Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Críticas sobre as «Regras de Funcionamento do Fórum»
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 28 de May de 2005 01:02

(Primeira parte)

* * *

Prezados Cibernautas

A respeito do tema em epígrafe, tomo a liberdade de, por bem, fazer os seguintes reparos (críticas construtivas), devidamente fundamentados, agora a nível geral – para os quais agradeço que me corrijam se estiver equivocado, ou se for menos correcto / exagerado:

1. / a. Ser ponto de encontro das comunidades de língua portuguesa na Internet, para troca de opiniões, discussão de ideias e partilha de experiências sobre a fé cristã.

1 – Em cerca de trinta por cento das vezes, os temas/diálogos/monólogos do fórum têm muito pouco a ver com a "Fé cristã", e em cerca de dez por cento das vezes nada têm a ver com o Cristianismo, nem de longe nem correlativamente.

a) Constate-se, a propósito e por exemplo, temas actuais materialistas, racionalistas e hedonistas (nada espirituais ou religiosos), debatidos no fórum, tais como a comercial/publicitária "Feira do Livro", o filme (tipo new age) "Stars War", ou (enfim) o corrupto futebol ("Futebol... Euro 2004"), etc...

1. / b. Ser um espaço aberto à participação livre e responsável de todos, guiados pelas regras básicas da tolerância e respeito mútuo; o fórum pretende ser um espaço de discussão de ideias e não de pessoas.

1 – A participação de "todos" não tem sido bastante "livre e responsável", e o espaço, em geral, tem sido, infelizmente, quase tanto uma discussão de pessoas quanto de ideias, inclusivamente a nível dos próprios moderadores, ainda que inconscientemente ou sem intenção propositada, negativa, dolosa.

a) Não é por acaso que fazem, geralmente, mais finca-pé nas pessoas do que nas ideias (não obstante oportunistamente apregoarem/dissimularem o contrário); isto é, fazendo depender as ideias/opiniões (relativa/aparentemente negativas) mais de quem as profere do que das suas particulares circunstâncias (eventualmente incómodos e agressivas, mas quase sempre relativamente genuínas e respeitáveis), com críticas/censuras por vezes exageradas, injustas e desproporcionadas, nada isentas em relação à maior ou menor simpatia pessoal, e ainda menos em relação à opinião sincera e livre individual.

1. / c. Proporcionar aos participantes e leitores, mediante o debate leal dos mais variados temas, o aprofundamento da sua fé, o fortalecimento das razões da sua esperança (cfr. 1 Pe 3,15) e a redescoberta da própria vocação na Igreja, em consonância com o desafio da Nova Evangelização.

1 – Quanto a mim, os debates/discussões, em geral, lamentavelmente têm tido muito pouco a ver com os "desafios da Nova Evangelização"; isto é, têm tido bastante mais a ver com caprichos e vaidades meramente pessoais – relativamente encapotados por crenças e moralismos mais ou menos egoístas, enviesados e deturpados –, do que com a Catequização evangélica, pura, generosa e radical, tão solicitada pelo Papa João Paulo II, em conformidade com as Sagradas Escrituras e com a Doutrina oficial da Igreja; ao ponto de, por vezes, mais parecer um diálogo de surdos (de religiões com doutrinas/ideologias diametralmente opostas, ou de fanáticos ateus/protestantes/muçulmanos...), do que de Católicos conscientes, maduros e responsáveis, exemplarmente praticantes e em fiel/perfeita comunhão com a Igreja Católica, Apostólica e Romana...

(Continua)

* * *

Deus super omnia!

Atenciosa e respeitosamente,

J. Avlis

Re: Críticas sobre as «Regras de Funcionamento do Fórum»
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 28 de May de 2005 01:21

Caro José Avlis,

Os pontos que aqui referiste são os Objectivos do Fórum. O ponto 2 é que refere as regras que todos os utilizadores devem respeitar.

De qualquer forma, incentivo-te a continuares a tua reflexão. Convido-te a juntares à tua crítica, algumas sugestões...

Luis Gonzaga

Re: Críticas sobre as «Regras de Funcionamento do Fórum»
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 29 de May de 2005 22:11

Caroa Avlis:
A discussão do tema, tema "o filme (tipo new age) "Stars War", que tanto criticas, foi introduzida por um indivíduo que se afirma Padre...



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.