Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 26 de August de 2009 10:34

Olá a todos.

Tive conhecimento de que no I.S.C.R.A. (Instit. Sup. Ciências Religiosas de Aveiro), se ministra o Curso Sup. Ciências Religiosas.

No entanto, ao ler o programa desse mesmo curso, e ao avaliar os manuais, (aos quais tive acesso), desinteressei-me, pois encontrei muitos conteúdos,(demasiados), e todos eles pouco aprofundados.

Por exemplo, em relação à Filosofia, área na qual me sinto à vontade, o programa dos quatro manuais não vai além da matéria do 12º ano, mais coisa menos coisa, e mesmo assim são extremamente sintéticos.

Seria de se esperar que a carga de cadeiras ligadas à Teologia tivessem uma maior relevância. No entanto não é bem assim. Alguns manuais são mesmo apenas "introduções" às diversas vertentes teológica

Essa foi a opinião com que fiquei. Daí, o ter recorrido aqui ao Fórum a fim de que alguém, que tenha mais conhecimentos (ou feito) esse Curso, possa partilhar as suas experiências o opiniões sobre o mesmo.

Cumps.

M.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 26 de August de 2009 17:54

Olá M.

Era só para te chamar a atenção para uma mensagem que te deixei no tópico "Os nossos livros favoritos".

Desculpa lá o mau jeito. :)

Abraços

Cassima

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 26 de August de 2009 18:14

Frequentei o ISCRA, mas à distância, ou seja não frequentava as lições localmente dentro do ISCRA(que fica a 2 minutos de onde trabalho e se me esforçar até o consigo ver aqui da janela do meu trabalho), mas na minha paróquia(uma ideia do D. António Marcelino). Das várias disciplinas que frequentei e que fazem parte do programa desse curso(embora eu tenha frequentado o plano de formação sistemático para as paróquias da diocese), como a DSI(doutrina social da igreja) posso dizer que tem todas um carácter introdutório, mas fornecem ferramentas para quem estiver interessado procurar mais informação.

Por esse motivo também existe no ISCRA formação especializada em ciências da família e história das religiões(muito interessante parece), para quem quiser aprofundar os conhecimentos que adquiriu durante o curso. Acredito que a frequência da própria licenciatura seja mais exigente do que o curso de formação sistemática, mas no entanto também me parece que no que carece à fé só se pode forncer estímulos, o resto temos que procurar saber mais.

Uma última ressalva: o curso pode ser o básico em ciências religiosas(3 anos), ou a licenciatura(5 anos).

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Luis Gonzaga (IP registado)
Data: 26 de August de 2009 22:51

Caro M.Martins.

Conheço bem o curso de Ciências Religiosas do ISCRA e posso-te dar a minha opinião. Frequentei os primeiros três anos, de 2001 a 2004, e, com o nascimento da Madalena, decidimos fazer uma pausa.

O curso é uma excelente opção no ensino à distância. Sem dúvida que menos exigente que o curso da Univ. Católica, mas também não se exige a participação nas aulas. Os manuais são bons na introdução e para acompanhamento das matérias e têm dados bibliográficos para quem pretende aprofundar mais. Os próprios professores dão referências para quem quer saber mais.

O que menos gostei do curso foi a pouca discussão que seria de esperar num curso superior. Neste nível, não se espera que os professores nas aulas debitem apenas o que está nos livros e isso aconteceu mais vezes que o desejado. Também me deu a sensação que muitos dos alunos que frequentam o curso têm o objectivo de "passar" e pouco mais. E isso sente-se, por exemplo, na ausência de discussão mesmo entre alunos.

Para quem não tem tempo para um curso presencial, recomendo o curso do ISCRA vivamente. Quanto à profundidade dos temas, se tiveres tempo, podes sempre complementá-los com os livros da BAC (Biblioteca de Autores Cristianos) da colecção Sapientia Fidei (http://www.bac-editorial.com/pre_catalogo.asp): os manuais do curso parecem ser resumos abreviados destes manuais.

Ainda sobre as matérias de Filosofia e Teologia, atenção que este não é um curso de Teologia, mas de Ciências Religiosas, com um foco maior na prática pastoral e não tanto na investigação teológica.

Em suma, inscreve-te no curso e vai comprando os livros da colecção Sapientia Fidei da BAC, para acompanhar cada disciplina e daqui a 3 ou 5 anos vais dar o teu tempo por bem empregue.

Um abraço,
Luís

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 27 de August de 2009 10:35

Obrigado a todos. Estou a frequentar o Curso de Agentes de Pastoral, que tem uma estrutura idêntica,(ou mesmo igual, talvez), ao de Formação Sistemática. Este vai ser o quarto ano, e penso que só me falta uma cadeira: (Liturgia das Horas).

