Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Caridade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de November de 2005 16:01

Caridade!

Ao que considera caridade?

Hoje tenho à porta 3 sacos de coisas usadas para dar a uma casa de beneficência. Será que dar o que nós não precisamos, será caridade?

Que tipo de caridade você faz?

Re: Caridade
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 11:05

Há pessoas "especializadas" em dar utilidade às coisas usadas. Dispôr para os outros das coisas usadas é uma questão de racionalidade e simpatia. Dar contributos financeiros para a Unicef ou outras organizações, será um pouco mais de caridade. Mas a caridade cristã será mais que dar coisas (1 Cor, 13).

Re: Caridade
Escrito por: (IP registado)
Data: 03 de November de 2005 15:29

Acho que a caridade passa mais pela forma como tratamos as outras pessoas que com "dar". Há muitas formas de caridade, mas todas elas passam por dar aos outros o que eles precisam: seja material, ou na maior parte das vezes, não.

Re: Caridade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 11:26

Há que se definir Caridade e definir Partilha , um fruto da Caridade.

Re: Caridade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 12:24



Se eu der uma sandes a um pobre que tenha fome, presumo que seja caridade. Agora se eu der algo por vaidade a uma amiga, acho que não é caridade. E se der o que me faz falta, ainda mais caridade será? Sim ou não?
Qual a caridade que podemos fazer no dia a dia? Escrever para este fórum? :)

Re: Caridade
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 12:49

Desculpa, Ana, a forma como eu escrevi a mensagem anterior parecia que estava a desvalorizar o que fizeste - mas apenas me exprimi mal! O que eu queria dizer era que muitas vezes se restringe a palavra caridade a dar algo material aos outros. Isso é importante, claro. Mas nalgumas circunstâncias dar o nosso tempo, o nosso perdão, o nosso sorriso, a nossa palavra, um conselho, tudo isso pode ser caridade. Tu referiste a companhia que fazes a pessoas que sofrem de solidão. Isso é caridade.
Escrever para este fórum pode envolver e deve envolver caridade na forma como recebemos as mensagens dos outros.
Quanto a dar coisas usadas, aí por vezes a maior caridade encontra-se no esforço envolvido em juntar e limpar essas coisas, algo que não faríamos se não fosse para o bem de quem queremos ajudar.
Eu diria que caridade é tudo o que fazemos por amor ao próximo, para o bem dele.

Re: Caridade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 15:12

Caridade é Agápe .É a virtude que ilumina as demais.
A caridade transforma todos os atos em atos de amor a Deus.
É um amor efetivo que tem sede na vontade, e não nos sentimentos do homem.
É o amor profundo e cosnciente .
No Batismo, o cristão recebe a faculdade de amar com amor Agápe, que é a participação do amor de Deus derramado no coração do homem ( Rm 5,5).Amamos o outro por causa de Deus, assim os critérios de simpatia e afinidade natural não pesam , pois o Pai do céu dá a chuva e o sol a bons e maus( Mt 5,45)...

A prática intensiva do bem faz que o amor se fortaleça e consolide mais e mais no íntimo de cada cristão. Fazem aumentar a energia da vontade e a inclinação para o Bem.
O cristão não deve ser morno, isto é produzir atos tíbios, mas ao contrário, deve realizar atos férvidos, que mobilizem todo o amor existente nele, mobilizar todos os talentos que lhe foram confiados...

A partilha é uma questão de justiça iluminada pela compreensão das necessidades íntimas do outro, que só o amor sincero percebe.

pode ser útil citar :
Obras de misericórdia corporais:
1) visitar os enfermos
2) dar de comer a quem tem fome
3) dar de beber a quem tem sede
4) dar pousada ao viajante
5)vestir os nus
6) redimir os cativos
7) enterrar os mortos

Obras de misericórdia espirituais:
1)ensinar a quem não sabe
2) dar bom conselho a quem precisa
3) corrigir fraternalmente a quem erra
4) perdoar as injúrias
5) consolar os tristes
6) tolerar com paciência os defeitos do próximo
7) rogar a Deus pelos vivos e defuntos.


