Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 14:13

Querida rita....
Eu não me fui embora.....(apenas saí para torcer pela vitória da nossa querida selecção)....
Escandalo para o Avlis e outras mentes cinzentas, ontem nas festas da Paroquia, instalei um palco gigante onde transmiti para o largo da Igreja o Jogo contra a Holanda.
Uma multidão assistiu e festejou connosco a vitória, o orgulho de sermos portugueses.
Deus é alegria, é festa, e é possivel festejar alegremente.
Apenas saio de temas sem futuro.

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 15:21

Padre J. Luis


Tinha percebido, que ia sair do Forum...ainda bem que nao!

Grandes momentos de alegria, que se vive agora em Portugal. Desde que comecou o Euro 2004, a radio que costumo ouvir aqui, nao se cansa de falar de Portugal. Disse, que Portugal vivia momentos de alegria.
Os Canadianos que ja visitaram Portugal, agora dizem, Portugal e um pais bonito, com muita historia. E falam entao dos descobridores, pessoas ilustres. Portanto falam do Euro 2004 pela grandeza dos jogadores e falam nos nossos antepassados, os descobridores...Portugal com o Euro, fica mais conhecido pelo Mundo.
Agora os Canadianos dizem: e um Pais que gostava de visitar!...

Re: Futebol... Euro 2004 / Fundamentos e argumentos anti-mundanos...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 17:15


Prezado Miguel (rmcf):

* * *

Entre várias outras alíneas (vejam acima, s.f.f.), são-me contestadas sobretudo as seguintes:

b) É um jogo tão viciante e lesivo como o bingo ou a roleta!
c) É o jogo dos cúmulos das desigualdades, ditaduras e elites mais demagógicas!
h) É um desporto anti-ético, imoral e anti-cristão!
i) É o jogo dos ricos e poderosos contra os pobres e deficientes!
m) É o maior embuste e ilusão de todos os tempos!
n) É o responsável principal pela maioria dos vícios e crimes dos seus filiados e adeptos fanáticos.
p) É o jogo alienante e perverso que isola e afasta mais pessoas da moral e da religião, de Deus e do próximo!


* * *

Fundamentos e argumentos... eis a questão...

Mas, não te esqueças - por que será que contigo ainda tenho paciência para responder e argumentar? - que o contexto das "17+1" alíneas, devidamente expostas, constituem, no seu todo, o CONTEXTO da questão (o cerne do problema...), pelo que qualquer alínea ou parte delas, retirada do seu bloco completo, fica relativamente incompleta, deficiente, ambígua, inconstitucional, desarticulada, passiva (tal como um qualquer órgão principal retirado do nosso corpo humano...), tal como um determinado versículo da Bíblia geralmente deve ser lido e interpretado no contexto geral, não só do respectivo capítulo, mas também das Sagradas Escrituras, e até mesmo, para nós católicos, segundo o contexto da Sagrada Tradição...
Não somos literalistas/anarquistas como os protestantes em geral, nem sequer liberais/relativistas como a maioria dos "católicos" ultra-progressistas/modernistas, ou até mesmo como os ultra-tradicionalistas...

Mesmo assim, aceito o teu repto, baseado, como não podia deixar de ser, na Bíblia Sagrada e na Sagrada Tradição, assim como na doutrina do Magistério da Igreja...
Eis, pois, os principais "argumentos" (segundo a minha memória espontânea/improvisada - isenta de estudo e de literalidade bíblica):

01. Jesus disse: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus"...

02. Jesus disse: "Não podeis servir (simultaneamente) a dois senhores" - isto é, a Deus e ao mundo/diabo...

03. Jesus Disse: "Sede quentes ou frios, pois vomito o morno (o tíbio)"...

04. Jesus disse: "Se queres ser meu discípulo, renuncia a ti mesmo, toma a tua cruz e segue-Me"...

05. Jesus disse: "Que adianta ao homem ganhar todo o mundo (todos os bens, prazeres e vaidades), se vier (por isso mesmo) a perder a sua alma?!"...