Quem quizer, faz a chamada "PAAD" (trabalho escrito), e submete-se a exame. (O que é o meu caso). No fim, recebemos um diploma que,vem de Espanha. Penso que na Licenciatura é igual.

Quanto a essa mesma Licenciatura, gostava de a fazer mas não sei.... o tempo de que disponho para o estudo é pouco. E como tenho o defeito de ser perfeccionista, entro em pânico se não consigo controlar tudo.

Penso que com o Curso de estou a concluir, mais um ou outro volume da colecção que o Luis indicou, (obrigado, Luis!), que se debrucem sobre os temas de que vá necessitando fico com o necessário para as minhas necessidades.

No entanto talvez me decida a fazê-la. Mas se me matricular, será para a ir fazendo por cadeiras. Nas calmas.

M.



Editado 1 vezes. Última edição em 27/08/2009 10:37 por M. Martins.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de November de 2009 14:35

Bem eu vou-me matricular na licenciatura. Já paguei as propinas só falta entregar a papelada.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: M. Martins (IP registado)
Data: 06 de November de 2009 10:08

Citação:
vitor*
Bem eu vou-me matricular na licenciatura. Já paguei as propinas só falta entregar a papelada.

Boa sorte Victor.

Decididamente eu não vou fazer esse curso. Ponderei bem, e cheguei à conclusão de que definitivamente não tenho tempo para me dedicar aos estudos. Quando saio do trabalho já vou com a cabeça "feita em água".

Informei-me , e disseram-me que não posso fazer o curso por cadeiras. Ou melhor, até posso, (como aluno extraordinário), mas no fim não me dão o diploma. Penso que isso não faz sentido nenhum, nem tem qualquer lógica. Não estou para pagar as cadeiras todas quando só quero fazer algumas.

Quando for para a reforma penso nisso. (Se lá chegar).

Manel



Editado 1 vezes. Última edição em 06/11/2009 10:09 por M. Martins.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 15 de November de 2009 00:43

Olá Martins!

Eu estou com o espirito de que é possível fazer a licenciatura em part-time. Vou até tentar fazer as 4 vias:teologia do laicado, teologia da vida consagrada, ensino religioso e biblia. Poderia só fazer 3 para obter a licenciatura, mas como estou numa de obter conhecimento(não só para mim próprio, numa perspectiva grega, ou oriental, mas para pôr ao dispor dos outros) e não de obter mais uma licenciatura, ou um grau académico, optei desta maneira. Ainda não sei como me vou dar. Este periodo como me matriculei tarde só vou conseguir fazer 1 das 4. Espero poder fazer as outras 3 até Julho.
Felizmente saio do meu trabalho com coragem para fazer mais alguma coisa e com alguma curiosidade de saber mais. Se não fosse assim também não entraria neste misto de coragem e loucura.
Mas estou optimista. Até agora estou muito feliz por ter tomado esta opção.
Espero poder dar mais informações de como está a correr o curso em breve.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Ronald (IP registado)
Data: 23 de November de 2009 14:46

Olá
Estou fazendo um trabalho sobre as ramificações do Catolicismo
Alguém pode me ajudar?
Abraços

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de November de 2009 15:25

Ramificações?!?
Do tipo diferentes ordens religiosas? Ou sobre as diferentes pastorais?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Ronald (IP registado)
Data: 23 de November de 2009 20:03

Ambas as partes!!!
Origens, interpretações, história, etc etc etc

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 23 de November de 2009 20:54

Estou certa que alguns dos nossos colegas mais estudiosos destas coisas terão vasta bibliografia sobre o assunto. Talvez o padre da tua paróquia possa também ajudar-te, ou conhecer alguém de te indique bibliografia sobre o assunto.
Se te dirigires às instituições elas certamente fornecerão tudo o que necessitas.

O campo é muito vasto, sendo possível fazer uma análise a diferentes profundidades. Como não é a minha área, lamento não te poder ser grande ajuda, mas encontrei online uma Enciclopédia que poderá ajudar a escolher o caminho.

Versão em inglês
Versão em castelhano

No fórum, em tópicos antigos podes também encontrar informação, é uma questão de paciência e método.

E os links fornecidos pelo Paroquias... certamente algum ajudará:
[www.paroquias.org]

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.



Editado 2 vezes. Última edição em 23/11/2009 20:55 por Lena.

Re: Curso de Ciências Religiosas
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 26 de November de 2009 15:49

O que ele deve querer são os diferentes ritos católicos, greco-melquita, latino, etc.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.