Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Que Natal para 2004?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 22:54

O ano passado, pelo encerramento do Ano Mariano e do Aniversário do Santo Padre, organizamos uma Festa, onde pedi ao Padre Cartageno de Beja, que trouxesse o Coro do Carmo para nos cantar Canticos Alentejanos a Nossa Senhora.
Hoje, apareceu-me um jovem na paróquia. Queria falar comigo. Escutei-o a tarde toda, maravilhado com o relato.
O jovem fora levado por outro e ia com curiosidade, porque nunca fora muito de igrejas nem coisas parecidas. Naquela noite, ouviu o Coro do Carmo, e na beleza do canto, da letra, sentiu o seu coração tocado por um imenso amor. Sentiu um apelo forte, sentiu cada palavra, cada nota musical, como se tivessem desde tempos imemoriais sido escritas para si. Iniciou ali o seu processo de encontro com Deus.
Sentiu que mo devia dizer. Que estava grato a Deus por aquela noite ter existido. Que tinha procurado a Igreja perto da sua casa, que se tinha inscrito na catequese de adultos, que queria conhecer Cristo.
Naquela noite, houve Natal. Cristo Nasceu naquele coração.
Vim da Igreja a pensar, que hoje como outrora, Nossa Senhora traz o Menino no seio, para que ele nasça. E tantas portas fechadas como outrora, casas cheias, como outrora, sem lugar para que Jesus nasça. Cheias de prendas, de doces de tanta coisa.
E Nossa Senhora continua a trazer o menino á espera de um coração disposto a acolher Jesus.
No meio de tantas luzes nos centros comerciais e nas ruas, corremos o risco de ficar ofuscados e não vermos a Luz da Estrela de Belém que passa.
Que natal vamos nós preparar este ano de 2004?

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 10 de November de 2004 23:11

Essa festa foi um meio de evangelização eficaz. Porque abre a Igreja ao mundo.
Cumpre assim a missão da Igreja.
Que não é a de ficar fechada face ao mundo, como se este fosse hostil, mas nele criar momentos em que é visível uma aproximação do Reino de Deus.
Transformar o homem a partir do homem.
Estás de parabéns. Porque não te fechaste na Igreja à espera das pessoas mas foste ter com elas.

João (JMA)

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 11 de November de 2004 23:16

Confesso a minha inocente decepção pela falta de respostas a este tópico. Não que os outros sejam menos importantes, mas é com tristeza que vejo a grande adesão que tópicos mais polémicos e fracturantes têm, e coisas que nos unem e podem ajudar-nos a viver mais intensamente a nossa fé, terem tão pouca adesão.
O caminho da unidade, faz-se abordando mais o que nos une do que o que nos separa.
Fica o desabafo.

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 11 de November de 2004 23:38

Caro Pe. João Luis,

Talvez não seja assim tão estranho quanto isso. Penso que é próprio da natureza humana, e o tema 'Religião' é, normalmente, algo movido pela fé, emoção e alguma irracionalidade.

No meu caso pessoal, acho que ainda falta uma eternidade até ao Natal. Tenho a sensação que ainda faltam uns dois ou três meses. Talvez a falta de chuva não tenha ajudado a perceber que estamos quase em Dezembro.

Só no fim de semana passado, quando fui confirmar que estava tudo a funcionar com Postais de Natal, é que me lembrei que o Natal está quase aí à porta. No próximo fim de semana, se houver tempo, vou preparar a caminhada de Advento para aqui colocar. Talvez isso me faça começar a preparar o Espírito de Natal. Confesso que não tem sido grande nos últimos anos.

A pouco e pouco, sinto que o comércio foi destruindo o Espírito de Natal. O frenesim das prendas e dos presentes, as confusas reuniões de família e todo o trabalho que dá a preparação da festa, faz com que o mais importante vá ficando para trás: a vivência espiritual do nascimento do Messias.

No meu caso pessoal, sinto ainda o Natal como uma festa um pouco diferente. O que mais recordo da vida de Cristo é a sua pregração. É a essa evangelização que sinto que Ele me chama constantemente. São os episódios da sua vida adulta, as suas parábolas que diariamente me vêm à cabeça. É muito raro pensar no seu nascimento. Quando penso no sermão da montanha, nas Bem aventuranças, nas parábolas, na última ceia, e em tantos outros episódios... sinto que o Nascimento de Jesus não tem o mesmo peso.

Somando todos estes aspectos, acho que preciso de preparar as velas, e de as começar a acender para sentir que o Natal se aproxima.