06. Jesus disse: "Servo mau e infiel - porque escondeste, egoísta, avara e cobardemente, o único talento que te confiei, em vez de pô-lo a render -, serás lançado às trevas exteriores, onde haverá choro e ranger de dentes (eterna condenação, Inferno)"...

07. Jesus disse: "Quem se dispuser a perder/dar a sua vida - por Minha causa, por Meu Amor - salvá-la-á para sempre (salvação eterna), e quem não quiser dá-la/sacrificá-la (por Mim), perdê-la-á" (condenação eterna)"...

08. Jesus disse: "Não vim trazer a paz à terra, mas a espada" - isto é, "não vim trazer a felicidade, o prazer, a vaidade, a riqueza, a este mundo, mas o sacrifício, a abnegação, a virtude, a santidade"...

09. Jesus disse: "Procurai, acima de tudo - a Justiça e a Santidade (a Vontade de Deus, o Reino do Céu), e tudo o mais ser-vos-á dado por acréscimo"...

10. Jesus disse/dirá: "Bem-vindos sois, benditos do Meu Pai, porque estava com sede e destes-Me de beber, estava com fome e destes-Me de comer, estava nu e vestistes-Me, estava preso e fostes-Me visitar"...

§§. E muito mais poderia alegar/argumentar contra um dos piores vícios e pragas das sociedades e das nações, ditas civilizadas e cristãs, dos nossos dias - o maldito FUTEBOL dos clubes elitistas e ditatoriais e das fanáticas massas populares! -, como rede de alienação e corrupção organizada, intrinsecamente imoral e anticristã, que já se apoderou da própria Igreja Católica, através do apoio e cumplicidade de muitos dos seus padres, bispos e consagrados, todos aqueles clérigos e religiosos (que infelizmente são a maioria...!) que se preocupam mais com os bens materiais e terrenos do que com os bens espirituais e eternos das pessoas, inclusive deles próprios!...

Por agora é tudo, que se calhar já falei demasiado...


DEUS SUPER OMNIA !

Respeitosos cumprimentos.

José Avlis


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 01 de July de 2004 18:04

J. Avlis


Qual a sua igreja? A Pentescostal?

Olhe, ha padres assim como diz, e verdade...Mas tambem os ha muitos bons!!! Que se dedicam aos outros, morrem pobres...

Esses padres que so procuram bens materiais, e preciso fazer-lhes ver que andam errados. Mas se qualquer um tiver uma casa para viver, nao sou contra! Acho, que toda a gente ate devia ter uma casa para viver...!!!

Conheco um padre, que nao leva dinheiro a ninguem por casamentos, baptizados, etc. Mas recebe muito dinheiro...e sabe onde ele o usa?
Construi-nos aqui uma igreja. Esta igreja tem dinheiro que lhe pertencia a ele!!!...Foi para o Mexico como professor, construiu um seminario. Como ve ainda ha muita gente boa no Mundo!!! O povo aqui convidou-o para a celebracao do 25 Aniversario de sacerdocio...levou com ele em ofertas mais de 9.000:00 dolares, ele e tao simples, que escreveu ao povo e disse obrigada a todos, que tinha recebido essa quantia e que seria um bem para os seminaristas....que o ia usar para bem deles!!! Quando chegou ao Mexico nao tinha maquina de lavar roupa no seminario, logo foi dinheiro daqui, para uma maquina de lavar e de secar...Ele nao tem nada, mas tem tudo do povo por onde ele passa.

