Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 28 de August de 2009 19:21

A crise de valores ética e de fé na sociadade reflecte o estado da sociadade e do homem inserido nela. Sendo gritante repor esses valores e a palavra de Deus , porque e que a igreja nao recorre as comunidades cristas para o seu serviço, incluido a integraçao de casais para a evangilizaçao , e criar novas iniciativas de modo a mobilizar todos no sentdo de incluir na igreja espiritual da igreja catalica, e evangelizar atraves de todas as inicativas individuis ou colectivas , com apoios dos proprios , da igreja e do estado.
A igreja nao pode se reger apenas por um concilio do vaticado 2 que e bastante bom, mas deve de pretender agregar todos , usando todos os meios ao seu dispor.
Um individuo comum e com pouco conhecimento de causa. ve apenas a igreja na sociadade ocidental como a administraçao de sacramentos, que embora naoo tirando o mérito aos sacerdotes e bispos por tudo o que fazem e pelas obras e das suas congregaçoes, deve de cima de tudo e com urgencia, agregar todos os esforços nas suas causas, usando os meios que forem necessarios , e todos os nteressados convidados a se envolverem, cada um dentro da sua capacidade de compreençao e dedicaçao, pois a palavra do Senhor e maior que qualquer concilio e necessita de ser renovada e divulgada , para todos poderem ser chamados na vinda do reino de Deus . De acordo com a vossa parabola homilica e como este e um ano sacerdotal e que cada vez mas se exge uma preparaçao mais exigente de sacerdotes, a igreja espritual deveria chamar todos e tentanto absorver todos na sua vivencia , que para o qual e a sua missao.
Rui Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 31 de August de 2009 18:38

Acho que relativamente à segunda parte do que disse, isso já vai sendo feito na Igreja. A iniciativa não pode partir só dos ministros sagrados, mas tem também de partir do interesse dos leigos em participar, em conhecer-se e em conhecer as suas faculdades e para aquilo a que são chamados a servir na Igreja. A minha posição é que não tenho que proclamar a palavra de cristo a ninguém, nem reprimir ninguém porque não a proclama ou porque alguém não a segue, ou porque é ateu.

Isso seria propaganda religiosa.

A minha posição é a de que o verdadeiro ensino está naquilo que fazemos, não naquilo que dizemos("façam como eu faço" diz s. Paulo). Basta-me dizer sou cristão, que acredito em cristo, para os outros saberem o que sou. Depois deixo que as minhas acções falem o bom ou o mau cristão que há em mim. Há muito de pedagógico nisso. Porque põe as pessoas a reflectir e a gostar, não de fazer aquilo que digo que elas devem fazer, mas a gostar (ou não) de fazer aquilo que eu faço. Sem censuras, sem criticas.

Isto vem a propósito do facto de que há imensa gente na igreja, que não tem jeito para ensinar a palavra, dar catequese, entre outros serviços prestados na Igreja, pelos leigos, mas arranjam outras formas de estar na igreja servindo-a de maneira diversa. A palavra só deve ser ensinada a quem a quer ouvir, em catequese, na eucaristia. Não devemos fazer propaganda religiosa, só ter a coragem de dizer, nos nossos trabalhos, na escola: " Eu sou cristão". Isso basta.



Editado 1 vezes. Última edição em 31/08/2009 18:39 por vitor*.

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de August de 2009 20:02

Olá vitor, quero que saiba que respeito sua posição, mas gostaria de acrescentar algumas palavras ao que disse.

Citação:
vitor*
A minha posição é que não tenho que proclamar a palavra de cristo a ninguém, nem reprimir ninguém porque não a proclama ou porque alguém não a segue, ou porque é ateu.
Isso seria propaganda religiosa.

Acho que entendi seu ponto de vista, mas discordo no modo como apresentou a idéia. Entendo que todo cristão tem sim que proclamar a palavra de Cristo, apenas que há diferentes modos para fazê-lo. Essa proclamação não tem que ser autoritária, desrespeitosa, agressiva, intolerante. Há outro modo melhor para que dê fruto, por isso a proclamação da Palavra bem podia ser paciente, amável; não ser invejosa nem fanfarrona; não ser orgulhosa nem inconveniente; não ser feita por interesse, nem ser irritante nem rancorosa; não colaborar com a injustiça, mas se alegrar quando encontrar a verdade. Por isso aquele que proclama a Palavra precisa saber desculpar e na dúvida preferir pensar antes o bem do que o mal quando se deparar com algo desconhecido.

Citação:
vitor*
A palavra só deve ser ensinada a quem a quer ouvir, em catequese, na eucaristia. Não devemos fazer propaganda religiosa, só ter a coragem de dizer, nos nossos trabalhos, na escola: " Eu sou cristão". Isso basta.

