Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Grupo de Jovens
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 12:51

Caro John,

Tiveste azar... realmente é a única coisa que te posso dizer é que tiveste azar... Azar de viver numa terra que só tem um grupo de jovens que mais parece um clube social... Deves estar a falar das Equipas de Jovens de Nossa Senhora.

É verdade que dentro dos grupos de jovens existem imensos casais mas a razão é simples, se as pessoas si identificam entre si é natural que surjam outros sentimentos e muitas vezes até dê em casamento. A permiscuidade não é latente porque se assim fosse tão a sociedade padeceria desse mal... o que não deixa de ser verdade. Diz-me a minha experiência que nos grupos de jovens a bíblia, as escrituras, a missa e coisas deste estilo, são muito obscuras e empoeiradas mas na realidade acho que podes comparar o trabalho dos animadores de grupos jovens a semeadores. Estes vão lançando sementes em que cabe aos jovens dar seguimento ou não ao que é dito. Depois também depende muito da forma e entusiasmo com que é dito e acima de tudo se é vivido o que se diz. Quando fiz um curso de formação para dirigentes dos escuteiros, havia um padre que estava sempre a dizer: "Mais do que dar palestras aos miúdos, vivam voces o escutismo e o evangelho nas vossas vidas e depois eles vão atrás". E outra coisa, não é por nada que se diz "briga de cachopos"... birrinhas todos fazemos.

Se calhar, tu poderias ter sido uma ajuda ao grupo visto teres uma postura mais correcta... isso é uma atitude cristã, ajudar aqueles que mais precisam e dá-me a atender que esse grupo precisava da tua ajuda.

Em comunhão

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 15:20

John

Por vezes são as pessoas cá de fora que imaginam que os jovens todos tomam charros e não é verdade! Já senhoras que me dizem, hoje os jovens todos tomam drogas, já ninguém é virgem etc. É tudo mentira...há muitos jovens que não tomam drogas, há muita rapariga virgem. E o que os jovens fazem por fora, não me interessa, o que me interessa é ajuda-los a seguir a Cristo.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: mrBlue (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 17:33

bem, eu vou dar uma achega:

realment o que eu conheço dos grupos de jovens é que estes estão cheios de todo o tipo de pessoas, mas especialmente de pessoas sem nada mais interessante para fazer (aos olhes de miudos de 16 anos) o pior são os que crescem nos grupos de jovens e ainda lá andam "a cheirar" aos 25 ou 30 anos. Realmente há uma tendencia para a premiscuidade uma vez que são também pessoas que estão meio isoladas e com uma pseudo lavagem cerebral, o que sim realmente faz com que muitos deles sejam um verdadeiro ninho de viboras, aliás e isto até me dá vontade de rir eu sei de uma pura donzela catequista que até "tirou os três" a um puto de 14 anos porque o namorado n estava aos fins de semana.
Mas posso GARANTIR que ela sabe as escrituras de trás para frente e reza uma oração por dia. Pronto acho que já estraguei o nivel da conversa, mas sinceramente acho que voces precisavam de ouvir isto, mas não assim, era deixar-vos invisíveis e mandar-vos no autocarro para um retiro!


Re: Grupo de Jovens
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 17:54

Infelizmente há alguns grupos de jovens assim...mas não concordo em nada com a parte

"especialmente de pessoas sem nada mais interessante para fazer (aos olhes de miudos de 16 anos) o pior são os que crescem nos grupos de jovens e ainda lá andam "a cheirar" aos 25 ou 30 anos. Realmente há uma tendencia para a premiscuidade uma vez que são também pessoas que estão meio isoladas e com uma pseudo lavagem cerebral, o que sim realmente faz com que muitos deles sejam um verdadeiro ninho de viboras, "

Porque um grupo é um caminho, na liberdade, no amor, na entrega!O que diz atrás é um atentado a um grupo de jovens! Depois também há muito preconceito em relação a um grupo de jovens...porque são jovens...

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 18:01

Razão tenho eu... ;))

Grupo de Jovens
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 18:57

Caros amigos,

Aqui está um exemplo da visão que a Igreja tem de alguém que não foi bem acolhido ou teve uma má experiência e que muitas vezes nós próprios fazemos passar através de críticas exarcebadas e sem sentido de oportunidade. A Igreja tem coisas más mas é raro ouvirmos falar e valorizar as coisas boas que vão acontecendo.

Este rapaz revela exactamente aquilo que nós cristãos, deixamos que acontecesse, o extra polar das coisas más e nem uma referência a uma coisa positiva.

Reparemos neste discurso...

