Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
casamento
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 26 de October de 2002 20:06

O que é o casamento?

Re: casamento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 28 de October de 2002 11:31

Compromisso.

Re: casamento
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 28 de October de 2002 20:36


Só? :o( Eu tenho compromissos, mas nenhum deles é o amor da minha vida, a mãe dos meus filhos, a dona do meu coração, para sempre...

João

Re: casamento
Escrito por: Tozé Monteiro (IP registado)
Data: 28 de October de 2002 23:40

Então andas a enganar as miudas seu malandrão! ;)

Re: casamento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 29 de October de 2002 09:10

É O compromisso para toda a vida.
Existem vários compromissos, mas não vamos comparar o compromisso que tens com um amigo teu e aquele que tens para com a tua esposa...

Re: casamento
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 20:47


Tozé, LOL...

Vá, digam mais... Afinal, sou eu o mais "inexperiente" aqui! Ana, uma vez pedi-te se nos podias deixar o teu testemunho de mãe... Agora, podes dar o teu testemunho acerca do próprio casamento...

Não peço pormenores, apenas coisas especiais, mesmo em abstracto, nada que não se deva revelar, claro...

Eu também tenho umas ideias, mas enfim, espero bem que a prática seja imaginavelmente melhor que a teoria, que as minhas melhores expectativas... E daí, talvez sonhar muito alto provoque um tombo maior...

João

Re: casamento
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 30 de October de 2002 22:12

O casamento é a confiança a bsoluta num outro. É escolher amar alguém mais do que a nós mesmos. è fazer o nosso amado feliz , ajudá-lo a ser ele próprio e a crescer. È apaixonarmo-nos várias vezes ao longo da vida pela mesma pessoa - que é sempre uma pessoa diferente... Por mais que escreva, não posso dizer o que é o casamento porque há muitas coisas indizíveis´....
Não tem a ver com formalidades, com datas marcadas, com peís na conservatória ou no banco. O casamento é um projecto de vida.


ana

Re: casamento
Escrito por: Ana Amorim (IP registado)
Data: 31 de October de 2002 09:08

Penso que a Ana já disse tudo o que é o casamento.

:-)

Re: casamento
Escrito por: ana (IP registado)
Data: 31 de October de 2002 13:41

Claro que este conceito de casamento - monogãmico e baseado numa concepção romantica do amor é uma construção ocidental muitíssimo recente. ( Tem menos de um século) Assim como a noção de família centrada na criança ou a noção de "amor maternal". Tudo isto foi construido no seculo XX...
A noção ocidental de casamento ( tutelado religiosamente) tem as suas raízes no direito romano, em que o poder patriarcal era um dado adquirido. Basta dizer que o pater familias tinha um poder de vida ou morte sobre a mulher, filhos e escravos... O estatuto juridico da mulher era precisamente igual ao de um bem, como uma propriedade. Podia ser morta ou torturada pelo marido, podia ser banida porque já não servia -se stivesse velha ou doente,ou fosse esteril, etc.
A questão do casamento institucionalizado e regulamentado pela lei (religiosa ou outra), está directamente relacionada com os direitos patrimoniais e com a questão dos direitos sucessórios. Por issso é que o casamento institucionalizado formalmente começa por ter sentido para as classes mais ricas e não para os escravos, por exemplo. Em suma: se eu tenho dinheiro e património,gostaria de os transmitir aos meus filhos. Para ter a certeza que são meus filhos tenho de ter uma mulher que seja só minha. è neste contexto que a noção de virgindade da mulher ligada á honra masculina surge...Quantos conceitos altamente morais têm subjacentes aspectos puramente materiais, para não dizer economicistas.... Por isso é que as mulheres eram casdas crianças ( as vezes ainda impuberes, para tera agarantia que eram virgens...)
Quer dizer, quem era rico, casava... quem era pobre, acasalava... E não havia grandes escândalos. .... Isto manteve-se durante toda a Idade média. Para a nobreza, o casamento era um contrato com componentes políticos e económicos. ( Em compensação, o amor romantico estava circunscrito ao adultério.....) Esta noção institucional de casamento manteve-se quase até aos nossos dias. O casamento era mais estável e duradouro porque nada tinha a ver com amor, não estava centrado no amor do casal. No século XIX o adultério era uma instituição quase tão forte quanto o casamento. Homem que se prezasse teria que ter uma amante instalada ( sinal de estatuto social) e isto era a grande salvaguarda do casamento. O puritanismo vitoriano correspondeu a uma época bastante perversa e diversificada. Claro que as mulheres casadas tinham amantes - provavelmente muito mais que hoje em dia- mas tinham de ser mais discretas e salvar as aparências, pois corriam o risco de ser assassinadas plos maridos...... Só no século XIX surge o amorromantico,apenas no seculo XX surge a conexão amor romantico-casamento... Sobre as questões políticas, socais e económicas que permitiramesta transformação falarei mais tarde.