Entendo o que quis dizer, até concordo em parte, mas no coração algo me diz que há algo mais, que alguma coisa faltando no que vc disse. Sinto falta da dialética.
Acho o termo "propaganda" carregado em sentido pejorativo. Ele não se encaixa qdo ouço, por exemplo, a pregação de Luther King ou de Helder Camara; e eles certamente falavam para quem não os queria ouvir - e se se calassem as pedras gritariam. Assim como esses, há tantos outros exemplos. Então não posso concordar que a proclamação tenha que ficar sempre fechada dentro da igreja ou em encontros de catequese. Por tudo isso falta aprofundar mais a parte "não se alegra com a injustiça, nem colabora com ela" e a omissão seria uma forma de colaboração, quando nosso silêncio faz gente sofrer. Indo um pouco mais adiante, acrescento que não sou muito fã da apologética, mas penso que em certos casos há ainda lugar para esse remédio. O problema são os curandeiros hipocondríacos.

Paz e Bem

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 31 de August de 2009 20:15

Bem a minha ideia, a igreja, que nao estou por dentro do que faz no mundo e na europa nomeadamente , que de certeza , da o seu melhor, seria para alem de tudo o que mencionou, poder criar condiçoes para se criar comunidades cristas autosuficentes interagindo com a sociedade mesmo em termos socio-economiicos sem ter tendencias em lucros economicos , abertas a todos que queiram partilhar os ensinamentos e vida abarta ao mundo mas que agreque quem desejar , sem interesses lucratiivos e poder vver uma vida mais espiritual, sem ter que obedecer determinados criterios, contribuindo cada um com o que pode, seja em termos de trabalho, financeiros , e de tudo o que a igreja faça e ministra, e que possam ser focos em todo o mundo de uma expansa da igreja nao a nivel material mas a nivel humano e de valores baseado na mensagem de Deus e de cristo.
O que pretendo dizer ,e criar comunidades e polos cristao abertos que combatam as tendencias materialistas e de consumismo no vida de hoje e que possam viver uma vida mais espiritual e que por esse modo tambam possa ajudar a resolver ou servir de modelo para a sociedade em geral , pacifica smiples, espiritual viva , expansiva e que começe a remar contra a maré do materialismo.

Ama e faz o que queres , S agostinho

Rui Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: firefox (IP registado)
Data: 31 de August de 2009 21:18

Citação:
engrsc
sem ter que obedecer determinados criterios

???

Mas como, se tudo o que vc disse tb são critérios.

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 31 de August de 2009 21:48

bem.. nao olhar a classes sociais , estatutos socais , ricos e pobres , idade, profissoes, sejam elas mais ou menos desconsideradas, e poderem agregar todos os que nelas quiserem particpar, para administrar os ensinamentos da igreja , religiosos, partilharem o que podem, agregar todos , prncipalmente os que mas precisam, que e uma das crtcas da sociedade, e poderem servir a Deus a a igreja, nao estando fechados claro a sociadae , a sua cultura construtiva, a sua participaçao actiiva, e cada um podendo contribuir com o que quiser dar de si e partilhando entre todos o que desejarem dar, e acima de tudo viver no espirito santo , e claro que passar pela catequese e no que eu puder contribuir para isso. A maneira dos primeiros cristaos mas com as benesses do devenvolviemto da sociadade ao longo dos tempo e com todos os seus contrbutos em todas as areas, Mas acima de tudo criar fraternidade entre as pessoas, na prendendo ninguem , mas tambem nao exclundo ninguem e talvez dar resposta a quem mais precise se houver adesao e meios a partr de contributos de todos e criar um espirito de fraternidade , de partlha e de amor de receptividade e entrega gerido a partir de cada uma das dioceses.
Bem. isto e apenas uma base possivel, claro que a igreja tem muito mais experenca e sabe mais do que eu de como o fazer.
E preciso uma nova filosofia de viver em socedade, e de ver a igreja nao so atravez do que ja faz , mas acma de tudo para alem do que ja faz conseguir agregar e crar condiçoes atravez de outras instituicpoes, do estado e de todos que queiram ter uma vida mais crista ou religiosa, que haja meios de a sociedade e todos nos , com as nossas possbilidades possamos construir esse ambiente, infelizmente nao a nivel mundial mas podem fazer em muitas zonas e de diversas maneiras.. tudo o qeu for ideias construtivas para isso serão bem vindas, porque somos todos da mesma familia de Deus .
Com certeza que voces tem experiencias que conhecem actuais ou antigas e talvez arranjem forma de crar meios para criarmos grandes familias a nivel local ligados pelo mundo inteiro nclusive com as outras religioes e nao crentes .
O importante e crar nucleos que sejam uma alternativa ao egoismo, e todos os males que estao a afectar a nossa sociedade e em cada um de nos.

Depende tudo da vontade de quem desejar começar.

