Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3
Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 02 de December de 2008 21:28

jxb99

Se houvesse muitos padres como esse....a igreja não estava em crise!

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: jxb99 (IP registado)
Data: 02 de December de 2008 22:01

Espero que não tenha sido sorte. Espero que seja assim na maioria das paróquias, ou seja que os párocos ajudem na fé de todo o rebanho.

O problema é muito vasto.
É difícil combater os meios de comunicação e as doses de publicidade ao consumismo puro e duro.

Infelizmente a população portuguesa não é muito instruída e a catequese não é das mais educativas.

Falta uma televisão cristã, não preocupada com o politicamente correcto. A RR devia apostar mais na evangelização e na educação das populações. Pergunto: de que serve a RFM e as rádios afins do grupo para fomentar a Fé? A missa e o terço não chega. É preciso mais informação e formação.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 15:02

Um bom ponto para focar a quem de responsabilidade! (Falta uma televisão cristã) ( É preciso mais informação e formação.)

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 15:14

Há muita comunicação social de inspiração cristã, neste momento, e economicamente parece-me inviável uma TV "cristã" por um motivo simples: é um negócio de capital intensivo (acho que é assim que se diz), não basta reunir verbas para começar, é preciso estar sempre a investir.
Quanto aos critérios da Renascença, fala quem saber mais do que eu: Entrevista

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 17:13

Christ Bell

This is an awesome e-mail. Someone took a lot of time setting up this message.


THE BELL
I KNOW WHO I AM
I am God's child (John 1:12)
I am Christ's friend (John 15:15 )
I am united with the Lord (1 Cor. 6:17)
I am bought with a price (1 Cor 6:19-20)
I am a saint (set apart for God). (Eph. 1:1)
I am a personal witness of Christ. (Acts 1:8)
I am the salt & light of the earth (Matt 5:13-14)
I am a member of the body of Christ (1 Cor 12:27)
I am free forever from condemnation ( Rom. 8: 1-2)
I am a citizen of Heaven. I am significant (Phil 3:20)
I am free from any charge against me (Rom. 8:31 -34)
I am a minister of reconciliation for God (2 Cor 5:17-21)
I have access to God through the Holy Spirit (Eph. 2:18)
I am seated with Christ in the heavenly realms (Eph. 2:6)
I cannot be separated from the love of God (Rom 8:35-39)
I am established, anointed, sealed by God (2 Cor 1:21-22 )
I am assured all things work together for good (Rom. 8:28 )
I have been chosen and appointed to bear fruit (John 15:16 )
I may approach God with freedom and confidence (Eph. 3: 12 )
I can do all things through Christ who strengthens me (Phil. 4:13)
I am the branch of the true vine, a channel of His life (John 15: 1-5)
I am God's temple (1 Cor. 3: 16). I am complete in Christ (Col. 2: 10)
I am hidden with Christ in God (Col. 3:3).. I have been justified (Romans 5:1)
I am God's co-worker (1 Cor. 3:9; 2 Cor 6:1). I am God's workmanship (Eph. 2:10)
I am confident that the good works God has begun in me will be perfected. (Phil. 1: 5)
I have been redeemed and forgiven ( Col 1:14). I have been adopted as God's child (Eph 1:5)
I belong to God
Do you know
Who you are?


Keep this bell ringing...pass it on
'The LORD bless you and keep you;
The LORD make His face shine upon you
And be gracious to you;
The LORD turn His face toward you
And give you peace...

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: jxb99 (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 19:47

Quanto ao negócio televisivo, a Igreja desbaratou a oportunidade TVI, por razões que não interessa discutir. É na verdade um negócio de forte investimento, mas não vejo porque não o fazer. Basta ver a quantidade de seitas que usa a televisão como meio de propagação. É um meio poderoso.

Quanto "à muita comunicação social de inspiração cristã", eu pergunto-me onde é que ela influencia a sociedade. Falamos dos jornais locais tipo "Voz Portucalense" aqui da Diocese do Porto? Que impacto têm na sociedade urbana que foge a sete pés da Igreja e da comunidade?