Re: Caridade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 16:45



Nada disso, eu gosto de ti e qualquer coisinha tudo fica desculpado:))) lol


Caro Chris

Dar pousada ao viajante, isso torna-se perigoso quando não se conhecem as pessoas.
Quantas vezes apetece dar boleia a alguém, mas não sabemos quem é esse alguém, que nos pode trazer problemas. Pelo menos aqui dizem que não se deve dar boleia a ninguém que não conhecemos e vamos dar pousada?

Viram Isto?

Prevenir a violência


Jorge Sampaio defende integração de minorias


O Presidente da República defendeu hoje a necessidade de assegurar a "capacidade de integração" e de expressão das minorias nas sociedades contemporâneas, face a fenómenos de violência como os que desde há 1 1 dias se registam em Paris.

Porque nós não queremos ver as imagens tão terríveis de Paris e de algumas cidades da França, temos que defender aquilo que é a capacidade de integração, de conviver com o outro, de termos as minorias que se possam exprimir da for ma que queiram. Isso faz parte do nosso país, da nossa cultura", disse Jorge Sampaio, no final de uma visita ao Museu Judaico de Belmonte.

No final do percurso, ao longo do qual está retratada a perseguição de que os judeus foram alvo durante três séculos em Portugal no tempo da inquisição , Jorge Sampaio sublinhou os "elementos muito importantes da cultura, da tolerância e da solidariedade".

Mais de 1.400 viaturas foram incendiadas hoje de madrugada na décima primeira noite consecutiva de tumultos, iniciados nos arredores de Paris a 27 de Outubro e que, entretanto, se estenderam a zonas urbanas do país.

Os distúrbios iniciaram-se depois da morte de dois adolescentes filhos de pais imigrantes em Seine-Saint-Dennis, nos arredores norte da capital francesa.

Com Lusa













imprimir







Re: Caridade
Escrito por: huguenote (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 17:38

Será q existe caridade?

Ou solidariedade???

Re: Caridade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 20:46

E o que é a solidariedade...? Não é mais uma das expressões da caridade...? ou só é caridade se eu antes de fazer algo me benzer e dizer que o estou a fazer por Deus...? Eu acho que Deus prefere que nós façamos mais pelo próximo do que por Ele... no fim de contas ele é Deus, e não precisa tanto da nossa caridade, mais o contrário...

Na minha opinião, a caridade não devia ser feita a pensar em Deus, mas antes a pensar no próximo... e por vezes até naqueles que não tão assim tão próximos...

Zé não concordo contigo em completo.... quando dizes, «Mas nalgumas circunstâncias dar o nosso tempo, o nosso perdão, o nosso sorriso, a nossa palavra, um conselho, tudo isso pode ser caridade.», acho que devias dizer: em todas as circunstancias isto é sempre caridade! ;o)

e gostava de acrescentar mais uma coisinha... Caridade não é só saber dar, mas também saber receber!

Um abraço fraterno

Miguel Dias

Re: Caridade
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 20:51

Caridade não é só saber dar, mas também saber receber!

Para mim, esta é a frase do dia!

Re: Caridade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 20:58

Miguel D

Caridade em saber receber? Receber quem? Como?

Eu já tenho recebido coisas de pessoas, que digo que não preciso de nada, não quero nada. Ainda na passada quinta-feira recebi 2 camisolas caras que eu própria fiquei aflita e disse que não queria nada. Pois a pessoa precisa mais do que eu...!!!

Re: Caridade
Escrito por: (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 21:08

Às vezes o melhor bem que se pode fazer a uma pessoa é receber o que ela tem a dar, seja material ou não. Há uma alegria enorme em dar, faz uma pessoa sentir-se útil. Um exemplo: se um quase-analfabeto fizer um poema para ti, Ana, e to der todo feliz, vais recusar? Claro que não, vais agradecer e suponho que até alegrar-te, apesar do poema não valer nada do ponto de vista literário. Isto também é caridade, estás a dar uma alegria ao "poeta". Pronto, o exemplo não é grande coisa, não estou inspirado. Pode ser que o Miguel dê uma ajudinha. Afinal de contas, a frase é dele. Eu apenas votei nela para frase do dia!


