Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de May de 2013 18:13

Fomos salvos por:
- Morte e ressurreição de Jesus?
- Morte de Jesus?
- Ressurreição de Jesus?

Estas questões têm-se posto por causa do Papa Francisco. Logo no arranque do papado, na missa com os cardeais, falou na Cruz e no fim afirmou:

Citação:
Papa Francisco
"Eu queria que, depois destes dias de graça, todos nós tivéssemos a coragem, sim a coragem, de caminhar na presença do Senhor, com a Cruz do Senhor; de edificar a Igreja sobre o sangue do Senhor, que é derramado na Cruz; e de confessar como nossa única glória Cristo Crucificado. E assim a Igreja vai para diante."


Tenho notado que nas suas homilias/discursos/catequeses a Cruz tem tido papel de destaque.

No Catecismo da Igreja também aparecem afirmações como:

(*)
1359. A Eucaristia, sacramento da nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em acção de graças pela obra da criação.

1380. (...) e visto que ia sofrer na cruz para nos salvar, quis que tivéssemos o memorial do amor com que nos amou «até ao fim» (Jo 13, 1), até ao dom da própria vida.


(*)

Além disso, embora a salvação provenha plenamente da cruz e da ressurreição, toda a vida de Cristo é Mistério de salvação, porque tudo o que Jesus fez, disse e sofreu tinha como objectivo salvar o homem caído e restabelece-lo na sua vocação de filho de Deus.


Assim, o que é que nos salva?
- A morte?
- A ressurreição?
- A morte e ressurreição, onde as pessoas vão inclinando a balança para o lado do peso das suas convicções?

Obviamente que estão ambas ligadas, a morte e a ressurreição. Mas há uma importância duma que não da outra? Ou correspondem a imagens/concepções da Igreja?

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: fratal (IP registado)
Data: 30 de May de 2013 12:43

O peso da cruz da cada um é muito variável e certamente é difícil de assumir uma cruz pesada. Com cruz ou sem cruz importante será crescer em espírito e verdade até à plenitude, universalidade e ressurreição.

-#^R

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 31 de May de 2013 21:48

Olá Cassima,

Muito rapidamente, costumo dizer que a minha fé é no Cristo Ressuscitado porque na cruz morreram muitos. Só naquele dia com Cristo estavam mais dois, um de cada lado, mas ressuscitar, só há registo de ter sido um: Cristo.

Não estou a dizer que o Papa Francisco está errado. Nada disso. Apenas que temos de ter em conta o contexto e audiência onde isso é dito.

Por altura do filme da Paixão de Cristo de Mel Gibson, tive oportunidade de escrever que não gostei do filme porque passou completamente ao lado do essencial: a Ressurreição. É essa a nossa fé. Também por isso se costuma dizer que os católicos andam, regral geral, com cara de sexta-feira Santa, em vez de Domingo de Páscoa.

Obrigado, Luís Gonzaga

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de June de 2013 16:49

Olá

Entender o sofrimento continua a ser uma luta. E se quando é em nós as coisas às vezes são difíceis, quando são os que nos são próximos é mais complicado.

Para mim o sofrimento nunca é de se procurar. Quando não é possível evitá-lo então rezo para ter a força e a serenidade necessárias para o enfrentar, combater e suportar (o que é difícil e nem sempre conseguido).

Glorificar o sofrimento como caminho para algo não me parece correcto.

Realmente o papa Francisco fala na cruz em vários contextos, alguns perfeitamente aceitáveis. Mas outros deixam-me desconcertada.

E depois, por causa das homilias das missas na Casa de S. Marta, que não são transcritas na totalidade mas por citações, às vezes as interpretações tornam-se mais difíceis.

Lembro-me de ter ido a várias fontes (*) para perceber o que verdadeiramente o papa disse nesta notícia (a parte dos cristãos de salão), por causa das nuances das traduções.