Li a entrevista do Cón. João Aguiar Campos no link indicado e pergunto-me para que servem as rádios do grupo Renascença?
Para passar só o terço todos os dias e a missa aos domingos e dias santos? Passar música clássica na altura da Páscoa?
Que programas de informação e formação temos sobre Igreja? Que programas temos sobre Educação Cristã? Não será um bom meio para Ensinar?
A RFM e Mega conseguem puxar a para a Igreja os jovens a que se dirigem? Neste ano Paulino, é explicado nestas rádios, o que é "O Ano Paulino" e mais elementar quem foi S. Paulo e a sua importância?. Eu não tenho ouvido. Se calhar ando distraído ou ouço nas horas erradas. Peço desculpa se estou enganado.

O que é uma "rádio de fronteira"? Umas horas é católica e o resto do tempo é laica?

Um das razões para a Igreja em crise é a falha no ensinamento. Se temos meios para o fazer, porque não o fazemos.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 03 de December de 2008 23:08

Citação:
jxb99
Quanto ao negócio televisivo, a Igreja desbaratou a oportunidade TVI, por razões que não interessa discutir.

Mas isso era precisamente o que interessava discutir! Não faz sentido fazer quaisquer projecos novos sem avaliar os que antes falharam.

pontosvista

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 13:27

Depois da TVI, acho que será muito complicado haver outra aventura do Género. Talvez surja uma Web-Tv, um dia, e as pessoas se animem para mais...


Não me compete responder pela Renascença, porque não é a minha área de especialidade. Além da informação religiosa, pelo menos isto há:

Rádio Renascença
Domingo: 10h00-O Dia do Senhor; 11h00-Eucaristia; 23h30-Ventos e Marés; Segunda a Sexta: 6h57-Sementes de reflexão; 7h55-Oração da Manhã; 11h00-Cristo ontem, hoje e sempre; 12h00-Angelus; 18h30-Terço; 23h57-Meditando; Sábado: 23h30-Terra Prometida.

Rádio Sim
Domingo: 10h00-O Dia do Senhor; 11h00-Eucaristia; Segunda a Sexta: 6h45 - Palavras de Vida; 7h50-Bom Dia; 18h30-Terço; 19h00-20h00-Respostas do Pe. Vitor Feytor Pinto; 23h50-Boa noite; Sexta: 23h00-Ser Igreja.

Quanto ao Ano Paulino, veja-se este trabalho, disponível no site da RR: Ano Paulino

Já sobre a imprensa cristã, pessoalmente tenho defendido a necessidade de superar um discurso fatalista (não temos, não sabemos, não conseguimos) e procurar valorizar o trabalho que é feito, promovendo uma linguagem simples, directa, "limpa”, que seja compreensível por católicos e não-católicos. Não sei se o trabalho das rádios, dos jornais ou da agência da Igreja converte alguém, mas é imprescindível.

Mais: não acredito que a principal missão da imprensa se deva desviar da obrigação de informar (e formar). Sempre fiel aos princípios jornalísticos. Acreditem que já é um grande feito quando se conseguem "esclarecer" alguns dos disparates que são colocados a circular sobre posições da Igreja...

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 18:24

Não me parece nada impossível um canal de televisão da Igreja.

O que é necessário é ser pragmático.

Sem muito capital e com a estrutura já existente nos meios de comunicação católicos é possível criar um canal de televisão por cabo.

Não é pensável criar uma nova TVI. Nem vejo sequer qual foi a utilidade, do ponto de vista cristão, da criação da mesma.

Um canal de televisão da Igreja não deve sequer ser um clone das outras TV's generalistas.

Deve ser virada para a Formação, a Informação e a Evangelização. Qual destes objectivos foi cumprido com a TVI?

João (JMA)

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 20:08

Citação:
João
Um canal de televisão da Igreja não deve sequer ser um clone das outras TV's generalistas.
Deve ser virada para a Formação, a Informação e a Evangelização. Qual destes objectivos foi cumprido com a TVI?

Nenhum. Mas porque esse nunca foi o objectivo de quem a criou. Lembro-me bem de uma reunião na paróquia onde o projecto foi apresentado: a televisão só podia ser de um modo que, no fundo, era ser igual às outras. O que foi incrível foi a mobilização de recursos dentro da Igreja para este projecto.

pontosvista

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 04 de December de 2008 20:11

E não só isso...os padres precisavam de ter mais tempo disponivel para estarem em contacto com as pessoas para haver aquele "Touch" como aconteceu com esse forista que aí testemunhou...

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: jxb99 (IP registado)
Data: 06 de December de 2008 12:11

O problema é muito vasto.
Mas continuo no foco dos meios de comunicação social. Só com estas "armas" conseguiremos alterar a desinformação reinante nos media actuais, em que tudo o que seja contra a Igreja Católica deve ser espremido até à última gota e a par disso, educar.

