Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 18 de August de 2008 19:03

Paz do Senhor


Pode Deus ficar frustrado no seu plano em consequencia de alguem rejeitá-lo ? Poderíamos dizer NÃO ao chamado de Deus?

Dizer "não" ao Senhor implica em algumas consequências...

ESAÚ
Quando trocou sua primogenitura por um prato de lentilhas, ele disse não à Deus. Mostrou ao Senhor que ele não queria o direito de ser o herdeiro-mor de Abraão. Assim Jacó, irmaõ de Esaú, se deu bem e herdou a promessa.

SANSÃO
Ao revelar o segredo de sua força a Dalila, Sansão estava indo muito mais longe do que demonstrar o seu amor a moça. Ele estava simplesmente rejeitando a benção de julgar o povo de Deus e ser o guia e líder daquela gente. Quanto prejuízo...

Alguns acabam por voltar atrás do seu "não", foi assim com o profeta Jonas que teve a ordem de ir a Nínive, mas rejeitou o chamado do Senhor e fugiu para Tarsis. Todos conhecem a história de Jonas.

A rainha Ester também foi exortada por Mardoqueu, quando alertada por este dos intentos do mau Hamã. Vejam o que Mardoque disse a Ester quando essa ficou com receio de entrar na presença do rei para interceder pelo povo judeu...

Ester 4:14
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?


Ester estava com medo de entrar na presença do rei para interceder pelo povo... Por isso Mardoqueu a exortou com o texto acima dizendo que Deus não ficaria frustrado no seu plano de livrar o povo.

Alguns estudiosos garantem que não se pode dizer "Não" a Deus... Uma vez que há um "chamado irresistível" mas outros, baseados principalemente nas passagens acima, garantem que é possível dizer "não" ao chamado do Senhor, porém esta negativa teriam consequencias...

O mais importante é se saber que todos aqueles que atenderam ao chamado do Senhor FORAM ABENÇOADOS, e disso ninguém destoa.

QUe o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 28 de August de 2008 01:16

David
não entendi bem a pergunta.
seria impossível mantermos nosso não a Deus até o final?
Sempre voltariamos atrás nesse não? É isso ?
muitas citações principalmente do Antigo testamento acaba por confundir a intenção de sua mensagem.
voce quer dizer que o " inferno" está vazio , metaforicamente falando é claro.
Mas David , se é assim , porque o a vontade de Deus nao é realizada na Terra.
Não seria pelos vários não que damos durante nossa vida á Deus?
O pecado nao é um nao á Deus?

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: jomar (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 16:46

Aqueles que não acreditam como poderão dizer não ao que nao acreditam?

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 18:41

Citação:
Chris Luz BR
David
não entendi bem a pergunta.
seria impossível mantermos nosso não a Deus até o final?


Paz do Senhor Chris


Biblicamente podemos dizer "não" a Deus, sim... Esse foi o caso de Esaú, quando rejeitou a bênção da primogenitura... Quando "vendeu" a benção a Jacó por um "prato de sopa" Esaú RENUNCIOU as bênçãos que o Senhor havia prometido... Assim, Jesus Cristo descende de Jacó e não de Esaú.

Sansão também disse não a Deus, assim como o rei Saul...

Mas todos esses casos não DEIXARAM o CRIADOR FRUSTRADO de alcançar o que queria. Pois substitutos foram usados para o plano do Senhor ser ALCANÇADO! Não foi com Esaú, foi com Jacó, não foi com Sansão, Débora foi juíza, não foi com Saul, David disse "sim" e herdou as bênçãos...

E foi isso o que MARDOQUEU disse a rainha Ester, quando esta teve receio de entrar na presença do rei e pedir pelo povo judeu... Mardoqueu a exortou de que ela dissesse "sim" ao chamado.

Ester 4:14
Porque, se de todo te calares neste tempo, socorro e livramento de outra parte sairá para os judeus, mas tu e a casa de teu pai perecereis; e quem sabe se para tal tempo como este chegaste a este reino?


Já ví alguns católicos dizendo que se Maria dissesse "não" a Deus, Jesus não teria vindo... Se Maria dissesse "não", outra serva seria usada e JESUS VIRIA DO MESMO JEITO e Maria simplesmente ficaria sem a benção de ser lembrada até hoje como a mãe do Messias! O Plano de Deus de enviar o Messias não iria ficar frustrado por uma simples criatura de Deus!
Citação:
Sempre voltariamos atrás nesse não? É isso ?

O que vemos na Escritura, Chris, é que quando a pessoa diz "sim" ao chamado de Deus é ABENÇOADA! Aquele porém que diz "não" perde a bênção...

Alguns, as vezes, ficam a "protelar" o chamado... Ou seja, o Senhor tem um chamado para alguém PREGAR o EVANGELHO de JEsus na África, num lugar onde não há um só cristão... E a pessoa fica com medo... E pensa nas dificuldades... E depois acaba indo... Se ela decidir não ir, o Senhor LEVANTARÁ outro no lugar para fazer o trabalho!