(*) 1, 2, 3, 4

E também por vezes as agências noticiosas não ajudam. Nesta notícia estranhei o título, e afinal o que o papa tinha dito não era bem assim (acho que foi um momento "Correio da Manhã" da agência Ecclesia).

Parte das afirmações do papa parecem-me muito da Sexta-Feira Santa e outra parte parecem-me de um Domingo de Páscoa radioso. E isso faz-me uma certa confusão...

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 08 de June de 2013 08:10

Citação:
Cassima
Parte das afirmações do papa parecem-me muito da Sexta-Feira Santa e outra parte parecem-me de um Domingo de Páscoa radioso. E isso faz-me uma certa confusão...

Oi amiga! Não se preocupe, essa confusão é das boas. (Não resisti ao trocadilho, rs.)

Vejo com alegria que o papa está recuperando o (bom) sentido de algumas palavras que tinham ficado semanticamente doentes por conta de certas teologias "estranhas" (sem entrar em mais detalhes). Talvez venha daí sua resistência com palavras do tipo "cruz" e "sacrifício".
Se examinar com cuidado, entretanto, vai constatar que o papa tem veiculado uma mensagem profundamente cristológica e centrada no evangelho. Nesse contexto, bem utilizadas, não há nada de errado com elas. Lembre-se da pregação de Paulo no Areópago: essas palavras estão no kerigma e elas escandalizam mesmo, particularmente num mundo cada vez mais pagão, onde não poucos procuram religiões (ou distância delas) para relaxamento pessoal e amortecimento da consciência.

Vá se preparando que uma hora ou outra o papa pode soltar tb a palavra "mortificação", rs. Se acontecer, lembre-se daquele hino franciscano: "... é morrendo que se vive, para a vida eterna."

Paz e Vento :)

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 11 de June de 2013 13:46

Olá firefox :)

Citação:
Papa Francisco
Eis porque Cristo sofreu o Suplício da Cruz – foi para mostrar-nos o caminho. Isto porque, diz o Papa Francisco, “quando um cristão não tem dificuldades na vida, qualquer coisa não está bem”…

Isto significa o quê? Se uma pessoa não tem problemas é porque leva uma vida falsa? Tem de os procurar?!... Devo sentir-me culpada se não tenho problemas? (quem dera...)

Essas afirmações do papa com as quais esbarro deixam-me um pouco em contraciclo perante a unanimidade que o papa Francisco tem provocado por este mundo fora. E é um pouco desconcertante...

Estranhamente, ontem num programa da TVI estavam a falar do papa e alguém dizia que este papa tinha trazido o conceito da alegria para a Igreja, ao contrário do passado onde só se falava na tristeza!!! (eu devo ler coisas que essa pessoa não lê, ou o contrário).

Reconheço que o tempo de papado é curto para tomar uma decisão definitiva. Contudo as primeiras impressões deixam um pouco a sua marca...

Um abraço

Cassima



Editado 1 vezes. Última edição em 11/06/2013 14:09 por Cassima.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 12 de June de 2013 05:06

Paz de Cristo.

Citação:
Cassima
Citação:
Papa Francisco
Eis porque Cristo sofreu o Suplício da Cruz – foi para mostrar-nos o caminho. Isto porque, diz o Papa Francisco, “quando um cristão não tem dificuldades na vida, qualquer coisa não está bem”…

Isto significa o quê? Se uma pessoa não tem problemas é porque leva uma vida falsa? Tem de os procurar?!... Devo sentir-me culpada se não tenho problemas? (quem dera...)

Essas afirmações do papa com as quais esbarro deixam-me um pouco em contraciclo perante a unanimidade que o papa Francisco tem provocado por este mundo fora. E é um pouco desconcertante...

Veja que curioso, senti que essa fala do papa era tão natural que sequer imaginei que algum católico pudesse ter um sentimento de estranhamento, pq a ligação que fiz com o evangelho foi imediata, particularmente essa passagem:

Lc 6:21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
Lc 6:22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
Lc 6:23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas.
Lc 6:24 Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação.
Lc 6:25 Ai de vós, os que agora estais fartos! porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides! porque vos lamentareis e chorareis.
Lc 6:26 Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.


