Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Arquivo - Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Jornal Paróquias de Portugal
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 20 de June de 2004 22:45


Prezados Forunautas:

1. Este Fórum enferma de várias deficiências e lacunas, infelizmente, entre as quais a não existência de um Jornal (formativo, normativo e informativo, de inspiração católica, como se impõe...), falha essa que tomarei a liberdade de preencher temporária e experimentalmente – a bem das Paróquias portuguesas, em especial – a partir de agora, com o título: "Jornal Paróquias de Portugal", precisamente...

2. A meu cargo ficará, em princípio e apenas, o EDITORIAL, deixando os demais temas à liberdade e criatividade dos participantes interessados e competentes, cujos artigos serão da sua inteira responsabilidade, embora possa exercer uma moderação pedagógica discreta, se necessário...

3. A edição do Jornal poderá ser diária, porém o Editorial será aleatório, segundo a pertinência do mesmo e a minha disponibilidade...

§. Todos os artigos do Jornal, inclusivamente o Editorial, serão susceptíveis de serem comentados, tal como no Fórum em geral, salvaguardando o devido respeito, nomeadamente a nível de crenças e opiniões pessoais.
O Jornal, como inovação e suplemento positivo, é uma extensão autónoma do Fórum, e como tal deverá ser implementado.


[center]* * * * * * *

EDITORIAL

O Fórum, pretensiosamente das "Paróquias de Portugal", a partir de agora
passa a ser um órgão de informação e debate mais completo,
interessante e vantajoso, pois já dispõe de um "Jornal Diário", a fim de
tentar melhorar a frequência e, sobretudo, a qualidade do mesmo, uma
vez que aquele, lamentavelmente, deixa muito a desejar, nos mais
variados aspectos, mormente no sentido de não só não produzir frutos
sensíveis, eficazes e frequentes, tanto quanto seria de esperar, como
ainda, pelo contrário, de provocar frequentemente problemas gravosos
em relação a certos princípios e regulamentos que, embora estejam,
alguns, prescritos nas respectivas regras gerais de funcionamento,
lamentável e geralmente não são respeitados, nem cumpridos
minimamente na prática (sobretudo pela incoerência de alguma regras
mais ou menos arbitrárias e facciosas...), acabando assim por gerarem
ambiguidades, melindres, injustiças e prejuízos, sobretudo a nível de
certos intervenientes idóneos, sensíveis ou mais ousados, em aparente
benefício de alguns participantes menos competentes, mais rebeldes ou
desonestos.


José Avlis


Re: Jornal Paróquias de Portugal
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 21 de June de 2004 00:37

Caro José Avlis

Não era para comentar, mas um Forum com tantos defeitos e o meu amigo ainda cá anda? Não correrá o risco você mesmo de ser tido por menos competente, mais rebelde ou desonesto?
Pergunto-me o que ainda faz o senhor cá???
Eu com toda a frontalidade quando não me sinto bem num forum, deixo de o frequentar.
Em vez de querer um Fórum à sua imagem e semelhança. qual pecado adamico, sugeria-lhe que ao invés do Jornal que publicita, que crie um forum seu, onde se digam apenas as coisas que o meu amigo deseja.
Poderia ser WWW.Sylabus.com ou www.Santo_Oficio.com.
Decerto que era bem mais justo do que nos querer impor um forum à sua medida. Confesso que não participaria nele.
Padre João Luis

Re: Jornal Paróquias de Portugal
Escrito por: José Avlis (IP registado)
Data: 21 de June de 2004 17:35


EDITORIAL

Contra os devaneios dos insensatos



Evidentemente que todos temos o direito e o dever de "corrigir os que erram" - a qualquer preço -, como nos ensinou N. S. Jesus Cristo, para além de tal acção ser uma Obra de Misericórdia.

E disso ninguém nos pode privar ou proibir, a não ser através da morte física.
Mas o Divino Mestre preveniu também (a tal propósito):
«Não temais os que podem destruir o corpo, mas não podem matar a alma. Temai, antes, Aquele que pode lançar o vosso corpo e alma no suplício eterno (no Inferno)...»

