas "apropriações" (e "expropriações") que incluem desrespeito pela verdade sobre Jesus Cristo e sua (e nossa) Mãe.

Será que a intenção é criar um pavilhão àparte para essas pessoas que se queiram congregar por lá? Só podemos perguntar-lhes o que pensam estar a querer fazer ali (eu pessoalmente não o sei, mas não sendo Cristãos, não pode ser algo que se promova), e não permitir abusos dentro dos recintos da Igreja.


Albino, muito me espanto com suas afirmações...

«Uns nascem cristãos, outros católicos, outros muçulmanos, outros indus, outros budistas, outros ateus- Na melhor das hipóteses todos querem ver claro e corrigir os erros pessoais e colectivos- o que se poderá tentar pela discussão- diz o Povo que "da discussão nasce a luz".
Viva a "Fátima" do ecumenismo porque as crianças são de sua natureza altamente sociáveis e confiantes.»

??!!

Ora, "ninguém", mas "ninguém" mesmo, nasce assim como diz. Nascemos e depois somos educados na Fé ou na anti-Fé dos nossos pais ou educadores. Mas a verdade subsiste, e, como sabe, as pessoas "trocam" mesmo de religião. A maior qualidade e quantidade nas conversões registam-se no Catolicismo, que afirma de si preservar a verdade autêntica sobre Deus e o ser humano. Desconheces isto, não aceitas, achas irrelevante?

Já disse por aqui, que não, da discussão NÃO nasce a luz e terei de voltar a deixar para mais tarde a minha explicação sobre esse assunto (entretanto, JMA, vou responder a esse tópico em seguida).

Luís Gonzaga, disseste:

«É o chamado Ecumenismo do "venha a nós", ou como o João Oliveira o baptizou de "You-come-in-ismo". Enfim, uma visão limitada do Ecumenismo como diálogo, mais preocupado em transformá-lo em monólogo.»

Desculpa??! "Ecumenismo do venha a nós"? "Visão limitada"? Eu e a autoridade oficial do Magistério da Igreja chamamos isso sim "visão limitada" a uma interpretação do ecumenismo como um processo centrado nele mesmo, no "diálogo" permanente, e não na comunhão. Isso sim é que é "visão limitada" do diálogo, quando não dá os verdadeiros frutos que deve gerar, centrando-se na conversão mais perfeita a Jesus Cristo. Não podes ter lido e aprendido bem o que diz a Igreja sobre o assunto. Não podes ter compreendido bem a essência do diálogo ecuménico, que visa a unidade, a conversão. Qualquer Católico com consciência do que é a Igreja Católica, do que é o ministério do Papa, vê bem que, para conduzir qualquer pessoa à reconciliação com a Igreja Católica, é necessário bastante diálogo, porque ela se centra na comunhão dos seus membros na mesma Fé.

O Pedro B disse que «ficava mais sossegado» por «já imaginar um local comum de culto para os fieis das várias religiões rezarem em conjunto a vários deuses e divindades», e tu dizes que «não ficas sossegado» e fazes a afirmação ABSURDA (se é que te entendi bem, peço, como fez o Pedro B, que confirmes isto claramente!!) de que por não ser assim, isso «apenas demonstra que não se conseguiu ler o Concílio Vaticano II, quer a Nostra Aetate quer a Unitatis Redintegratio.» (e mais uma vez o comentário desnecessário e condescendente: «só passaram quarenta anos desde o Concílio ;-) »)

Como é que é possível uma coisa dessas?? Terás de nos dizer os parágrafos nessas duas Declarações conciliares, caso contrário, terás de admitir que no que disseste estás, como é óbvio, muito enganado.

«Será que não é possível um cristão orar ao lado de um hindú?»

Orar ao lado de um hindú? Mas como? Mas tu tens noção do que estás a dizer? Em que é que te baseias para afirmares essa possibilidade, é que no Evangelho não é de certeza! Ou se achas que sim, diz onde!

E isto vem de alguém que quando há "dúvida" sobre assunto mariano, logo se põem a defender o que é Cristológico e Cristocêntrico... Neste caso, o que vês de Cristocêntrico, num Cristão e num hindu a rezarem juntos no local onde a Mãe de Deus nos exortou a uma conversão mais fiel ao seu divino Filho? Só uma questão "paralela"...