E agora "quando um cristão não tem dificuldades na vida, qualquer coisa não está bem" já não soa tão estranho, não é?

Acho que a sintonia dos simples com o papa Francisco é maior, não pq ele está dizendo algo diferente dos outros papas, mas pq ele fala de um jeito simples, sem retórica sofisticada, mais direto e em parábolas. Isso não o torna mais santo do que outros papas, mas acho que o transformou no papa que a igreja estava precisando hoje. Torço muito para que o pontificado dele seja um tempo frutuoso para a igreja, principalmente pq temo que está para vir uma tempestade. Como "sei" disso? Pq o mundo acha lindo o evangelho, mas somente enquanto o evangelho não incomoda - os cristãos de salão. Entretanto, num mundo cheio de injustiças, o evangelho sempre vai incomodar, e quem anuncia o evangelho está procurando "dificuldades". Quem se aproxima muito de Cristo costuma ser perseguido. esse enamoramento do mundo (e dos cristãos de salão) vai passar. Acho que estamos no domingo de ramos.

Citação:
Cassima
Estranhamente, ontem num programa da TVI estavam a falar do papa e alguém dizia que este papa tinha trazido o conceito da alegria para a Igreja, ao contrário do passado onde só se falava na tristeza!!! (eu devo ler coisas que essa pessoa não lê, ou o contrário).

Mas esse é o jeito dele, mais carismático. Exigir o mesmo do papa Bento seria completamente despropositado, já que fazia mais o estilo intelectual. Entretanto, a igreja tem santos de muitos tipos, como um corpo tem muitos membros :)

Espero ter colaborado para te tranquilizar com o nosso papa, rs.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 13 de June de 2013 13:35

Citação:
Cassima
Fomos salvos por:
- Morte e ressurreição de Jesus?
- Morte de Jesus?
- Ressurreição de Jesus?

Olá, Cassima, como vai voce? Paz do MEssias eseja convosco!


Sei que a indagação não foi sugerida a mim. Apesar disso, gostaria de fazer alguns comentários sobre a questão. Penso que esse é o ponto central do cristianismo.

Segundo as Escrituras, o homem morreu no Éden, quando desobedeceu a Deus. Lembra da exortação do Criador, quando disse:

Genesis 2:17
Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.


Deus não mente, nem disfarça o certo para parecer errado. Isso significa que a exortação do Criador sobre o resultado que viria sobre o homem e sua descendencia era a pura verdade: Se desobedecesse, o homem iria morrer.

Mas o diabo apresentou-se diante de Adão, e disse que a "coisa não é bem assim":

Gen 3:4 - Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis.

Sabemos que o homem preferiu acreditar na serpente. E assim o homem passou a morrer, e também passou a estar destituído de comunhão com Deus. Segundo vários escritores bíblicos, o "certamente morrerás" é também chamado de "ira de Deus", ou seja, é o salário da desobediencia do homem!

Nessa condição, o de agora destituído de comunhão com Deus, e com o juízo "certamente morrerás" sobre si, só restava ao homem receber o salário das suas práticas. Também ele não teria condição de se justificar perante o Criador: Deus não mente, e zela por Sua Palavra. Isso significa que a raça humana estava fadada ao "certamente morrerás", há não ser que houvesse um Substituto: um "Segundo Adão", que não pecando, não desobedecendo, sofresse a pena dos desobedientes. Tendo esse "Substituto", uma parte da raça de Adão, àqueles que apresentassem diante do Criador Esse Sacrifício como substitutivo, poderiam viver para sempre! Sem esse substituto, o homem estaria irremediavelmente perdido!

Heb 9:22 - ...e sem derramamento de sangue não há remissão de pecados.