Citação:
Realmente o que eu conheço dos grupos de jovens é que estes estão cheios de todo o tipo de pessoas, mas especialmente de pessoas sem nada mais interessante para fazer (aos olhes de miudos de 16 anos) o pior são os que crescem nos grupos de jovens e ainda lá andam "a cheirar" aos 25 ou 30 anos. Realmente há uma tendencia para a premiscuidade uma vez que são também pessoas que estão meio isoladas e com uma pseudo lavagem cerebral, o que sim realmente faz com que muitos deles sejam um verdadeiro ninho de viboras
,
Não deixa de ter a sua verdade mas isto não é o espelho da Igreja mas da sociedade... afinal hoje em dias temos créditos jovens até aos 35 anos, o culto da juventude eterna, as juventudes partidárias com militantes com mais anos de militância na juventude partidária do que eu de vida, lavagens cerebrais constantes de que tudo está mal completamente isoladas e entregues aos vampiros. Cabe à Igreja e a nós combatermos por fazer deste mundo um pouco melhor. BP, o fundador dos escuteiros, dizia que gostava de deixar o mundo um pouco melhor do que o encontrou.

Isto para não falarmos na questão a pressão constante a que os miúdos estão sujeitos... sevão à Igreja são tótos e acabrunhados, se são virgens são excluídos socialmente...

Não Mr Blue, ou John ou como te queiras chamar... não enfio a carapuça e não me reconheço nessa imagem mesquinha e pequenina que tu fizeste na tua cabeça...

Se um dias perderes os preconceitos e tiveres um pouco de coragem atreve-te a conhecer um pouco melhor antes de falares sem conhecimento de causa.

Ser cristão não é ser carneirada nem ir atrás das modas... exige esforço e determinação principalmente nos dias que correm.

Se quiseres dou-te informações de muitos grupos de jovens com quem podes aprender e crescer alguma coisa.

Em comunhão





Editado 1 vezes. Última edição em 15/11/2005 19:00 por Tilleul.

Grupo de Jovens
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 19:26

Quero corrigir a primeira frase onde se lê

(...) a imagem que a Igreja tem de alguém que(...) deve-se ler obviamente (...) a imagem que alguém tem da Igreja, (...)

Peço desculpa mas escrever no trabalho é o que dá.... hehehe

Em comunhão

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 23:20

Eu não acredito em coincidencias, mas cada vez mais acho que as coincidencias são como as bruxas: que las há, las há!...

Acho curioso que o dia em que o John partilha connosco a sua má experiencia, ser o dia em que o nosso caro amigo MrBlue também nos dá a sua achega... curiosidades da vida...

Bem, quanto ao tema abordado pelo John devo dizer que todos temos más experiencias, mas penso que devias ter tentado resolve-las dentro do teu grupo, em comunhão e partilha, dois dos principais objectivos de um grupo de jovens. O acto radical de abandonar o grupo empobrece ambas as partes... Mas foi a tua decisão e eu respeito-a.

Já agora gostaria de completar a frase do Tilleul (espero que não te importes amigo...): «Não deixa de ter a sua verdade mas isto não é o espelho da Igreja mas da sociedade...», mas a Igreja não deixa de ser um espelho da sociedade onde está inserida, pois sendo um todo a Igreja é multipla...

Um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 15 de November de 2005 23:47

Caro Miguel D,

Pois eu tenho a certeza que não são coincidências, é a vantagem de ser moderador.

Caro Jonh/mrBlue,

Não sei a que grupo de jovens e a que terra te referes. Não sei sequer se quando referes "grupo de jovens" te estás a referir grupos de jovens católicos. Por aquilo que escreves, deduzo que não. Para além disso, este não é o local para insinuações ou calúnias e o respeito para com os outros devem ser mantido.

Luís Gonzaga
Equipa Paroquias.org

Grupo de Jovens
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 08:48

CP,

O que querias dizer com:

Citação:
Razão tenho eu... ;))

Em comunhão

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 13:42

Quando disse, há meses atrás que os pais devem acompanhar os filhos e

supervisionar as suas actividades religiosas (catequese, confissões, aulas de EMR

grupos de jovens, etc, etc, etc...)

Os pais não se devem demitir destas dinãmicas.
( Não é só andarem obcecados com as aulas ou os conteúdos de Educação SExual...)

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 13:56

eu fiz parte de 2 grupos de jovens.

Um era acompanhado por um padre, o convivio era saudavel, fizemos coisas muito boas. Haviam namoros mas isso não implicava promiscuidade nem permissividade.

O outro começou mal, não tinha um adulto a acompanhar, ao de fim 3 meses degenerou numa caricata luta pelo poder, com facções a combater-se. Também existiam namoros mas não me apercebi de prosmiscuidade nem permissividade. Mas muita má lingua, muito boato infundado, insultos.
Alguns afastaram-se, principalmente os melhores elementos mas também sobraram outros bons elementos. Os conflitos, a má lingua e os boatos continuaram (no fundo tudo tinha origem apenas em 2 ou 3 pessoas que continuavam sempre), mais afastamentos.
Até que finalmente uma catequista adulta passou a acompanhar todas as reuniões do grupo. A sua autoridade natural rapidamente pôs fim aos conflitos, aos boatos, à má lingua.