Um abraço,
Luis


Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 12 de November de 2004 02:16


Pe. João Luis

Você pensa que sòzinho vai mudar o Mundo?

Faça um presépio ao vivo...uma vez fiz aquí um, toda a gente gostou. Escolhi uma mãe bonita e por sinal tinha um filho de meses. Por coincidência o S. José era marido mas mais velho, ficou um presépio mesmo lindo...se eu aí estivesse cuidava eu disso...tenho jeito para isso:)
Como as igrejas aquí tem aquecimento central, o bebé estava em fralda...com as perninhas pedalava, sorria, palreava...o povo adorou...!!!

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Carlos Nascimento (IP registado)
Data: 12 de November de 2004 18:48

Olá a todos

Padre João Luis

Já tinha reparado nesse facto, parece que um tópico tem que ser controverso para ter participação. É verdade que eu deveria ser o ultimo a falar nesse aspecto, eu passeio muito por este forum, leio com muita atenção uma vareadade de tópicos e pouco (para não dizer nada) participo, e confesso que muito aprendo por aqui.

Logo que vi este tópico pensei que muitos iriam participar, afinal parece um tema meio "gasto", não cria audiencia.

Vamos lá dár as nossas opiniões sobre este assunto, eu prometo que me desinibo e participo também -:)

Paz e bem para todos

Carlos

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 13 de November de 2004 20:45

Ao contrário do Luís eu adoro o Natal. Desde pequenina que o Natal para mim é uma festa
cheia de ternura! Gosto de tudo:
Gosto da consoada com as batatas, as couves e o bacalhau, as fatias douradas, o arroz-doce e os sonhos.
Gosto da fogueira de Natal, das fagúlhas a subirem para o céu, do fumo e das pessoas à volta.
Gosto da Missa do Galo. Lembro-me de quando era pequenina, estar cheia de sono (e de frio) quando ia para a missa, mas despertava logo com os cânticos, os sinos, o presépio, o Menino que só aparecia nessa missa e que todos beijávamos (e beijamos ainda).
Gosto do cacau que a minha mãe preparava depois da missa para aquecermos (ainda hoje gosto de o beber)
Gosto da lembrança que tenho de nós pequenitos a pôr-mos os sapatitos para o Menino Jesus nos deixar os presentes e o meu pai na brincadeira connosco a pôr lá uma bota. E no dia seguinte havia sempre uns rebuçaditos, uns figos ou uns lencitos que o Menino nos trazia e que ainda hoje me sabem melhor que os presentes mais caros que agora recebo.
Gosto da manhã de Natal, com a Missa da Aurora e depois a abertura dos presentes. Uma confusão alegre de pessoas e papéis e gargalhadas.
Gosto do frio da época e das lareiras onde nos aquecemos.
Gosto das luzes e de ver a cara do meu sobrinho ao vê-las.
Gosto essencialmente do facto de Deus, na sua omnipotência, se ter permitido tornar-se num bebé indefeso e de nos deixar ter essa sensação de ternura de que podemos consolá-lo e protegê-lo uma vez no ano.

É tal como o cântico ("Alegrem-se os céus e a terra") diz:
"Ó meu querido menino
Ó meu lindo amor-perfeito
Se tendes frio ó vinde
Chorar aqui no meu peito!"

Enfim... Gosto do Natal! :)

Cassima

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 13 de November de 2004 21:10

Pe. João Luis


Tenho outra sugestão:

Arranja um grupo de jovens, como o tempo já é escasso porque tudo leva o seu tempo, ensaia 2 ou 3 cânticos alusivos à Quadra Natalícia.... avisa o povo que depois da missa vão cantar a algumas casas, à porta claro e esses fundos são revertidos a favor dos mais carenciados da paróquia.

Ou fazer uns cabazes de Natal e oferecer aos pobres da sua paróquia...
Se quiser, eu posso contribuir com 20 dólares para esses cabazes de natal...preciso apenas da sua direcção...

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de November de 2004 21:19


Ninguém diz mais nada?

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 19 de November de 2004 10:20

Não é por falta de interesse mas por falta de tempo...
Já comecei o texto umas 3 vezes...
Para mim o Natal é e sempre foi muito importante.
Se calhar são reminiscências da infância...

João (JMA)

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 01 de December de 2004 00:05

O Natal é a altura do ano mais alegre. E tem um simbolismo muito próprio. Uma época onde mais dá para sentir a boa vontade generalizada.

