Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 22:41

Gostava de partilhar convosco uma experiência referente na qual participei: uma Lectio Spiritualis.

Tratou-se de uma paraliturgia aqui anunciada aqui no paróquias, em louvor de S. Vicente.

Foi um momento impressionante de reunião de leitura da Palavra, leitura de um sermão de Sto Agostinho sobre S. Vicente, enquadradas dentro de um conjunto de obras de música sacra.

Pode-se dizer que se tratou de uma experiência espiritual. Ali pelo meio houve quem "tocasse no divino". Literalmente.

É uma fórmula que conduz ao silêncio interior e à meditação apesar de não haver silêncio à nossa volta.

Isto é Nova Evangelização: novas formas para um itinerário da mente para Deus.

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 22:59

Caro João (JMA)

Vou ficar à espera da data da próxima, que espero ser num sábado à tarde. Espero também que mais pessoas estejam presentes e aderiam a novas formas de caminho até Deus.

Luís

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2005 23:38

Caro Luís,

A próxima ainda não tem data. Em princípio já tem local: S. Vicente. E, também em princípio, será efectivamente num sábado à tarde, pelas 17 horas.

Pensamos na possibilidade de a realizar numa das duas primeiras semanas do advento.

Mas temos de verificar a disponibilidade do local, do Celebrante, do Mestre Capela, do Organista, do Coro, dos Leitores...

Para a semana já darei notícias.

A Igreja de S. Vicente é muito adequada a este tipo de realizações. A sua arquitectura, bonita e austera, provoca os sentidos ajudando ao "toque do divino".

E foi muito interessante o sermão do Cónego Marim. Espero que tenha disponibilidade para os próximos.

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:01

Não sei se existe diferença entre a Lectio Divina e a Lectio Spiritualis...Gostava que me dissessem alguma coisa!Obrigado pela atenção! PAz e bem :-)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:11

Sim, é a mesma leitura.
È no silêncio que se ouve Deus.
no site : lugar sagrado a proposta é parecida, mas sem a música.
Estou equivocada?

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 01:18

N sei se está equivocada...Mas eu conheço a lectio Divina!E é orar a palavra de Deus!Para isso ´há o silêncio e a partilha (se for feita por mais do que uma pessoa)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 09:42

Caros Chris e huguenote,

Não se trata da mesma coisa que a lectio divina.

O nome "lectio" pode gerar essa confusão.

Mas a lectio divina tem uma estrutura diferente, a começar pelas leituras que são todas da Bíblia. (No caso que referi foi lido o sermão de Sto Agostinho sobre S. Vicente e ainda dois textos -um ou dois parágrafos de cada texto- do Patriarca sobre S. Vicente)

Neste caso isso não acontece, como já referira na mensagem inicial.

Não é uma leitura orante da Palavra, ou melhor também o é, mas contém outros textos.

E a parte musical desempenha um papel central nesta lectio divina.

Todas as leituras, os ritos e o sermão, são sempre precedidos e seguidos de uma parte musical para convidar ao silêncio interior e à contemplação do belo.

Também não é igual ao lugar sagrado, de que muito gosto.

Mas vão perguntando, que irei respondendo. É melhor que por-me a tentar descrever tudo ao pormenor.

Nota: um huguenote a participar numa lectio divina? Cruz, credo!!!

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 10:00

Caro JMA

se puderes informa-nos aquando da próxima. Acho que gostaria de experimentar. Já participei em coisa semelhantes, quando participava no meu grupo de jovens, mas na altura chamavamos-lhe celebração da palavra, mas também incluia outros textos para além dos textos biblicos e também muita musica, reflexão e contemplação...

Agora já menos jovem (eheheh) tenho dificuldade em encontrar cerimonias deste genero fora dos grupos de jovens, e nem todos têm...

Um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 12:05

Obrigado pelo seu esclarecimento...Talvez o molde seja equivalente...Mas pelo que estou a deduzir!A lectio Spiritualis é realizado com partilhas de pessoas, sem serem da Bíblia...Correcto?!