Re: Caridade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 07 de November de 2005 21:27

Ana

saber dar, se isolado de saber receber, não é caridade, mas sim um acto isolado altruista. Claro que ser altruista "não faz mal", mas na minha opinião "não cai bem"...

Caridade não é só dar... Para dar-mos temos de ter alguem que receba. É como o Amor. Só sabe amar quem ama e se deixa amar...

Eu percebo o que tu queres dizer. Se aquela pessoa precisa mais do que tu, tu não te sentes bem em aceitar um presente que terá sido caro. Mas repara... Porque razão é que essa pessoa que tu dizes ser necessitada, sentiu a necessidade de te dar uma prenda que é cara...? Já te fizeste esta pergunta...? O que moveu essa pessoa...?

Será que ela pensou que tu precisavas mais do que ela, embora possas não aparentar...? Ou terá sido porque ao ter esse gesto estaria a dar-te algo que não te faz falta, mas que até lhe poderá fazer a ela...? Se foi a segunda opção, porque achas tu que ela o terá feito...? por certo que essa pessoa sabe que tu sabes que aquela prenda está acima das suas posses... e no entanto, ela não hesitou e ofereceu-te....

Uma das principais regras da caridade, se assim podemos dizer, não é dar o que nós não precisamos ou podemos dar... É dar-mos o que nos faz falta ou é dificil dar... Por exemplo, quando estou de mau humor porque o dia não me está a correr bem, oferto sempre um sorriso aos outros que se cruzam comigo... e só Deus sabe o quanto isso às vezes me custa... Mas os outros não têm culpa dos meus problemas e merecem sempre, em qualquer circunstância, o meu sorriso, a minha atenção, o meu esforço por não os culpabilizar do meu problema...

Como o Ze disse, a caridade também é: «dar o nosso tempo, o nosso perdão, o nosso sorriso, a nossa palavra, um conselho». Dar o que temos é fácil e devia ser uma obrigação, pois dar o que temos, em linguagem cristã, chama-se partilha. Dar o que não temos ou que nos faz falta é caridade...

Assim sendo, saber dar é tão importante como saber receber... Pois se o outro nos dá alguma coisa poderá estar a ser caridoso connosco... Essa pessoa decidiu que devia partilhar algo contigo... Decidiu dar-te uma prenda... TU sabes que a essa pessoa lhe custou dar-te a prenda... A pergunta que tu devias fazer a ti própria é indagar o que levou essa pessoa a fazer isso para ti... Será uma forma de agradecimento...? de partilha...? de caridade...? Depois de responderes a isso deves sempre lembrar-te que saber dar é tão importante como saber receber....

Não devemos rejeitar a caridade ou a partilha que os outros fazem para connosco... no minimo podemos estar a desconsiderar os seus sentimentos... E quem somos nós para dizer que somos caridosos, mas não precisamos da caridade ou da partilha dos outros...??

Um abraço fraterno

Miguel Dias



Editado 1 vezes. Última edição em 07/11/2005 21:30 por Miguel D.

Re: Caridade
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 10:31

Dar a quem precisa é usar de misericórdia.
E Jesus disse:
Bem-aventurados os misericordiosos.

*=?.0

Re: Caridade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 19:50

A questão da HOSPITALIDADE , é um longo assunto. Existe até livro sobre hospitalidade.( Leonardo Boff - editora vozes)
O que vem acontecendo na França , não seria uma falta de hospitalidade, a não inclusão do OUTRO....
Seria perigoso colocar para dentro qualquer pessoa que bate á nossa porta, mas
não colocamos muitos obstáculos em receber as pessoas em vários níveis???

Re: Caridade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 19:54


Ana
A questão da HOSPITALIDADE , é um longo assunto. Existe até livro sobre hospitalidade.( Leonardo Boff - editora vozes)
O que vem acontecendo na França , não seria uma falta de hospitalidade, a não inclusão do OUTRO....
Seria perigoso colocar para dentro qualquer pessoa que bate á nossa porta, mas
não colocamos muitos obstáculos em receber as pessoas em vários níveis???