João Oliveira

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 15:19

Toda a religião com sentido tem uma vertente maternal ou seja, leva-nos não só à adoração e à esperança, mas também a que nos preocupemos com o bem dos outros . O catolicismo tem rosto numa instituição que pode muito bem desempenhar o papel de anfitriã. Sem pontos de encontro não pode haver comunicação eficaz. Se acreditamos num único Deus, todo o diálogo em nome desse Deus não será vão. Fátima pressupõe uma mensagem maternal dirigida às crianças e com sentido universal. Repete-se aqui o apelo de Jesus Cristo: sede perfeitos como Vosso Pai Celeste é perfeito, pois que Maria, a Mãe de Jesus diz: "fazei tudo o que Ele vos disser". E não podemos esquecer a profecia da Virgem Maria: "Bem-aventurada me chamarão todas as gerações". Quanto a estatísticas, a última de que ouvi falar dizia que o Islamismo é a religião que mais tem crescido. No concreto, acredito que se fará o que a Deus melhor aprouver, para bem de todos.
\0/
AOMSoares

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 15:33

orar ao lado até podem, mas acontece que a arrogância a estupides o preconceito e outros pretestos tolos ,não permitem que esses aceitem que pessoas de outras religiões prestem culto aos seus"deuses",somente uma pessoa pode nos julgar , e é yhwh, somente ele é digno defazer isso e ninguém mais, diz um bonito ensinamento na biblia que diz assim se tu não foi capaz de amar seu próximo a quem você ve. como pode dizer que amas a mim(yhwh) a quem não vê??? esse pessoal são deveras hipócritas ao não aceitarem irmãos de outras crenças para orarem ao seu lado. cristo com certeza não veria mal nenhum em ver um hindu ou um muçulmano ou pessoas de outras religiões orar ao seu lado. pelo contrario ele faria qestão de maneter esse irmão de outra crença ao teu lado , pois devemos amar ao pai eterno sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo. agora que está na hora de por na prática isso fazendo fatima ser uma "ecumenica" agora que els tem como por em pratica esses ensinamentos, vem uns hipócritas falarem que são contar a entrada de pesoas de outras religiões para orarem ao seu lado. o queserá que está acontecendo com esses ditos "cristãos"??? se dizem cristãos por dizerem ser??(da boca pra fora), agora que é a hora de por em prática tudo aquilo que yaohushua nos ensinou, eles vem e dizem não????? . querem por que querem afzer as pessoas acreditarem que a igreja deles é a igreja fundada por cristo, e vão todos contra os ensinamentos dele??? de que forma querem nos convencer sena verdade eles praticam mais os ensinamentos do satanas que é o ódio o preconceito a arrogância a estupides em fim. e depois vem nos dizer que cristão são eles????? rsssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss( depois quando me perguntam por que rio deles. não preciso falar mais nada né rssssssss. amem ao próximo como a si mesmo amem tb seu inimigo. , quem diz amar a mim a quem não ve mas, não ama ao próximo a quem ve. esse é mentiroso . está escrito.abrem o olho povo.

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 19:44

Sugiro ao Rodrigo que se deixe de abusos de onomatopeias como o seu "rsss" infindável que altera o aspecto da página, prejudicando a leitura. Se o Luís pode editar as mensagens, sugiro que corrija estas coisas, que tornam a leitura quase impossível sobretudo se o monitor do computador não é de alta resolução...

Já, agora, Rodrigo, quando aprendes a escrever Português? Será pedir muito que deixes de apresentar chouriços de frases em vez de textos legíveis? É uma questão de respeito mínimo pelos interlocutores.

Alef

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 12 de May de 2004 23:46

João,

Finalmente consegui perceber porque insistes na frase "da discussão não nasce a luz". É porque quando nós referimos o termo "discussão" estamos a pensar em "diálogo" ou "troca de ideias saudável e serena entre pessoas adultas que se respeitam", e não no sentido de discussão ou guerra verbal.

Serei eu que não compreendi o que é o diálogo ecuménico ou serás tu? Eu falo de diálogo ecuménico e a necessidade de todos se converterem a Jesus Cristo. Tu falas-me de conversão à Igreja Católica. De reconciliação com a Igreja Católica. Vejamos, se a definição de Ecumenismo é a conversão dos protestantes e ortodoxos à Igreja Católica, não vejo a necessidade de qualquer diálogo. Ou então será um diálogo em que nós lhes dizemos no que eles estão errados e eles aceitam, mudam e convertem-se. Será isto diálogo?