É por isso que o Senhor disse, certa vez:

Mat 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

O primeiro Adão falhou, e por isso, todos nós morremos. Mas o Segundo Adão acertou, e através dEle, o homem poderá viver para sempre!

1Co 15:21 - Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.

É na morte do Senhor Jesus, que a pena dos pecados de todo aquele que crê, está completamente paga! Os pecados estão completamente remidos!

É na ressurreição do Senhor Jesus, que temos a completa certeza de que Ele não falhou: Temos a completa certeza de que seu Sacrifício foi aceito pelo Criador! O primeiro Adão não ressuscitou, pois havia falhado, mas o Segundo Adão acertou: Foi o Justo pagando pelas penas dos injustos!

Citação:
Tenho notado que nas suas homilias/discursos/catequeses a Cruz tem tido papel de destaque.

A morte do Senhor Jesus Cristo era completamente necessária. Se Ele não morresse, pobre de nós! Foi por isso que o Senhor reagiu, por diversas vezes, de forma áspera, quando lembrava que precisaria morrer, mas os discípulos queriam demovê-lo dessa idéia:

Mateus 16:21-23
21 Desde então começou Jesus a mostrar aos seus discípulos que era necessário ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia.
22 E Pedro, tomando-o de parte, começou a repreendê-lo, dizendo: Senhor, tem compaixão de ti; de modo nenhum te acontecerá isso.
23 Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens.


As palavras "Jesus Cristo" são o mais doce e preciso significado para a palavra "amor". Ele apresentou-se como substituto, para que todo aquele que nEle crer, tenha o "certamente morrerás" desviado de si, uma vez que estaria cumprido nEle. Aquele que não o aceita, a "ira de Deus" ou o "certamente morrerás" permanece sobre si, e será confirmado, com a morte do corpo!

Joao 3:36
36 Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, pois a ira de Deus sobre ele permanece.


Citação:
Além disso, embora a salvação provenha plenamente da cruz e da ressurreição, toda a vida de Cristo é Mistério de salvação, porque tudo o que Jesus fez, disse e sofreu tinha como objectivo salvar o homem caído e restabelece-lo na sua vocação de filho de Deus.

O Senhor Jesus foi em tudo testado e provado! E em tudo Ele nunca pecou! Se uma única mácula fosse encontrada nEle, seu Sacrifício não seria aceite pelo Criador!

Citação:
Assim, o que é que nos salva?
- A morte?
- A ressurreição?

Na morte do Senhor, a pena pelas ofensas, de todo aquele que crê, são completamente quitadas! Isso era ilustrado, no Antigo Testamento, através da morte de cordeirinhos, macho, de 1 ano, sem defeito! O sacerdote deveria por a mão sobre o cordeirinho, simbolizando a tranferencia de culpa, e sacrificá-lo. Esta oferta era considerada santíssima, e deveria ser comida, após ser ofertada!

A ressurreiçaõ do Senhor é a certeza de que Seu Sacrifício foi completamente perfeito, agradável e foi recebido pelo Criador! Se Ele não houvesse ressucitado, seria sinal de que o Sacrifício não havia sido perfeito!

Que o Senhor continue a nos abençoar.


No amor do Messias

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 13/06/2013 13:43 por David_.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de June de 2013 14:18

Olá David

Tudo bem?

Isto é quase, simplificando a coisa, como a galinha e o ovo: o que apareceu primeiro?

Jesus tinha de morrer (não interessa agora debater muito as várias ideias que estão subjacentes a isso). Mas se não ressuscitasse seria uma morte como todas as outras.

Por outro lado como poderia ressuscitar sem morrer?

A questão está mesmo na "morte e ressurreição" e o peso a dar a cada facto. Esse equilíbrio (ou desequilíbrio) - que terá impacto na forma de ver e viver - espero que seja medido pelo bom senso.

