Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 12:45

O homem aspirou sempre à imortalidade. Essa aspiração é tamanha e tão eivada de vaidade, que mesmo as religiões cristãs; muitas pregam a imortalidade da alma humana, já que o corpo, esse, é reconhecido por todos que se corrompe e perece nesta vida.
Mas na outra vida, aquela a que todos os seres humanos aspiram, a vida eterna, vêm afirmando que as almas dos que já morreram e se santificaram estão a viver com o seu Criador, ou então estarão já no inferno ou no purgatório (este último uma invenção humana sem qualquer fundamento bíblico, retirando benefícios temporais da ignorância dos seus seguidores). Foram inventados "estágios" para a alma do homem depois de morto: inferno, purgatório e paraíso, induzindo que ainda existe esperança para as almas que forem submetidas para purgatório. FALSA ESPERANÇA MENTIRA DIABÓLICA!
Tais conjecturas só têm um objectivo: enganar o povo e lucrar com tal simplicidade/ignorância!
Os mortos merecem de nós todo o respeito. Mais do que as flores e a vaidade da "melhor sepultura" está a conduta de cada um em relação aos vivos e à vida sobre a terra... Tanta "gente bem" condói-se com a morte de um ou outro... mas enquanto vivia fazia-se todo o género de diabruras para o tramar... hipócrisia!
miguel

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 30 de October de 2003 14:01

Meu caro Miguel:

Se os pregadores da vida para além da morte andam a enganar o povo, pergunto: para quê respeitar os mortos, se eles desapareceram? Alguém ganha com isso?

No meio de um texto algo desconexo, teces algumas considerações que não deviam passar em claro. Ou pelo menos, merecem um esclarecimento.

- «O homem aspirou sempre à imortalidade. Essa aspiração é tamanha e tão eivada de vaidade [...]». Pergunto: o que significa isto? Que a purificação da vaidade (=humildade?) será a recusa da imortalidade? Ou há uma aspiração à imortalidade motivada pela vaidade e outra livre desse pecado?

- «ou no purgatório (este último uma invenção humana sem qualquer fundamento bíblico[...])». Pergunto: que queres tu dizer com isto? Mas a qual Bíblia te referes? À Bíblia católica ou à versão truncada dos protestantes? Como esta questão já foi sobejamente discutida aqui noutros tópicos, sugiro-te que "navegues" pelos tópicos mais antigos deste fórum...

- «Foram inventados "estágios" para a alma do homem depois de morto: inferno, purgatório e paraíso, induzindo que ainda existe esperança para as almas que forem submetidas para purgatório». Pergunto: quantos estágios mencionas, afinal? É que na tua lógica eu não veria senão um...

- «FALSA ESPERANÇA MENTIRA DIABÓLICA!». Mas o que é diabólico: a vida eterna? O perdão de Deus, que a doutrina do purgatório mostra? A existência do inferno? A existência de tudo isso?

- «Tais conjecturas só têm um objectivo: enganar o povo e lucrar com tal simplicidade/ignorância!». Ok, se falamos em ignorância, eu sei por onde se deve começar, mas não digo. Que anda muita gente a enganar o povo, disso tenho a certeza. Só pergunto se para ti a Bíblia faz parte dessa estratégia de enganar o povo. Pergunto também quem escreveu e sancionou a Bíblia. Pergunto depois que ligação haverá entre o sancionar da Bíblia e da doutrina do inferno, do céu e do purgatório. Quando responderes a todas estas questões, ficará mais claro o que pretendes com as tuas aportações e contra quem vão as pedras que trazes na mão.

No entanto, concordo quase inteiramente com o que dizes no último parágrafo. Afinal, foi esa a denúncia que Jesus fez aos seus contemporâneos: eles faziam magníficos mausoléus aos profetas que os seus pais tinham assassinado! Pois, mas quando falamos de hipocrisia temos que ter muito cuidado: como lembrava alguém, quando, acusando, apontamos com o indicador alguém, temos três dedos apontados para nós...

Entretanto, aproveito para me "insurgir" contra uma confusão que se vê em todo o lado: confundir o dia de Todos-os-Santos (1 de Novembro) com o Dia da Comemoração dos Fiéis Defuntos (2 de Novembro, conhecido também como dia de finados). Se o dia de Finados é naturalmente um dia em que recordamos com dor os nossos mortos, o dia de Todos os Santos é uma grande Solenidade, em que festejamos todos aqueles que, mesmo desconhecidos de nós, vivem já a alegria do Encontro definitivo com Deus. O Dia 1 de Novembro deve, por isso, ser um dia de alegria.