Atenciosamente
Rui Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 01 de September de 2009 14:16

Fox eu posso proclamar se interpelado para o fazer. Normalmente defendendo os pontos de vista com a palavra de Jesus já estou a proclamar. Mas não se o fizer para atacar alguém, devo fazer para que as pessoas entendam porque acredito, não para elas acreditarem.
Eu deveria ter dito que a palavra é lançada ao vento, ninguém sabe em que corações vai frutificar e ninguém pode obrigar a terra a virar-se para a fertilidade. A nossa única função é atirá-la ao vento sem tentar converter ninguém. Pode o vento levar, ou não.

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 01 de September de 2009 19:55

Que o vento leve ao estado, para poder baixar os numeros de desempregados, e servir como serviços para a sociedade e como investmentos, combater muitos males da sociedade, que leve as pessoas para serem salvas , e que leve a igreja e a todos a que a ela se agregarem viverem na alegria e graça do SENHOR e da vida .


Nunca se sabe quando será o dia do senhor ,e será bom que todos nos estejamos preparados

Rui Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 15 de September de 2009 22:17

Ja agora , em troco de vir dar respsta a tantos problemas sociaus e de cariz relgioso, deverá pedir ao estado tambem a obrgatoriadade do ensino de religiao e mral como um dos alicerces da nossa sociadade e civilizaçao.

Ruii Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 17 de September de 2009 17:51

Comunidades reconhecidas pelo estado, como parceiros , sendo os seus membros , recnhecidos como missionarios da igreja, e que nao haja dinheiro dentro da comunidade, mas sim em carteiras pessoas e cofre da igreja, ligaadas a todas a otras dioceses, existindo apenas bens, os primarios primeiro e os que que poodem beneficiar a comundade na vivencia do amor de deus e das bençaos que eles nos da hoje . Que a igreja estabeleça um acorde com estado de remunaraçao aos que mas precisam, que os missionarios e os da comunidade obtenham um estatuto diferenciado, que a igreja invista em equipamentos,bens altuistas, que toda a sociedade tenha conheciment e participe directamente ou indirectamente, que os da comunudidade , tenham liberdade de intervir em trabalhs para o bem da igreja e da sociedade , empresas e estado, e que toda a sociedade fique ligado a esses nucleos qe sejam pontos potenciais de mobilizaçao de toda a sociedade e envegelizadora e catolica, aonde todos possam participar , experimentar, e quem quiser escolher,viver . no amor de deus e do proximo. Nao sei quando vira o reino de Deus, mas nos somos pó ao seu explendor , e so todos unidos e temos condiçes para isso no presente , podemos cpmeçar uma nova era , com o papel agora necessário, e importante que a igreja pode fazer na sociadade ocidental , nao so levar, mas criar consiçoes para as pessoas viverem na palavra de Deus e viverem as suas vidas da forma que entenderem ,com uma igreja mais viva , com o maximo de pessoas, e com missionaros da palavra de Deus na terra viva aonde quer que seja, muito tambem no mundo oocidental que vivemos e criar uma sociadade nova como era no principio do crstianismo e como um movimento abranjente. Para alem de pder ser muito util ao estado na resoluçao de problemas reais de desemprego , e outros.

O estado precisa mais que nunca da igreja , nao so atravez da palavra, mas de obras, e acho que para alem de todas que a iigreja faz, essa seria talvez a mais gloriosa de todas , e é a grande oportundade da igreja criar alicerces inabalaveis da prova da palavra vida e da palavra de deus viva a ser realizada na terra e no mindo ocidental , os mesmo que nao possam participar directamente.
A sociadade e o homem nao pode viver sem Deus, e a igreja atravez de Deus fazendo obras , em que todos que desejam e precsam sejam convidados porque um dia e certo que o reino chegará de noite como um ladrao e será todo de ouro vivo.
Na mnha opiniao, o dinheiro deve-se manter a parte de dentroo das comunidades porque corrompe e é motvo de discordias, embora, nao signifique que cada um possa ter o seu dinheiro a parte, e claro quee sempre necessario o dinhero.
E comunidades nao so de necessidades basicas , mas de tudo o que possa er construtivo para uma comunidade, com tud de bom que sociedade tem para oferecer , que seja auto realizadora de todos, que advirta para o mal e que o combata-o,mas que nao limite ninguem.
Apenas uma sugestao, mas todos no mundo mesmo sem ter que poder mudar a sua vida normal, poderia servir Deus contribuindo, e particpando directamente nas comundades da sua diocese.
Que a palavra de Deus se integre em cada um de nos.
Rui Costa

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 17 de September de 2009 17:53

Pelo menos , ninguem poderá negar que nao teve oportunidade na Terra.

Re: Sugestao de um ignorante
Escrito por: engrsc (IP registado)
Data: 17 de September de 2009 21:59

Acho que estoj a ser pretensioso, mas quem sou eu.. apenas um idealista...



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.