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 00:13

Caro Avlis

Depois de ler as enormidades que diz, citando fora de qualquer contexto passagens da Escritura, apenas me parece faltar ao Mandamento "Não Invocar o Santo Nome de Deus em vão".
Para si, pelo que se pode depreender da extenssissima verborreia que é o seu discurso, a vida do Cristão é uma "fuga mundi". Fechar-se em casa ou numa sacristia a cheirar a naftalina ou insenso, de terço na mão e tentar esquecer que o mundo existe porque tudo é ocasião de pecado.
Jesus diz que não ha nada fora do homem que seja impuro, mas o que está dentro do homem é que pode ser impuro.
O Avlis que fale por si, agora não lhe assiste o direito de generalizar e falar do de que desconhece.
Tem uma ideia triste e mesquinha do que é ser padre ou bispo. Uma ideia ultrapassada, talvez de Trento, talvez do sec XVII mas não do tempo actual.
Deus para si é um carrasco, que está à espera de ver quem resvala para castigar. Mas esse não é o Deus de Jesus Cristo.
A sua Igreja, não é a Santa Igreja católica e Apostólica, mas antes uma qualquer sociedade secreta, triste, cinzenta, em que se canta gregoriano e se insensa muito, mas que esconde a verdadeira face de Deus.
Canto hinos e louvores a Deus por não ser meu paroquiano. Aliás, não creio que seja paroquiano de ninguem, deve ser daqueles que saltita de igreja em igreja porque nenhuma é suficiente boa para uma pessoa do seu alto nivel espiritual.
Reze um terço em latim que isso passa-lhe!
E já agora, FORÇA PORTUGAL!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 00:25

Caro José AVlis,

devo começar por dizer que apreciei francamente a tua mensagem e que agradeço a consideração e a correcção com que, de maneira geral, trataste a que anteriormente te dirigi.

De qualquer modo, devo dizer que não fiquei mais esclarecido, embora reconheça talvez a minha fraca inteligência. Não consegui compreender por que razão o futebol há-de ser intrinsecamente (e sublinho intrinsecamente) anti-cristão ou imoral.

Caro Avlis, por vezes parece-me que incorres um pouco num erro que a nossa Igreja há muito condenou: o maniqueísmo. É que não me parece que haja no mundo muito coisa que seja totalmente boa, sem quaisquer defeitos (excepto Deus), nem outra completamente má e isenta de qualquer qualidade: o mundo ou as pessoas não são ou pretos ou brancos... O «mundo» nao é intrínsecamente mau; antes pelo contrário: recorda-te que Deus viu que a sua Criação era Boa e que o Homem era Muito Bom. O que é má é a utilização que nós eventualmente lhe possamos dar. É por isso que não entendo onde está o carácter intrinsecamente anti-cristão do futebol.

Também me parece que por vezes és demasiado "gnóstico" nas tuas avaliações, como único portador da verdade, lançando o libelo condenatório a todos os que não pensam exactamente como tu ou que não ajam apenas do como como tu admites que eles teriam de agir. Ora, pessoalmente, estou convicto de que uma das riquezas do Cristianismo de maneira geral e do Catolicismo também é a sua diversidade e os vários caminhos e até entendimentos que o Espírito suscita a cada um em particular, nos diversos tempos e espaços em que se manifesta. Até na capacidade que Deus nos deu de não sermos monolíticos e de exprimirmos de modo diferente a nossa maneira de ser cristão: é que não há maneiras perfeitas e isentas de erro; nem a Bíblia é um código de leis com o qual formataríamos o nosso «disco rígido» para agir apenas de tal maneira (até porque, tendo em conta as contradições naturais do longo processo de redacção e selecção textual, certamente haveríamos de gerar comandos contrários)... Entre os «falsos» padres, estou convicto de que haverá muitos santos homens, tal como entre os «verdadeiros»... quem somos nós para avaliar e sobretudo para taxar imediatamente os outros de intrinsecamente maus?

Não estou a querer dizer que o futebol são só maravilhas e que ir ao futebol é o mesmo que ir à missa ou do que dar a vida pelos outros... claro que não... cada coisa no seu lugar... (aqui são sobretudo as «prioridades» que contam). Mas não vejo que o futebol seja intrinsecamente negativo, tal como nem sempre a missa, de maneira geral, será propriamente o momento mais santo do dia, nem o dar a vida pelos outros o maior feito de que poderíamos ser capazes... como diz S. Paulo, sem Amor nada tem valor... Eu repito: sem Amor nada somos. E o que é o Amor? Sei pelo menos que não é certamente o olhar pessimista, amargo e negativo sobre o mundo e sobre os outros (Cristo é um Optimista... se não, como teria confiado em nós? ;o))); sei que não é certamente o considerarmo-nos detentores da Verdade e da sua interpretação; sei que é mais encontrar no outro o que me faça amá-lo do que apenas (ou sequer) aquilo que me faça rejeitá-lo.