E Deus usa até o ÍMPIO no seu propósito... Só que o ímpio não sabe que está sendo usado pelo Senhor... FOi assim com o rei Assuero...
Citação:
voce quer dizer que o " inferno" está vazio , metaforicamente falando é claro.
O inferno ou "lago de fogo e enxofre" é o lugar que desígna a "segunda morte"... Acredito que ele está vazio de SERES HUMANOS, ou seja, não há presença de espírito de humanos lá, NESSE MOMENTO, pois o julgamento do "Grande Trono Branco" (ou juízo final) ainda não aconteceu... Mas a Escritura parece mostrar que lá existem anjos caídos aprisionados.

Judas 1:6
E aos anjos que não guardaram o seu principado, mas deixaram a sua própria habitação, reservou na escuridão e em prisões eternas até ao juízo daquele grande dia;

Citação:
Mas David , se é assim , porque o a vontade de Deus nao é realizada na Terra.
Acho que você está querendo se referir a PERMISSIVIDADE de Deus... Pois a vontade do Senhor está se CUMPRINDO! A Escritura vem se CUMPRINDO a cada dia... Pois é o Plano de Deus!

Deus não é um ser que vive triste, melancólico e frustrado por não ver sua vontade ser cumprida...

Ezequiel 12:25
Porque eu, o Senhor, falarei, e a palavra que eu falar se cumprirá;


Lembre que João viu o apocalipse acontecer... João viveu há dois mil anos atrás e viu coisas de tempos bem além, no futuro distante... Como iriam essas coisas acontecerem se a Vontade do Senhor não fosse satisfeita?
Citação:
Não seria pelos vários não que damos durante nossa vida á Deus?
O pecado nao é um nao á Deus?
Fazer o bem é OBRIGAÇÃO de todos, Chris...

Desobedecer também é dizer "não" a benção de Deus. Se uma mulher (ou o homem) casada adultera, perderá seu marido (ou esposa) e a benção do seu casamento... Se alguém mata, será preso e, em alguns lugares até condenado a morte, e assim perderá a benção da liberdade e da vida... Se alguém vive na mentira e morre nessa condição será perdido para sempre...

Gostaria muito que você lesse o que escreví na minha postagem, na primeira página desse tópico.


Que o Senhor nos Abençoe


David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2



Editado 3 vezes. Última edição em 29/08/2008 18:53 por David_.

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 29 de August de 2008 18:46

Citação:
jomar
Aqueles que não acreditam como poderão dizer não ao que nao acreditam?

Paz do Senhor


O ateu é uma pessoa de MUITA FÉ, Jomar. Pois é necessário mais fé para ser ateu do que para ser cristão!

Que o Senhor nos Abençoe

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 04 de September de 2008 14:32

David estou lendo um livro de um médico judeu ,Viktor Emil Frankl: A presença Ignorada de Deus que diz mais ou menos isso que voce diz: que inconscientemente todos creiem em Deus apenas a Sua presença está ignorada.A partir disso se desenvolve a Logoterapia. o sentido existencial do indivíduo e a dimensão espiritual da existência.
Desta forma o nous sempre diz sim á Deus.



Editado 1 vezes. Última edição em 04/09/2008 14:35 por Chris Luz BR.

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 00:08

Fala da Transcendencia da Consciencia - " seja o mestre da tua vontade e o servo da tua consciencia"

Já sou mestre da vontade na medida que sou humano e plenamente consciente da minha natureza responsável.

Agora , nao posso ser o servo da minha consciencia a menos que eu entenda consciencia como fenomeno que transcende a pessoa humana.

Assim, nao posso considerar consciencia apenas em termos de sua facticidade psicológica, mas também preciso apreende-la em sua essencia transcendente.

Posso ser o servo da minha consciencia apenas quando o diálogo com minha consciencia é genuino diá -logos em vez de mero monó-logos. Isto entretanto, somente pode ser o caso quando minha consciencia trascende o meu EU ( SELF) , quando ela é mediatriz de algo OUTRO que NÂO EU MESMO.

O GRANDE OUTRO EM MIM.



Editado 2 vezes. Última edição em 05/09/2008 00:11 por Chris Luz BR.

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: David_ (IP registado)
Data: 05 de September de 2008 19:57

Citação:
Chris Luz BR
David estou lendo um livro de um médico judeu ,Viktor Emil Frankl: A presença Ignorada de Deus que diz mais ou menos isso que voce diz: que inconscientemente todos creiem em Deus apenas a Sua presença está ignorada.

Paz do Senhor


Eu não falei que todos creem "inconscientemente" em Deus, Chris... Principalmente porque o crer se confessa primeiramente com a BOCA...

Rom 10:9-10
Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.

O que eu quiz dizer foi que Deus usa a todos, para atingir Seus Objetivos... Assim ele usa a filhos e a ímpios! E a Escritura é farta de exemplos dessa natureza.


Que o Senhor continue nos Abençoando

David

_________________________________________________________________________________
"Em ti me alegrarei e saltarei de prazer; cantarei louvores ao teu nome, ó Altíssimo." Salmo 9:2

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: lopessergio (IP registado)
Data: 12 de September de 2008 12:46

Ola a todos

Claro que se pode dizer não a Deus, não podemos é depois passar a vida a invoca-lo e a chatea-lo com as nossas acusações.


Cumprimentos

Sérgio Lopes

Re: Podemos dizer "NÃO" a Deus?
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 09 de October de 2008 00:19

Claro que podemos. Acho que temos, nós próprios, a experiência de o fazer.
Deus não impõe.
Somos livres e podemos optar.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.