Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
DEUS DE MÃOS ATADAS...
Escrito por: quimnogueira (IP registado)
Data: 18 de April de 2002 15:53

FILOSOFAR MAIS UMA VEZ?


...toda a comunidaDE científica diz (e por que não acreditar?) que, um dia, há 20 mil milhões DE anos, uma partícula mais pequena que uma ervilha (seria verDE ?), explodiu e aí se DEu o famoso e chamado BigBang! GranDE coisa! Quem é que lá estava para ver?
...no entanto, continuando a crer, o big bang expandiu-se e em menos DE 1 segundo alcançou o tamanho (mais ou menos) que hoje a nossa vista e os telescópios e outros, alcançam...
...como é que uma partícula do tamanho DE uma ervilha atinge, por expansão o tamanho actual, é algo que não me entra nos neurónios, no entanto, vamos continuar a acreditar...
...se assim é, tudo o que existe é uma ervilha DEsfragmentada e nós somos pontos quase inexistentes nesse tão ínfimo tamanho mas que, à nossa vista, é enorme aquilo que os nossos olhos alcançam...
...mas continuemos...
...a ervilha expandiu-se e diz-se que o Universo (que significa tudo o que existe) se encontra em contínua expansão. Para onDE, não sei, mas acreditando no que dizem e como isto não tem fim, ele continua a "vogar" em círculos concêntricos como quando se atira uma pedra a um lago e aquelas "rodas" se afastam umas das outras...
...e, no meio disto tudo, surge uma "caganita" DE mosca que é o nosso planeta terra onDE começou por existir uma raça chamada a era dos dinossauros que acabou por sucumbir (as últimas duns cientistas franceses, dizem que foi o metano expelido pelos gases intestinais dos dinossauros que infestou o ambiente -isto é para ti earth - e daí a camada DE ozono DEstruiu-se e os dinossauros DEsapareceram para sempre...
...DEpois, vieram outras espécies mais pequenas (que, se calhar davam "peidos" mais pequenos e não afectaram tanto o ambiente) e por isso foram-se adaptando às evoluções e hoje estamos nós no centro DE todas as discussões como se fossemos DEUSes num Olímpo mascarado DE iDEias preconcebidas e omniscientes, como se tudo soubessemos e tudo o resto ... fosse para o inferno (como na canção do Roberto Carlos)...
...e, hoje, discute-se ...quem é DEUS ?

...para já, ninguém ainda me disse o que é que existia antes da "ervilha" explodir...
...para já, ainda ninguém me disse quem foi que criou a "ervilha" e DEpois a DEtonou para ela explodir...
...para já, ainda ninguém me disse o que era "isto" que hoje os nossos olhos vêem, antes da explosão da coitadinha da "ervilha"...

...mas a verdaDE única e insufismável é que existimos e se existimos é porque viemos DE algum lado e se viemos DE algum lado é porque alguém nos colocou cá e se alguém nos colocou cá...quem foi? Foi alguém, antes DE nós, antes DE tudo isto, que teve DE dar o início a tudo o que hoje existe...

...o problema maior está aí. CompreenDEr o início. O que se passou a seguir são puras conjecturas e qualquer uma DElas nos serve para justificar as nossas iDEias idiotas e meio absctraccionistas na medida em que, por mais que tentemos, nunca conseguiremos chegar à verdaDE...a verdaDE está aí algures...Xfiles...

...só que não temos direito a ela, verdaDE!

...então, para mim...no princípio era o Verbo e o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Nem a Biblia Sagrada tem explicação.