Fica bem

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 14 de June de 2013 14:42

Citação:
firefox
Paz de Cristo.
Veja que curioso, senti que essa fala do papa era tão natural que sequer imaginei que algum católico pudesse ter um sentimento de estranhamento, pq a ligação que fiz com o evangelho foi imediata, particularmente essa passagem:

Lc 6:21 Bem-aventurados vós, que agora tendes fome, porque sereis fartos. Bem-aventurados vós, que agora chorais, porque haveis de rir.
Lc 6:22 Bem-aventurados sereis quando os homens vos odiarem, e quando vos expulsarem da sua companhia, e vos injuriarem, e rejeitarem o vosso nome como indigno, por causa do Filho do homem.
Lc 6:23 Regozijai-vos nesse dia e exultai, porque eis que é grande o vosso galardão no céu; pois assim faziam os seus pais aos profetas.
Lc 6:24 Mas ai de vós que sois ricos! porque já recebestes a vossa consolação.
Lc 6:25 Ai de vós, os que agora estais fartos! porque tereis fome. Ai de vós, os que agora rides! porque vos lamentareis e chorareis.
Lc 6:26 Ai de vós, quando todos os homens vos louvarem! porque assim faziam os seus pais aos falsos profetas.


E agora "quando um cristão não tem dificuldades na vida, qualquer coisa não está bem" já não soa tão estranho, não é?

Acho que a sintonia dos simples com o papa Francisco é maior, não pq ele está dizendo algo diferente dos outros papas, mas pq ele fala de um jeito simples, sem retórica sofisticada, mais direto e em parábolas. Isso não o torna mais santo do que outros papas, mas acho que o transformou no papa que a igreja estava precisando hoje. Torço muito para que o pontificado dele seja um tempo frutuoso para a igreja, principalmente pq temo que está para vir uma tempestade. Como "sei" disso? Pq o mundo acha lindo o evangelho, mas somente enquanto o evangelho não incomoda - os cristãos de salão. Entretanto, num mundo cheio de injustiças, o evangelho sempre vai incomodar, e quem anuncia o evangelho está procurando "dificuldades". Quem se aproxima muito de Cristo costuma ser perseguido. esse enamoramento do mundo (e dos cristãos de salão) vai passar. Acho que estamos no domingo de ramos.

Mas esse é o jeito dele, mais carismático. Exigir o mesmo do papa Bento seria completamente despropositado, já que fazia mais o estilo intelectual. Entretanto, a igreja tem santos de muitos tipos, como um corpo tem muitos membros :)

Espero ter colaborado para te tranquilizar com o nosso papa, rs.


Olá firefox

Pode ser que eu tenha lido mais do que o que lá estava. Não nego. Mas as bem-aventuranças aplico-as a quem está no sofrimento, na dor. Não a quem, não o estando, deverá sentir-se compelido a procurá-lo. E foi assim que li a frase do papa.

O papa Francisco e o papa Bento XVI têm realmente estilos muito diferentes (porém já não o são quando o comparamos com o papa João Paulo II).

***

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 14 de June de 2013 14:55

Citação:
Cassima
Olá David
Tudo bem?

Olá Cassima... Paz do Senhor JEsus...


Por aqui anda um pouco chuvoso. Algumas pessoas, em alguns bairros mais humildes, tem inclusive perdido suas casas devido a intensidade das chuvas. É algo não muito comum, para um estado do nordeste do BRasil, sempre acostumado com as secas e a falta de água.

Citação:
Isto é quase, simplificando a coisa, como a galinha e o ovo: o que apareceu primeiro?

São coisas diferentes, Cassima. Apesar disso, é lógico que a ressurreição ocorreu porque o Senhor morreu. Sendo ela o sinal de que o Sacrifício do Senhor Jesus Cristo, foi perfeito, em todos os seus detalhes, e assim foi aceito pelo Criador. Se ELe não tivesse ressuscitado, estaríamos literalmente fritos!

1Co 15:14 - E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.

É precisamente sua ressurreição, que nos asseegura que Ele foi perfeito em toda a sua vida e jamais pecou.