Alef

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: Gonçalves (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 14:15

O alef não passa de um ignorante mortal!
Tem mania de "sábio" e não passa de uma besta quadrada; isto não é insulto: trata-se da realidade!
Não morras fica vivo...

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: taliban (IP registado)
Data: 31 de October de 2003 22:09

Uma couve???? Uma cenoura? quereis um rabanete?
que grande salada! Posso convidar o Saladino?

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:22

Taliban,

Convidar o Saladino para o dia de todos os santos é uma grande ideia. E ecuménica.
Se der para convidar trago o "mestre" Torquemada. Tudo bem?

Mas a salada é que me confunde. É por causa do Ramadão?
Sugiro umas castanhas e um tinto para acompanhar. Pode ser depois do pôr-do-sol.

12ª profecia - O Torquemada (olá mestre) vai passar a participar no fórum porque o menino Jesus lhe vai oferecer um portátil com tecnologia DC-PT (Do Céu Prá Terra)

João (JMA)

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:28

Alef,

Continuo sem perceber muito bem a lógica que explicaste de fazer duas comemorações: se acreditamos que quem morre "vive já a alegria do Encontro definitivo com Deus" (a menos que O rejeite) porque é que o dia de Finados é considerado um dia de dôr e sofrimento?

A mesma causa, a mesma consequência, duas festas seguidas com significados opostos?

João (JMA)

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de November de 2003 21:30

Gonçalves,

Toma um calmante. Depois podes responder ao Alef.

João (JMA)

Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: tony (IP registado)
Data: 01 de November de 2005 01:58

Andei a vasculhar o fórum e encontrei este tópico

Pareceu-me interessante. O Alef faz umas observações muito interessantes. Mas o melhor de tudo é ver como o fórum tem evoluído e verificar a elevação como os temas são hoje debatidos

Obrigada pela tua dedicação e paciência Alef

Um abraço fraterno



Re: Todos os Santos... (A VIDA E A MORTE)
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 14 de May de 2006 18:28

Eu pergunto antes.
Qual é a solução que Deus tem para a morte ?!
Não será a ressurreição !

A promessa da Ressurreição já é a VIDA (em esperança).

Se não houvesse ressurreição estariamos todos perdidos.
Como diz o nosso irmão Paulo: (1ª Corintios 15)

Citação:
12*Ora, se se prega que Cristo ressuscitou dos mortos, como é que alguns de entre vós dizem que não há ressurreição dos mortos? 13Se não há ressurreição dos mortos, também Cristo não ressuscitou. 14Mas se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã é também a vossa fé. 15E resulta até que acabamos por ser falsas testemunhas de Deus, porque daríamos testemunho contra Deus, afirmando que Ele ressuscitou a Cristo, quando não o teria ressuscitado, se é que, na verdade, os mortos não ressuscitam. 16Pois, se os mortos não ressuscitam, também Cristo não ressuscitou. 17E, se Cristo não ressuscitou, é vã a vossa fé e permaneceis ainda nos vossos pecados. 18Por conseguinte, aqueles que morreram em Cristo, perderam-se. 19E se nós temos esperança em Cristo apenas para esta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 20*Mas não! Cristo ressuscitou dos mortos, como primícias dos que morreram. 21Porque, assim como por um homem veio a morte, também por um homem vem a ressurreição dos mortos. 22E, como todos morrem em Adão, assim em Cristo todos voltarão a receber a vida. 23*Mas cada um na sua própria ordem: primeiro, Cristo; depois, aqueles que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24Depois, será o fim: quando Ele entregar o reino a Deus e Pai, depois de ter destruído todo o principado, toda a dominação e poder. 25Pois é necessário que Ele reine até que tenha colocado todos os inimigos debaixo dos seus pés. 26O último inimigo a ser destruído será a morte, 27pois Deus tudo submeteu debaixo dos pés dele. Mas quando diz: «Tudo foi submetido», é claro que se exclui aquele que lhe submeteu tudo. 28E quando todas as coisas lhe tiverem sido submetidas, então o próprio Filho se submeterá àquele que tudo lhe submeteu, a fim de que Deus seja tudo em todos.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.