Ou será que colocas a hipótese de que também nós, católicos, temos que nos converter?

Citando o decreto Unitatis Redintegratio, no ponto 4.
Citação:
Por «Movimento ecuménico» entendam-se as actividades e iniciativas que se empreendem e ordenam para fomentar a unidade dos cristãos conforme as diversas necessidades da Igreja e as diferentes circunstâncias dos tempos, ou seja: em primeiro lugar, todos os esforços para eliminar palavras, juízos e atitudes que não correspondem, em justiça e em verdade, à condição de irmãos separados e que tornam mais difíceis as relações com eles; depois, o diálogo estabelecido entre peritos competentes em reuniões de cristãos de diversas Igrejas ou comunidades, celebradas com espírito religioso, em que cada um explica com maior profundidade a doutrina da sua comunhão e apresenta com clareza as suas características. Por este diálogo todos adquirem um conhecimento mais objectivo da doutrina e da vida de cada comunhão e delas podem ter juízo mais exacto. Conseguem também estas comunhões uma maior colaboração em todas as obrigações que a consciência cristã exige em ordem ao bem comum e, quando possível, reunem-se em oração unânime. Enfim, todos examinam a sua fidelidade à vontade de Cristo em relação à Igreja e, de acordo com as necessidades, empreendem um trabalho de renovação e reforma.
O bold é de minha autoria e serve para destacar a conclusão do excerto citado.
A expressão "Só passaram quarenta anos desde o Concílio." reforça a ideia já aqui dita que, em média, leva cerca de quatro décadas a que um Concílio chegue a ser interiorizado nas bases da Igreja - o Povo de Deus. São precisas quase duas gerações para "digerir" os resultados de um Concílio.

Eu continuo a acreditar que é possível um cristão orar ao lado de um hindú! O próprio Papa o fez em Assis, em Janeiro de 2002. Hindús, muçulmanos, judeus, sikhs, jains entre outras religiões, estiveram presentes em Assis e rezaram com o Papa.

Judeus, Cristãos e Muçulmanos acreditamos no mesmo Deus (embora tenhamos visões e interpretações distintas do mesmo Deus), não poderemos rezar juntos? Pedindo uma pequena ajuda a Karl Rahner e à sua teologia dos «Cristãos Anónimos», considerando que um budista ou um hindú possa ser um "cristão anónimo", não poderei eu rezar com ele, ou será essa partilha de oração exclusiva do Papa?

Para terminar, penso que Fátima para além de ser um santuário mariano, é um santuário cristão, qualquer pessoa que se quer encontrar com Deus o pode utilizar (afinal é para isso que ele existe). Nem por acaso, o vice-reitor da Universidade Católica está a ser entrevistado na Sic Notícias neste momento, e também partilha da ideia que "por definição, um santuário é um espaço aberto a todos". Mas para que não se criem confusões, se me perguntares se então o santuário de Fátima deve ter imagens de deuses hindús, ou budas sentados ou luas em quartos crescentes, digo-te categoricamente que NÃO!

Luis

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Pedro B (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 10:31


Luís

No texto que citaste que já conhecia onde é que se fala em templos comuns a várias religiões. Ou mesmo em santuários comuns, ou mesmo em eucaristias comuns. Não cofundemos as coisas mesmo em Assis cada religião tinha o seu espaço prório de as suas celebrações.

Pedro B

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 13 de May de 2004 11:32

Pedro B,

Não sou a favor da criação de um templo inter-religioso, como se fosse possível ter numa parede um crucifixo, noutra um buda sentado, noutra deuses hindús, etc... Falámos de criar um espaço em que pessoas de outras religiões podessem rezar juntas.

Em Assis, tanto quanto me lembro, o Papa rezou junto com líderes e representantes de outras religiões. Aliás, cerimónia idêntica aconteceu em Lisboa com a presença do Cardeal de Lisboa, e representantes Judeus, Muçulmanos, Hindús, Budistas, restantes irmãos Cristãos, entre outros.