Um abraço amigo

Miguel



Miguel

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 09:52

Eh, Padre, alto lá!

Não confundir a tristeza com o canto gregoriano!

Nada me dá mais prazer, ao fim de um dia estafante, que ouvir o meu rico canto gregoriano!
Há tanta paz...e, consequentemente, onde há paz, há alegria também!!!


Anna e Sara



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 14:35

Não retirem as frases do contexto.....
Para que se saibe eu gosto imenso de Canto Gregoriano. O que refiro não é o Canto em si, mas o seu contexto...

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 02 de July de 2004 17:53




Achei que todos eramos do "TIME DE JESUS" ??? -)


"O Mestre não deseja reverência,
Deseja trabalho.

O Mestre não deseja ritual,
Deseja humildade.

O Mestre não deseja dedicação a Ele,
Deseja dedicação ao mundo.

O Mestre não deseja competição,
Deseja respeito.

O Mestre dispensa linguagem rebuscada, rituais obtusos, competição
de egos, uniformidade de sistemas, intelectualidade arrogante, jargão
excessivamente técnico, rótulos bonitos ou prédios imponentes."



Cris

Re: Futebol... Euro 2004 / E tudo o euro levou!...
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 03 de July de 2004 21:19


Prezada Rita:

"Pentescostal" ('pentecostal'), eu??!! A minha Igreja??!!...

Se fosse o "padre Luís João"... que me pusesse tal epíteto, que me fizesse tal ironia/provocação/insinuação (e jamais dúvida, como é seu péssimo costume...!), não me admiraria nada...
Agora... tu/você/a D. Rita?! :)

Tu que dizes, e repetes até à exaustão:
- «Ser uma católica modelar (ou tentas sê-lo, graças a Deus...)»...
- «Ter dois filhos cristãos exemplares, sendo um deles ex-catequista, ou "teólogo"»...

E, sobretudo, que repetes tanto:
- «Conhecer um padre que...
nao leva dinheiro a ninguem por casamentos, baptizados, etc. Mas recebe muito dinheiro... Construi-nos aqui uma igreja. Esta igreja tem dinheiro que lhe pertencia a ele!!!...Foi para o Mexico como professor, construiu um seminario... O povo aqui convidou-o para a celebracao do 25 Aniversario de sacerdocio...levou com ele em ofertas mais de 9.000:00 dolares, ele e tao simples, que escreveu ao povo e disse obrigada a todos, que tinha recebido essa quantia e que seria um bem para os seminaristas....que o ia usar para bem deles!!! Quando chegou ao Mexico nao tinha maquina de lavar roupa no seminario, logo foi dinheiro daqui, para uma maquina de lavar e de secar...Ele nao tem nada, mas tem tudo do povo por onde ele passa»...
- «??!!»...

Não leves a mal, pois estava só a brincar contigo (excepcionalmente, numa boa, para variar), graças ao famigerado "Euro 2004"... Posso? :)

E viva o Euro (200$00)! Há quem venda a alma (ao diabo) por isso mesmo! "E tudo o euro levou"!...

Respeitosos cumprimentos.

J. Avlis

* * * * *

P.S.: Ah, desculpa lá, já me ia esquecendo da resposta à tua curiosa pergunta (no bom sentido, claro):
- Ao contrário de "pentecostal" (protestante...), sou um modesto CATÓLICO, cem por cento "moderado", na linha do Santo Padre e do Magistério da Igreja; enfim, de N. S. Jesus Cristo e de todos os Santos...
Ou, pelo menos, assim tento sê-lo (e não apenas parecê-lo...), a todo o custo, contra ventos e marés, contra ultra-tradicionalistas, e, sobretudo, contra os "ultra progressistas/modernistas" -, constituindo estes (a meu ver) a heresia mais refinada, dissimulada e danada! -, a praga do Catolicismo actual, do Concílio Vaticano II!...


Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 04 de July de 2004 01:29

Ah..nao me ofendeste. :) Assim gostei, so repetiste o que disse:)

Olha, digo-te que ha padres muito bons...nao me canso de falar nesse. Nem so eu falo, como todo o povo. E foi ele quem me escolheu para leitora. E nas missas mais importantes, la estava eu :) lol.