As iluminações nas ruas começam a dar um ar de festa. Se virmos bem é a maior festa do planeta. É uma festa que se celebra em família, e onde se recorda precisamente aquela que designamos como Sagrada Família.

Esta atmosfera envolve todos, crentes e não crentes. Naquela noite estamos todos um pouco mais próximos, mais abertos e receptivos ao outro. O próprio sentido de dar que associamos ao Natal faz desta uma grande festa cristã.

E, se virmos bem, estamos a festejar um momento muito mais importante: ao incarnar, Cristo traz a divindade para o meio dos homens , em comunhão com eles, fazendo caminho com eles.

A nossa vida é, essencialmente, uma caminhada para o Pai; com o Natal, Deus não ficou à nossa espera, mas, como o pai do filho pródigo, correu para nós, na pessoa de Cristo. Deus entrou na história do homem e o próprio tempo do homem passou a ser designado em função Dele. Antes de Cristo, Depois de Cristo.

João (JMA)

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 02 de December de 2004 21:34

Olá amigos,

nos últimos anos o meu natal não tem sido muito vivido. Percebem o que quero dizer? Apesar de rezar e fazer uma pequena caminhada de advento parece que não o tenho sentido bem cá dentro do meu coração.

Este ano está a ser diferente. Prendas só para as pessoas mais chegadas, nem é só por questões económicas ou por falta de tempo é mesmo para ser diferente, ou seja, deixar o lado comercial de lado e dar pelo simples prazer de oferecer uma prenda e não pela "obrigadção", porque é Natal.
Fiz com mais gosto a decoração da casa e compramos cedo as velas para a caminhada do advento.

Além de tudo isto tenho uma "motivação" maior: nasceu a Madalena e para ela tudo é novo. Apesar de pequenina queremos que reze connosco e que a aprenda que não existe Pai Natal porque quem dá as prendas são os pais porque festejamos o nascimento do menino Jesus.

Ao Pe. João Luis não tenho muitas sugestões a dar porque não conheço a sua comunidade e por isso é dificil de o ajudar, mas também agora é um pouco em cima não?

Um abraço em Cristo para todos e uma boa caminhada de advento,
Susete

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2004 21:39

Susete

Nasceu a Madalena? Quem é a Madalena?

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 08:35

Olá Ana,

A Madalena é a minha filha que nasceu à 3 meses ;)


Susete

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 15:41


Susete


Parabéns, não sabia que você já era mãe! Parabéns ao pai também:). Que pais tão babosos e não diziam nada:)

Então, este Natal vai ser diferente!...É tão lindo quando há uma criança numa casa. O Mundo torna-se mais rico...Tenho saudades de quando os meus filhos, eram pequeninos! Tive um filho que não me custou nada a criar, chegava à caminha dele, sempre sorria...só precisava da fralda mudada e barriguinha cheia. Talvez no próximo verão alguém do Fórum o veja...

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 04 de December de 2004 23:45

Cheguei agora ( depois de um dia de trabalho ) do Banco Alimentar contra a Fome. Nesta época os esforços solidários têm outro sabor. Por causa disso ainda não fiz a árvore de natal e amanhâ vai ser outro dia preenchido...

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Susete (IP registado)
Data: 07 de December de 2004 17:12

Não faz mal não teres a árvore feita. O importante é viveres esta época no teu coração!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Susete

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 07 de December de 2004 18:46

Querida Suzete - ontem lá consegui fazer a árvore, se não.... era uma revolução aqui em casa!... Mas hoje lá terei de saír outra vez á noite para organizar uma oração comunitária com jovens universitários da minha paróquia... apesar do frio, acho que vai estar muita gente. e os avõs ja´se ofereceram para servir de babysitter...

Quando vinha agora a chegar no meu carro, cheiinho de crianças ( os meus e os habituais "penduras") todos numa grande algazarra, aos abraços e beijinhos, pensei - realmente, há alguma coisa mundo melhor que um abraço duma criança ansiosa por ver a mãe?
Não, não há .

Um abraço irmão.


Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 17:35

Claro que há! Uma criança ansiosa por ver o pai :-)

Luis "pai babado" Gonzaga

Re: Que Natal para 2004?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 08 de December de 2004 17:43


Luis


Não, não...eles gostam sempre mais da mãe....ehehehehe

Os filhos, são a maior riqueza que pode haver no mundo...nem casas, nem carros, nem maridos:) ahahahah..

Os filhos, são um pedaço de nós!!!

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.