Por não aceita um huguenote?Sei que o nome deriva de uma ordem protestante, (só o uso, porque gostei imenso do nome...como me chamo Hugo, é o meu nick!.-) ) Mas acho interessante partilhar com todos a forma como encontramos Deus!

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 13:45

JMA

qual música sagra ???
podes citar ???
-)
chris

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 18:49

Caro Miguel D,

Certamente que tenho o maior gosto em informar quando será a próxima.

Espero poder dar-vos uma data durante a próxima semana.

Estamos a combinar as datas e parece quase certo que será no Advento.

Aqui estás à vontade quanto à idade: somos quase como o Tintim, dos 7 aos 77. Bom, na realidade, acho que ainda alargamos mais o espaço... :o))

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 18:58

Caro huguenote,

Tem semelhanças com a lectio divina e muitas diferenças. Na lectio divina só tens textos da Bíblia, aqui tal não aconteceu.

E não tem os quatro passos da lectio divina.

Quanto a seres huguenote :o)): os huguenotes também são bem vindos a esta lectio spiritualis.

Aliás uma das virtualidades da lectio spiritualis é precisamente poder ser proposta a qualquer cristão, católico ou não.

Indo um pouco mais longe, igualmente a propomos a crentes de outras religiões.

Alargando ainda o espaço, também está aberta aos homens de boa vontade, que se dizem não crentes.

Por tudo isto, caro huguenote, és muito bem vindo...

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 19:08

Cara Chris,

(copiando do programa)
Foi cantada e tocada (órgão) a obra Stabat Mater, de Giovanni Baptista Pergolesi;

Foram tocadas em órgão obras de Manuel Rodrigues Coelho, Girolamo Frescobaldi, Johann Sebastian Bach e François Couperin.

E para os que estiverem a pensar: "Que seca de música", sugiro experimentarem no local próprio.

Se for no CD do automóvel, se calhar é mesmo uma grande seca... Não é aí o local para ouvir.

Se estiveres interessada poderei perguntar algo mais ao Mestre Capela.

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 11 de November de 2005 19:32

JMA

Pelo que eu saiba Bach era protestante ....Não confirmo, mas quando li sobre sua vida
tenho quase certeza , se alguém quiser confirmar...
Nada como o ecumenismo.
Chris


Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 00:51

Cara Chris,

Sim, de facto Bach era protestante. Penso que era luterano.

Retiras desse facto que a cerimónia por conter músicas de Bach passa a ecuménica?

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 00:58

Existe algum site a explicar a Lectio Spiritualis?!

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 14:23

Não existe, huguenote.

Estamos neste momento a criar esta nova forma de encontro com Deus. Não numa perspectiva de direitos de autor, mas de serviço ao evangelho e aos irmãos, é bom que se note.

Costumamos dizer que estamos nas nossas actividades como quem serve. Estarmos em "menoridade" para utilizar uma expressão grata a S. Francisco.

E não se pretende "cristalizar" esta forma de encontro, mas ir experimentando novas ideias.

Estamos a ser bastante cuidadosos nesta "criação": nada menos que três padres vão discutindo as fórmulas mais eficazes e interpelantes, quer sob a forma da escolha de textos, quer sobre a forma da escolha das músicas, quer ainda dos ritos mais apropriados.

Para além da participação da própria comunidade que vai acompanhando esta nova forma de oração e escuta. Comunidade aberta e para a qual te convido, bem como aos demais que leiam este tópico e se sintam interpelados.

João (JMA)



Editado 1 vezes. Última edição em 12/11/2005 14:27 por JMA.

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 14:26

Obrigado pela informação!Quando souber mais coisas...Gostaria se possivel que me informa-se!.-p

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 14:29

Podes ir perguntando que te irei respondendo.

Editei a minha mensagem anterior, para explicar que a nossa posição é de serviço, não de direitos de autor...

João (JMA)

Re: Lectio Spiritualis
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 12 de November de 2005 20:54

Não , estou abrincar com tua resposta que os não católicos tb são aceitos.
E o cruz credo de um protestante fazer a lectura .../
Sendo a música de um protestante ...é como se ele estivesse lá , pelo menos nos lembramos dele quando ouvimos sua música. Uma tipo de sacramentalização não religiosa...
chris

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.