Cassima, para haver remissão de pecados era necessário um segundo Adão, perfeito, sem mácula, que obedecesse em tudo ao Pai, e se apresentasse como substituto para a pena dos pecadores: Ele precisaria morrer. Perceba que Ele não poderia ser da linhagem do primeiro Adão, pois assim já estaria em dívida: Já estaria sob o pecado.

Assim, enquanto que sua ressurreição mostra a perfeição do seu sacrifício, a sua morte, é substitutiva à morte, para todo aquele que crê: O "certamente morrerás" está cumprido em Cristo, para todo aquele que nEle crê!

Citação:
Jesus tinha de morrer (não interessa agora debater muito as várias ideias que estão subjacentes a isso). Mas se não ressuscitasse seria uma morte como todas as outras.

Isso mesmo: Se Ele não ressuscitasse, seria "uma morte como todas as outras", e isso evidenciaria que Ele não havia sido perfeito em toda a sua forma de viver! Ele seria igual a mim e a ti, pecador! A esperança é viva porque Ele ressuscitou, ou seja, sabemos que o Sacrifício foi completamente aceito pelo Pai!

Citação:
Por outro lado como poderia ressuscitar sem morrer?

Evidentemente que um evento se sucederia um apos o outro. Ou seja, para existir sua ressurreição Ele deveria morrer. Mas cada um desses eventos tem um singificado específico.

1 - sua morte, a morte de um justo, que nunca pecou e teve uma vida completamente perfeita aos Olhos do Criador, recebeu a pena de pecador: a morte! Ele é substituto para as ofensas da linhagem de Adão, ou seja, daqueles que crêem. Estes, através da morte de Jesus Cristo, estão reconciliados com o Criador, pois o "certamente morrerás" está cumprido em Cristo!

Rom 5:10 - Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida.

2 - Na sua ressurreição, há a completa certeza da perfeição do Cordeiro que foi oferecido! Ele ressuscitou, e isso é motivo para os cristãos comemorarem!


Que o Senhor continue a nos abençoar

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 2 vezes. Última edição em 14/06/2013 14:58 por David_.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 15 de June de 2013 05:55

Citação:
Cassima
Pode ser que eu tenha lido mais do que o que lá estava. Não nego. Mas as bem-aventuranças aplico-as a quem está no sofrimento, na dor. Não a quem, não o estando, deverá sentir-se compelido a procurá-lo. E foi assim que li a frase do papa.

Todavia, mesmo que isso me seja incômodo, concordo com o papa. A questão é que não é necessário procurar o sofrimento, buscar o sofrimento pelo sofrimento seria masoquismo e não é disso que se trata. É bastante ser cristão de fato, e num mundo injusto vai estar nadando contra a maré, e mais cedo ou mais tarde as dificuldades virão. Jesus mesmo disse algo sobre isso, se perseguiram até o mestre, o que não farão com um discípulo? (Mat 10) Não acredito que Jesus procurou a própria morte, entretanto, ele foi fiel a sua missão e a morte inevitavelmente veio. Amiga, nem é preciso muita coisa. Num ambiente corrupto, uma pessoa honesta já se torna "inconveniente". O que dizer então de ser santo? Porque é para isso que somos chamados.

Paz e Bem.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de June de 2013 12:30

O caminho até à cruz é uma catequese, de como se pode ressuscitar. Uma sem a outra não faz sentido. E a catequese é a seguinte: podemos ser odiados pelo Mundo que se formos honestos e fieis Deus nos ama e nos tornará vencedores sobre todos os outros.

Eu não consigo plenamente de fundo do meu coração do fundo da minha alma acreditar na ressureição sem primeiro ter vivido a experiência da catequese de Cristo e acreditar nela, porque ela é humana, a ressureição transcende-nos é divina é um ato de Deus. Não ponhamos a carroça à frente dos bois. Primeiro aprender a catequese de Cristo vivê-la com as nossas próprias vidas e depois teremos plena consciência que aquele homem ressuscitou de facto.