...então...resta-me conjecturar e aventar uma das mil trezentas e quarenta sete biliões oitocentas e setenta e nove milhões duzentas e catorze mil trezentas e sete - 1.347.879.214.307 - (esta última é a minha) DE hipóteses, lançadas pelo inteligente ser humano que somos nós que temos a mania que tudo sabamos e afinal DE contas falta-nos a humildaDE DE dizermos que só sabemos que nada sabemos...
...mas, como ía dizendo, o Universo é contínuo...expanDE-se e contrai-se. Neste momento está em expansão e um dia contrair-se-á até àquele buraco negro que fará DEle uma nova "ervilha" que, DE tanta energia que possui, explodirá novamente e DE novo o ciclo se renovará, ad eternum, em busca da perfeição...
...porque DEUS, sendo Uno, é o próprio Universo, é a ervilhinha que anda dum lado para o outro até encontrar a finalidaDE da sua própria missão. DEUS, Ele próprio, ainda não sabe o que há-DE fazer DE nós, "filhos" criados à sua imagem...mas quem foi que não teve a coragem DE dizer que os dinossauros também podiam ter sido criados à imagem DE DEUS Pai, o Criador, o próprio Universo, Uno, indivisivel, eterno e sempre renovável?
...DEUS é a modos que um artista que renova constantemete as suas obras como nós agora editamos um texto, quando não nos agrada uma frase vamos ao back e voltamos a reescrever...
...é isso que DEUS faz...mas DEUS existe...não como aquele ser DE barbas e DE braços abertos que ensinaram às criancinhas nem como aquele que se encontra pintado e DEsenhado em muitos lugares... DEUS não existe fisicamente; DEUS é espírito, é vontaDE, é força, é vida, é amor, é isso, um cientista que se fez "ervilha" e se autoDEflagrou para ver no que dava... não Lhe agradou e voltou a experimentar e andará sempre em experiências até atingir a perfeição...quando isso acontecer...saberemos quem é DEUS...
...porém, DEsDE sempre me ensinaram e parece ser do "agrado" geral que DEUS é Omnipotente, Omnisciente e Omnipresente. Ou seja, DEUS é todo poDEroso, DEUS sabe tudo e está em todo o lado...
...que DEUS sabe tudo é uma verdaDE 100% admissível; que DEUS está em todo o lado é um dogma aceitável (até eu mesmo -cristão, apostólico, romano- entendo que Ele é tudo o que existe, logo Ele é tudo e tudo o que é é DEUS!)...agora que DEUS poDE tudo...já não se me "encaixa" na trilogia Omni pelo simples facto DE que é visivel no dia a dia, aquilo que nós chamamos -se DEUS quizer- ser uma frase que DE tão simples que é, traduz o mais complicado dogma da fé, que é exactamente o porquê DE DEUS não fazer tudo aquilo que nós achamos que seria "fácil" para Ele fazer e que não é feito: por que existe fome num lado e abundância num outro; por que existe doença nuns e saúDE noutros; por que existe a dor e a alegria; por que razão seu filho Jesus "teve" DE morrer na cruz se era o filho DE DEUS; por que razão morrem tantos inocentes e os maus andam cá por cima; por que razão é que a razão é tão dúbia?..
...Por que razão é que o Universo (criação Divina) gira todo tão certinho onDE nada falha há biliões DE anos e neste planeta infinitesimal (mais pequeno que um grão DE areia no meio da imensidão infinita do Cosmos) as "coisas" não giram assim tão certinhas? Uns passam fome enquanto outros esbanjam; uns sofrem enquanto outros riem; uns morrem enquanto outros vivem; uns têm frio enquanto outros têm calor; uns choram enquanto outros riem...
...DEUS não poDE fazer mais daquilo que já faz!...
...a tarefa Divina é já muito granDE e DEUS não poDE tudo?...
...tudo terá DE ser assim por Sua vontaDE ou porque DEUS não poDE dar a felicidaDE a todos os seus filhos? Porque uns merecem e outros não merecem? Mas, por que razão é que aquele merece e o outro já não merece? Por que razão soltaram Barrabás e Jesus foi conDEnado? Por que razão é que aquele avião caiu tendo morrido toda a gente menos aquele menino DE 5 anos? Por que razão é que aquele aciDEnte DE automóvel se DEu naquele preciso momento e naquele preciso local? Bastaria que um DEles tivesse saído DE casa um minuto antes que já não se teriam cruzado daquela forma, naquele momento e naquele local?... Por que razão uma criança DE 15 anos vem cá para fora, mata 2 pessoas e DEpois se suicida?...
...DEUS...está DE mãos ATADAS!...
...DEUS não poDE fazer tudo ou então...
...tudo acontece porque DEUS quer!...
...e, se tudo acontece porque DEUS quer é porque tudo tem DE acontecer e se tudo tem DE acontecer é porque tudo está escrito no chamado "DEstino"...
...se tudo o que acontece é por vontaDE Divina, então não é preciso fazer nada, pois tudo nos virá ter ás mãos, o bom ou o mal.
Se tudo o que acontece é por acaso, então DEUS não existe ou não intervém, e tudo acontece aos trambolhões e á sorte...
...só que me parece que isto anda tão certinho que tem DE ter um "maquinista" a dirigir a composição do Universo, e esse maquinista é um ser vivo, pensante, poDEroso, omnisciente, omnipresente e tudo o que acontece faz parte da "gestão" que DEUS tem DE fazer do Universo que criou, ou seja, DEUS ou Alguém a quem eu chamo DE DEUS, está a mexer os "corDElinhos" das nossas vidas e nós não somos mais do que "marionetes" com inteligência e poDEr DE DEcisão mas que não conseguimos fugir ao "DEstino" que está traçado no Universo do qual fazemos parte e da mesma forma que as estrelas morrem para dar lugar a supernovas (esta é para ti Leo), nós também nos vamos para dar lugar a outros que possam vir fazer melhor ou pior do que nós.
...agora...ninguém se atreva a dizer que isto tudo que existe anda por aí sózinho, ao calhas, sem nada que o comanDE, sem nada que o dirija, sem nada que lhe mostre o "caminho"...
...DEUS, Buda, Jeová, Alá, Pai Divino, Universo, Infinito...o que quer que lhe queirais chamar...algo DE superior TEM DE haver.
...nós não somos os melhores...somos "filhos" do MAIOR !...



QUIM

Re: DEUS DE MÃOS ATADAS...
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de April de 2002 03:20

LOL!!!!!!

Muito bom, Quim!

Só espero que esse MAIOR não sejam ETs... ;o)

"Compreende para que possas crer. Crê para que possas compreender."
Santo Agostinho

João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.