E podemos fazê-lo de diversas maneiras, segundo os dons e carismas de cada qual, desde que seja a favor da Lei de Deus, e ainda que, para tanto, sejamos forçados a infringir quaisquer leis humanas, quase sempre e infelizmente contrárias à Justiça e Providência Divinas, sendo estas devida e inequivocamente expressas nas Sagradas Escrituras, assim como na nossa própria consciência.

Mas também é, naturalmente, uma questão de Fé e de Moralidade, que deve ser cumprida heroicamente, à imitação de Cristo e de todos os Santos, que nos precederam na mesma Fé, na Esperança e na Caridade, fundamentalmente para nos darem o bom exemplo, a fim de que não tenhamos a menor desculpa para as nossas infidelidades, para qualquer vício ou pecado, seja contra quem for, mas que atinge sempre e em primeiro lugar a Deus, e em grau muitíssimo mais gravoso, por Ele ser Quem é.

Os devaneios dos insensatos, contra tudo e contra todos, ainda que aparente/dissimuladamente a favor de Deus, não passam de isso mesmo: devaneios insensatos, hipócritas e iníquos, pelo que devem ser sempre combatidos e excluídos radicalmente, ainda que à custa da própria vida, porquanto o que não é de Deus é contra Deus.

Quando alguém nos acusa de sermos fanáticos, austeros e renitentes, em questões de moral e cristianismo, de rectidão ou evangelização, por exemplo, ao persistirmos em levarmos avante tão sagrados ideais, mesmo contra a maioria esmagadora, não poderemos jamais retroceder ou mesmo hesitar, desde que tenhamos a certeza, moral e espiritualmente, que estamos no recto caminho, a travar o bom combate, tal como Cristo nos ensinou e nos deu o bom exemplo, pois "nunca o discípulo é mais que o Mestre", antes pelo contrário, devendo assim e em tudo respeitá-Lo, amá-Lo e servi-Lo.

Ou ainda que seja, até mesmo - imaginem! -, para criar um simples... Jornal virtual, colado a um fórum virtual, para corrigir e criticar construtivamente um fórum aparentemente católico, mas que de cristão não tem quase nada, infelizmente.


José Avlis


Re: Jornal Paróquias de Portugal
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 21 de June de 2004 23:00

Pior cego é aquele que não quer ver caro Avlis.
Insensatos, vêm a tranca nos olhos dos outros e não vêm a trave na sua.
Seja humilde e respeite os outros. Se fosse padre, seria daqueles cinzentos tristes dos quais só as bafientas velhas de sacristia aturavam. Abra as janelas e areje a casa.
O Vaticano fê-llo em 1963.

Re: Jornal Paróquias de Portugal
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 21 de June de 2004 23:17

Caro José Avlis,

Talvez seja oportuno releres as Regras de Funcionamento deste Fórum. Verás que este Fórum não pretende ser um órgão de informação, e que aquilo que pretendes com este tópico, não se enquadra nos objectivos do Fórum, além de que viola as Regras de Funcionamento (ver alínea f).

Sugiro-te que cries um blogue (ou blog) e nos indiques qual o seu endereço, para que possamos divulgá-lo e comentar o que por lá escreves.

Para criares um blogue, sugiro-te os seguintes endereços:

[blogs.sapo.pt]
[www.blogger.com]

Para terminar, registo a tua vontade de quereres ser o "editor" de um suposto "jornal virtual" com o nome deste site. Pergunto-me como é possível teres tanta vontade em colaborar com este projecto, e, simultaneamente, não perderes uma única oportunidade para o criticares!

Como há certos males que é preferível cortar pela raiz, aproveito a deixa para inaugurar uma nova funcionalidade deste Fórum: o encerramento de tópicos!

Luis Gonzaga




Este tópico foi encerrado

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.