O sofrimento é para ser admnistrado não procurado, não por nós mas por aquele que nos deu a vida. Ele vem naturalmente mas por vezes rejeitamos, como o paciente que vai ao médico e não aceita a terapeutica, mas não devemos rejeitar e aceitar tudo o que nos faça crescer. Não quer dizer que Deus quer que soframos muito pelo contrário, o médico também não quer passar nenhuma terapeutica, mas antes isso que o paciente se perca, para sempre.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 17 de June de 2013 13:46

Haverá alguém no mundo sem problemas? Uma pessoa vive a sua viva normalmente, o melhor que pode, será que conseguirá vivê-la sem dissabores, sem sofrimento?

Se sobrevier sofrimento de uma escolha minha tenho de arranjar forma de o eliminar ou de o suportar. Mas não posso certificar a validade das minhas escolhas pelo facto de surgir sofrimento ou não.

É como aquela notícia da Ecclesia de que falei numa mensagem atrás. O título e o que o papa disse são quase a mesma coisa, mas não o são realmente. Eu concordo com o que o papa disse, não concordo com o título.

Eu sei que falamos quase todos do mesmo e estamos de acordo no essencial mas há algumas nuances do que se diz, ou melhor, de como se dizem as coisas que me faz questionar.

Talvez eu esteja instalada no salão. Talvez eu seja dos educados que não produzem frutos pelo exemplo e fervor religioso. Mas esta palavra fervor traz-me logo à ideia aqueles cristãos mais exaltados (não obrigatoriamente no mau sentido, atenção!), mais exuberantes, mas que não se coadunam com a minha forma de ser.

Convivo no meu trabalho, de forma mais próxima, com 3 pessoas: 1 protestante, um católico desleixado e um baptizado mais ateu que outra coisa. Não faz parte da minha forma de ser tentar converter quem quer que seja. São pessoas adultas, conscientes das escolhas que fizeram. Com a pessoa protestante não discuto religião no sentido de ver qual das duas religiões está certa. Com o "ateu" esclareço pormenores em que possa estar em erro, mas como ele não se importa não são muitas as ocasiões. Com o católico desleixado é diferente. Se (se) surgir alguma ocasição converso mas aí estou em casa. Mas não desejo ser alvo do fervor religioso de ninguém nem pretendo eu fazer dos outros alvos.


"Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância."

Claro que não é uma vida de conforto que está aqui em jogo mas também não é uma vida de sofrimento. É uma vida plena, com o que surgir e vier. Só não sei muito bem é como atingi-la.

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de June de 2013 16:02

Viver sem sofrimento não é possível, mas há duas formas de encarar o sofrimento, com coragem e alegria não pelo sofrimento em si, mas porque sairá mais forte. Poderá também encará-lo com medo.

O que causa por vezes mais sofrimento é a recusa desse mesmo sofrimento. Aceite, livremente sem que isso faça parar a sua vida. Aceite com esperança de que o motivo desse sofrimento vai passar, outros virão, mas esse vai passar e as lições retiradas, poderão fazer de mim ou de si e de todos o que vivam à sua volta pessoas mais felizes.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 19 de June de 2013 16:44

Pois! Também conheço a teoria.

Passei um fim-de-semana bastante desagradável de desconforto físico. Alegria na dor?! Só queria era vê-la pelas costas! Graças a Deus pelos medicamentos!

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 19 de June de 2013 17:53

Muito simpática e respeitosa a sua mensagem e desvirtuada do sentido que dei a minha mensagem.



Editado 1 vezes. Última edição em 19/06/2013 17:54 por vitor*.

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 20 de June de 2013 09:14

Não, não foi muito simpática.

Lamento se te magoei.

Cassima

Re: Sexta-Feira Santa e Domingo de Páscoa
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 20 de June de 2013 16:56

OK Cassima não há problema, não tem que lamentar nada.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.