Eu tambem gosto de Euros, sem euros nao se compra nada....mas trabalho para isso:) Alias, trabalho para as dolares...Era melhor que nao fosse preciso trabalhar e que as dolares chegassem a casa, mas, infelizmente nao e assim...

Desculpa la a falta de acentos..nao sabes como hei-de por acentos? Nao percebes de computadores? :)))

Agora esperemos que Portugal ganhe a final :) lol

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Rita (IP registado)
Data: 04 de July de 2004 01:40

Ah...o meu filho e professor, da aulas ao 12. Ano. E foi escolhido pela escola, para tirar um curso de Teologia, ja terminou. Podera ser que daqui a 2 anos te de outra novidade a respeito dele.

Posso ja dizer-te:) Ele quer tirar o Mestrado em Psicologia e ser Psicologo de criancas...

Tu nao tens filhos?


E forca Portugal :))) Vamos ganhar a Finalllllllllllllllllllllllllllllllllll

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 04 de July de 2004 02:11

A mim tambem não me ofendeu, ofende ou ofenderá. Respondo apenas porque cita o meu augusto nome, e não gosto que ele ande na boca de qualquer um.
Quem me poderá ofender serão sempre as pessoas às quais eu do crédito e respeito a opinião. Os meus amigos, as pessoas intelectual e espiritualmente sérias.
Como se vê nunca poderia sentir-me ofendido com as afirmações do Senhor Avlis bem como os seus péssimos costumes.

Re: Futebol... Euro 2004 / E tudo o grego levou!
Escrito por: Déjà-vu (IP registado)
Data: 05 de July de 2004 03:50


Como disse alguém, e como já era de esperar:
"E TUDO O GREGO LEVOU"!


Mediante o velho truque do "Cavalo de Tróia", levaram quase tudo: a "bela Helena" (a vaidade e soberba portuguesas) e o "espólio de guerra" (o ouro das medalhas e a super-taça do Euro)!
E "arrasaram" psicologicamente a cidade de Tróia / Lisboa, assim como a ganância de muitos portugueses!
Graças ao grande e heróico "Ulisses", quase Deus!

Só não levaram, ou arrasaram, os dez Estádios, ainda, porque não puderam – pois são muito grandes e pesados!
Mas voltarão oportunamente, com os Deuses do Olimpo, e, estes, sim, limparão e demolirão tudo!
E àquilo que não puderem usurpar e destruir lançarão fogo! Não ficará pedra sobre pedra!

E assim serão reduzidos a cinza/terra/nada, num ápice, cerca de quinze biliões de euros (três biliões de contos!) – o hiper-desperdício financeiro respeitante aos dez super-estádios de futebol (pelo menos)! –, que apenas serviram: o super-ego de muitos ingénuos, cretinos e fanáticos da bola, a exploração de muitos políticos e empresários corruptos, assim como o chauvinismo e megalomania de muitos doentes do futebol – durante umas escassas três semanas! –, quando há mais de 100.000 (cem mil) famílias em Portugal a passarem fome, vivendo no limiar da pobreza!!!

"VANITAS VANITATUM ET OMNIA VANITAS"! (Vaidade da vaidades, tudo é vaidade)

DJV


Re: Futebol... Euro 2004 / E tudo o grego levou!
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 05 de July de 2004 10:33

E que fazes tu para ajudar essas famílias que passam fome?
Decerto que o dinheirinho que gastas aqui na Net a dizer baboseiras deveria alimentar uma criança por dia...



Anna e Sara

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de July de 2004 15:59

Pensei que os Gregos fossem católicos ortodoxos ???
E se hoje trazem algum Deus, é o nome de Nosso Senhor Jesus Cristo ....



Cris

Re: Futebol ...euro 2004
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de July de 2004 18:43

Seria ecumenismo demasiado chamá-los católicos ortodoxos...( unitatis redintegratio)
então retificando....
achei que os gregos eram cristãos ortodoxos .???



Cris

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, não tem permissão para escrever ou responder neste fórum.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.