O mesmo problema se passou, em muito menor medida, com o conselho pastoral paroquial. O paroco tinha já quase 80 anos, não se queria afastar para não se sentir inutil mas para ele essas coisas de conselhos pastorais eram modernices de gente agressiva. E eram realmente agressivos. Algumas pessoas no conselho pretendia mandar na paroquia e no paroco.
Devido à falta de autoridade na paroquia existia uma conflitualidade latente pouco cristã.
Entretanto mudou o paroco por morte do anterior e estes problemas desapareceram

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 13:58

Obrigado por esclareceres.

Concordo com o Luís que realmente o que o John/MrBlue disse não deve ser um grupo de jovens.

Concordo contigo que os pais devem acompanhar os filhos nas actividades religiosas mas não só, também nas escolares, desportivas, sociais e todas as outras dimensões que os filhos possam estar envolvidos... a isto se chama vivência familiar cristã.

O Catecismo da Igreja Católica esclarece:

Citação:
O quarto mandamento:
Honrarás a teu pai e a tua mãe


Deus quer que os filhos amem a seus pais e os honrem sendo obedientes, respeitosos, carinhosos com eles e, além disso, que lhes ajudem no que necessitem. Temos este dever para com todo aquele que tem uma autoridade sobre nós, como professores, diretores, autoridades civis ou militares, etc.

Do mesmo modo, este mandamentos manda aos pais a amar e velar pelo bem de seus filhos, proporcionando-lhes uma boa educação e atendendo-os o melhor possível em suas necessidades. O mesmo corresponde a toda autoridade com respeito a seus subordinados, naquilo que lhes compete.

Ao falar destes deveres, trata-se de atender ao corpo e a alma, no material e espiritual da pessoa.

O grande exemplo nos deu Jesus de Nazaré, que sendo Deus, obedecia e estava sujeito a sua Mãe, a Virgem, e a São José.

Os sublinhados são meus.
Em comunhão

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 14:04

Ya.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 15:22

Camilo

O Conselho Pastoral de uma igreja, serve para aconselhar o padre. O padre nem sempre está certo. Portanto o Conselho Pastoral precisa de elementos bons, sinceros e honestos.Não precisamos de concordar sempre com o padre se ele estiver errado, assim a igreja não caminha bem... Mas problemas existem em qualquer empresa, no nosso trabalho por vezes não há problemas? Se há!...
O padre não é um ser perfeito, todos nós sabemos. Onde houver grupos há sempre problemas é preciso é resolve-los!Existe muito a inveja até na própria igreja, por isso muitos se retiram.
O melhor é sempre ir à missa viver a nossa fé e vir para casa, mas alguém tem de ajudar na igreja!...

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 15:39

no caso as pessoas não queriam um conselho para aconselhar mas sim para mandar.
Como o padre deixava quase todas as decisões para os leigos existiam lutas entre eles.
Os conflitos não eram tanto com o padre, que dizia amén a quase tudo, mas sim entre os leigos.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 15:59

Mas o padre tem força na igreja para dizer ao leigo, tu ficas fora e outro entra!
Camilo, essas coisas acontecem nas igrejas. Eu sei e muito bem...mas crescemos com tudo isso, é sempre bom aprendermos:)
Quem nunca se envolveu nas igrejas, deve envolver-se, aprendemos muito.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 17:55

Sobre as últimas mensagens...Sempre me questionei...Qual a vantagem de estar exposto numa comunidade?!Com algumas pessoas a morder o lugar que ocupamos?!Nunca compreendi!Sempre "enfrentei" situações não muito bonitas, mas que me fizeram crescer! Tudo o que faço na minha comunidade é por causa de Cristo!Por mais ninguém!A mensagem é p chegar a todos!Sou animador do grupo de jovens e já senti muitas vezes!Critica e a tentarem afastar-me do grupo, porque não fazemos o que o pessoal quer!Aliás ás vezes há grupos que correm o risco de serem "explorados" na comunidade e não fazerem caminho, para ser mais concreto!Muitas vezes os grupos de jovens são abalroados com trabalhos...O que se torna uma obrigação e não uma iniciativa

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 19:58

huguenote

Isso é só inveja, gente que não é capaz de fazer o que tu fazes e querem ocupar o teu lugar, mas não desistas, contínua.

Re: Grupo de Jovens
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 16 de November de 2005 20:19

Madre Teresa



"O fruto do silêncio é a oração, o fruto da oração é a fé; o fruto da fé é o amor; o fruto do amor é o serviço; o fruto do serviço é a paz." "Não há tristeza maior do que a falta de amor". "Existe riqueza de sobra para todos. É preciso reparti-la bem, sem egoísmo.".







"se houvesse pobres na lua, iríamos até lá.

O que conta não é o que fazemos, mas o

amor que colocamos no que fazemos!".



"Não basta que digamos: Eu amo a Deus mas não amo a meu próximo . São João disse que somos mentirosos se afirmamos que amamos a Deus e não amamos a nosso próximo. É muito importante nos darmos conta do que é amor para que seja autentico, tê-lo e dá-lo."
Madre Teresa - Discurso ao receber o Prémio Nobel da Paz 1979.



Madre Teresa de Calcutá





Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.