Luis

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 15:12

Albino, muito me espanto com suas afirmações...

«Uns nascem cristãos, outros católicos, outros muçulmanos, outros
indus,
outros budistas, outros ateus- Na melhor das hipóteses todos querem ver
claro e corrigir os erros pessoais e colectivos- o que se poderá tentar
pela discussão- diz o Povo que "da discussão nasce a luz".
Viva a "Fátima" do ecumenismo porque as crianças são de sua natureza
altamente sociáveis e confiantes.»

dizer que as pessoas ja anscem sendo católica ou ateu etc etc etc . besteira. eu nasci em ambiente católico(meu pai e minhão são católicos) fui batizado an católica(contra minha vontade claro) , mas não sou católico. esse negócio de dizer queuns ja nascem ??? que besteira. pode nascer em meio de tal , mas se ele vai ser ou continuar sendo da x ou y religião, só dependerá da vonat da pessoa claro. a sim queria aproveitar efalar que sou totalmente contra a irgeja católica batizar crianças recem anscidas.pois elas não tem a minima idéia do que é o batismo, pra mim o sujeito (depois que fica consciente do por que deve ser batizado) siomente nesses termos ele deve ser batizado, , cristo foi batizado nas águas do rio jordão com 30 anos de idade. por que só a igreja católica faz isso. e pior cobra pelo batismo, dai de graça o que vem de graça. pior ainda exigem que a mãe seja casada caso ao pai da criança queira participar do batismo de seu filho. só sei que quando cristo se batizou , joão batista não cobrou o batismo nem exigiu cpf, rg,certidão de nascimento ou casamento nem nada disso. pra mim todo sujeito que nasce deve ser batizado depois que ele cresce assim como foi cristo.

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 15:16

ok alef quer que eu pare com os rssss. é facil pare de falar besteira ok , senão falarem mais besteira dai não terei motivos para rir e não precisarei mais escrever os rsssss pra vocês ok fique na paz.

Re: Fátima um novo Santuário Interreligioso
Escrito por: rodrigo netto (IP registado)
Data: 14 de May de 2004 15:28

Deuteronômio 18

18:1 Os levitas sacerdetes, e toda a tribo de Levi, não terão parte nem herança com Israel. Comerão das ofertas queimadas do Senhor e da herança dele
18:2 Não terão herança no meio de seus irmãos; o Senhor é a sua herança, como lhes tem dito
18:3 Este, pois, será o direito dos sacerdotes, a receber do povo, dos que oferecerem sacrifícios de boi ou de ovelha: o ofertante dará ao sacerdote a espádua, as queixadas e o bucho
18:4 Ao sacerdote darás as primícias do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e as primícias da tosquia das tuas ovelhas.
18:5 Porque o Senhor teu Deus o escolheu dentre todas as tribos, para assistir e ministrar em nome do Senhor, ele e seus filhos, para sempre.
18:6 Se um levita, saindo de alguma das tuas cidades de todo o Israel em que ele estiver habitando, vier com todo o desejo da sua alma ao lugar que o Senhor escolher,
18:7 e ministrar em nome do Senhor seu Deus, como o fazem todos os seus irmãos, os levitas, que assistem ali perante o Senhor,
18:8 comerá porção igual à deles, fora a das vendas do seu patrimônio
18:9 Quando entrares na terra que o Senhor teu Deus te dá, não aprenderás a fazer conforme as abominações daqueles povos
18:10 Não se achará no meio de ti quem faça passar pelo fogo o seu filho ou a sua filha, nem adivinhador, nem prognosticador, nem agoureiro, nem feiticeiro,
18:11 nem encantador, nem quem consulte um espírito adivinhador, nem mágico, nem quem consulte os mortos;
18:12 pois todo aquele que faz estas coisas é abominável ao Senhor, e é por causa destas abominações que o Senhor teu Deus os lança fora de diante de ti.
18:13 Perfeito serás para com o Senhor teu Deus.
18:14 Porque estas nações, que hás de possuir, ouvem os prognosticadores e os advinhadores; porém, quanto a ti, o Senhor teu Deus não te permitiu tal coisa

o errado não está em ficar ao lado de um hindú ou espírita ou budista etc etc. o errado é vc se deixar levar pelas abominações que eles praticam ok fiquem na paz.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.