Re: Caridade
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 20:01


Caro Chris

Claro, há que temer gente de todos os níveis. Os pobres muita vez temos medo deles e não tememos O Lula da Silva nem a Fátima Felgueiras...lol..os maiores criminosos do tempo actual.
Tens razão no que dizes. Se um pobre roubar um Dólar, um Real ou um Euro vai preso e não lhe damos confiança, outros roubam fortunas e ainda votam para serem os presidentes de Câmaras. Será isto caridade?

Re: Caridade
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de November de 2005 20:25

Estou estupefada com esses protestos na França...Sendo 80% da população mundial
explorada pelos 20% , imagina se esta onda se espalha...
Não é coisa de profeta apocalípicto, é mais real e próximo que notamos.
É como no Grito da Terra...
Li semana passada do Leonardo Boff - VIRTUDES PARA UM OUTRO MUNDO POSSÍVEL
o primeiro livro é sobre a Hospitalidade.
Uma crítica a democracia liberal, com suas corporações transnacionais que criam um império neocolonial articulado em nível global. Democracia essa que mata o fundamento ético da verdadeira democracia...o bem comum.
"A democracia está sendo desvirtuada servindo de cobertura ideológica para processos de dominação imperial negadores da democracia."
"A injustiça social possui raízes na própria história dos países periféricos pelo fato de um dia terem sido colônias e por séculos terem tido o escravagismo.Fatos que estabeleceram relações de dependência dos países centrais que perduram até hoje.
As sociedades se organizaram de tal forma que as elites ocupam o poder social e de Estado e mantêm a população refém de seus interesses e privilégios...
Uma justiça só seria digna deste nome se redistribuir a riqueza e os avanços tecnológicos entre todos os povos..."
Uma linda UTOPIA , o Reino JUSTO de Deus que tanto queremos aqui e agora....


Re: Caridade
Escrito por: Miguel D (IP registado)
Data: 09 de November de 2005 14:55

«Uma justiça só seria digna deste nome se redistribuir a riqueza e os avanços tecnológicos entre todos os povos» (citação)

Muito se fala de exploração, de minorias, de teorias de colonização e neocolonização...

É certo que as antigas potencias coloniais tem culpas no cartório... São culpados de muitas coisas, mas não são culpadas de tudo!

Este ano passam 30 anos sobre o fim do império colonial portugues. Não sou um saudosista, nem um apologista da supremacia europeia face aos outros continentes. Muito se fala da dívida do terceiro mundo. Não sei se sabem, mas Portugal cancelou a divida de Moçambique esta semana.

Portugal tem culpa directa nas guerras civis que esses paises sofreram no pós independencia. Contudo, Portugal não tem culpa que os politicos destes paises sejam corruptos e desonestos chefes de Estado. Portugal enquanto potencia colonizadora poderia ter criado mais infrastuturas sociais nas suas antigas colonias, mas não tem culpa que esses paises não as tenham criado... Em 30 anos muito coisa mudou, mas como diz um amigo meu moçambicano "a única coisa que mudou foi a cor do patrão"...

O grande problema com o terceiro mundo é que não se ensina as pessoas a pescar, mas a usar peixe já pescado. Todos os paises que perteceram colonialmente a Portugal, com excepção das ilhas, são paises ricos, mas são paises onde a corrupção e a passividade social é enorme. Alguns anos atras participei num movimento que conseguiu encher dois contentores de alimentos que seriam enviados para uma missão salesiana em Angola. Esses contentores nunca chegaram a sair da alfandega para a missão. Foram vendidos na própria alfandega pelo Estado angolano... Como esta existem milhares de situações identicas...

Como resolver os problemas do terceiro mundo...? Não tenho resposta, mas sei que não é só através de ajudas internacionais! Eles têm de querer mudar! Nós temos obrigação em os ajudar a construir, mas depois temos de os deixar trabalhar por eles próprios! O mundo ocidental não é demoniaco! O mal está na corrupção e no governo desses paises! O problema tmabém está na falta de democracia! Não devemos ter pena deles, mas dar-lhes os planos e os projectos e deixa-los construir e trabalhar...

Um abraço

Miguel Dias

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.