Re: casamento
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 17:02


A Ana continuou a sua argumentação sobre o que é o casamento, no tópico [url=]http://www.paroquias.org/forum/read.php?f=1&i=1868&t=1868]A Igreja enfrenta o problema dos divórcios[/url]. Deixo aqui a sua última mensagem, pois refere-se ao que é, exactamente o casamento (para ela).


"A monogamia, com o sentido que hoje lhe damos é muito recente. O amor romantico como base do casamento ainda mais.
Dizer que o casamento não se deve alicerçar no amor / paixão é o mesmo que voltar ao seculo XIX e outros anteriores... O amor só era possível no adultério - outra grande instituição que desapareceu no seculo XX.
. POde-se considerar o casmento como é uma convenção social destinada á procriação sem sanções, para salvaguardar os direitos sucessórios ( dos homens, claro). Esta concepção foi ulrtrapassada no século XX. Por isso, quando se fala em "família tradicional" as pessoas não sabem do que falam.

No século em que estamos haverá outras!!!!
E O seculo XXI, no ocidente, será uma sociedade de velhos ... Ou talvez não. As pressões migratórias do sul e do leste talvez reequacionem esta velha europa.
Nem imagino como será a família ocidental daqui a cem anos!!!!! Só uma coisa é relativamente certa - o impulso sexual continuará presente (esperemos nós, até pode ser que não e a procriação se faça sem sexo recorrendo á biotecnologia).

Freud tinha razão.

ana"


João

Re: casamento
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 17:09


Com tudo isto exposto, perguntemo-nos: seremos meros animais racionais à procura de uma forma sustentável de viver? Será que as considerações que podemos fazer em relação ao casamento se baseiam apenas numa visão "patriarcal" que se perde no tempo, verificando pela História os abusos perpetrados em tal modelo?

Mas afinal, o que é que Deus diz que é o casamento? Ou não passarão também as Escrituras de palpites? Então onde fica a fé? Ou será que a fé não é nada e estamos conformados às modas?

Mas quando nos perguntamos o que é que Deus, por Si mesmo, disse que era o casamento, ou seja, o que é que Jesus Cristo disse sobre isto?

Não vou fazer as citações bíblicas pois espero a resposta da parte de quem, muito provavelmente, nunca lhes ligou muito e por isso pensa como pensa (Anas e os demais...).

João

Re: casamento
Escrito por: João Oliveira (IP registado)
Data: 03 de December de 2002 17:14


Antes de esperar as respostas, aproveito para deixar algumas considerações baseando-me no Magistério da Igreja, que podem esclarecer mais sobre o assunto. São estas as minhas considerações em relação à pergunta "o que é o casamento?".

D. José Policarpo, há perto de um ano atrás, numa das suas recentes Catequeses Quaresmais sobre a "Evangelização do Amor", chamada "O sacramento do matrimónio: a graça plenifica a natureza", faz esta definição sucinta e actual do casamento:

"O casamento é uma experiência humana onde é cada vez mais claro que, para o amor não definhar, antes crescer até à perfeição da caridade, precisa da força de Deus. O sacramento do matrimónio, consequência da união dos esposos a Cristo, pelo baptismo, é a fonte dessa força".

Seria muito útil que (re)lêssemos todas estas Catequeses para nos lembrarmos de verdades fundamentais e intrínsecas à relação conjugal, que penso precisarmos de relembrar de vez em quando, avaliando a nossa (por enquanto, só vossa! ;o) ) experiência conjugal à luz dessa concepção da plenitude do amor. Aliás, pelo que tenho ouvido de todos vós acerca do amor, parece-me mesmo que não deram a atenção devida a estas Catequeses (ou será que não o conseguiram compreender?)...

O casamento é, realmente, algo de divino e só possível para Deus: humanamente falando, é impossível viver com alguém por toda a vida... Isto é, ser verdadeira e plenamente feliz ao lado de alguém durante décadas a fio. Para compreendermos como é possível amar eternamente, "contactemos" quotidianamente com Deus, que é Trindade em Si mesmo.

João



Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.