As questões dos párocos não terem tempo entra no circulo vicioso da Igreja em Crise. Como cada vez há menos gente a prestar serviços nas paróquias, cada vez o pároco tem que ter tempo para burocracias e menos tempo para evangelização. Logo menos pessoas aparecem...

Eu acabo por entender a RR e a sua estratégia. O 1º objectivo da RR é ter audiências (mercado) e lá no meio dos objectivos, será dar a missa e o terço, dar tempo de antena ao Patriarca e aos Bispos e emitir uns editoriais contra o aborto e a lei do divórcio. E na nova rádio Sim, dar tempo de antena ao Pe. Feytor Pinto. Já agora qual o público alvo dessa rádio?

Qual o papel da RFM e da Rádio Mega FM no meio disto tudo? Passar música para a camada jovem?

Quanto ao trabalho sobre S. Paulo, peço desculpa, mas é muito pobre.

A Igreja só vai sair da crise com a entrada de muita gente jovem e muito bem formada, capaz de "trocar" o materialismo e consumismo obsessivo reinante nos dias de hoje, pela fé e pela entrega aos outros.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 07 de December de 2008 06:17

Mas se recebem imigrantes em Portugal para trabalhar na construcao, empregadas domesticas, etc. Porque nao padres? Ha muitos no Brasil e em Africa.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Onac (IP registado)
Data: 16 de December de 2008 11:19

A Igreja ainda sonha com um canal de televisão?
Só se for no cabo, através de algo mais temático. Um canal generalista está posto de lado. mais importante é ter uma presença de vários cristãos, como cidadãos, nos vários meios de comunicação social.
(D. Manuel Clemente, entrevista à Visão, 11.12.2008)

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: JMA (IP registado)
Data: 16 de December de 2008 12:16

Já percebi.

O D. Manuel Clemente leu o meu post.



Nota para as almas mais desatentas: estou a brincar...

Nota para o demis: as "almas" aqui referidas são uma metáfora; não são uns farrapinhos esvoaçantes que andam de poiso em poiso , com uma formatação /s nos intervalos...

João (JMA)

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: nick (IP registado)
Data: 08 de July de 2009 23:11

É mais fácil um camelo passar por um buraco de uma agulha que um rico entrar no Reino dos Céus.
E quem não quer ser rico nos dias que correm?

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: meira (IP registado)
Data: 09 de July de 2009 23:51

Jean Guitton dizia que a Igreja já estave em crise quando Cristo foi pregado na cruz.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: meira (IP registado)
Data: 09 de July de 2009 23:58

Corrijo a minha citação. Havia confundido com uma frase de Gustavo Corção. O que Jean guitton falou foi:
"A Igreja está passando através de uma crise terrível. Mas crise é sua condição essencial. Deus deseja esta condição. A Igreja já estava em crise quando S. João escreveu o Apocalipse. Mas se houvesse de restar um só cristão no mundo, a Igreja permaneceria viva nele. Perceba, nossa era é a da decadência. É como disparar uma flecha. A flecha deve ser puxada para trás antes de poder ser atirada adiante. Veja, hoje estamos sendo pressionados para trás. Mas estamos na véspera de grandes mudanças. O próximo século será a idade da nova evangelização, e a luz irá encher a Igreja mais uma vez. Mas os meus olhos não estarão mais aqui para ver isto."

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: Isabella (IP registado)
Data: 10 de July de 2009 03:27

Antigamente só o padre dava a comunhão e este tentava portar-se bem. Nos dias que correm e com a influência da nossa sociedade os jovens e alguns adultos preferem viver a vida fácil e afastam-se da igreja.

Re: A Igreja em crise? Porque?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 15 de July de 2009 13:08

Ola a todos

Bem Tv Catolica já existe em Portugal e por cabo, é a Canção Nova, se tem muitos telespectarodes, isso não sei, que fica caro, não tenho duvidas, se existe apoio da Igreja Portuguesa, na divulgação e na ajuda finaceira não me parece, pois os programas, entrevistas, são quase exclusivamente de produção brasileira.
se é um projecto com pernas para andar... depende de todos nós, que queremos chegar a todo o mundo para Levar o Evangelho.

Cumprimentos

Sérgio Lopes

Ir para a página: Anterior123Próximo
Página actual: 2 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.