Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Irmã expulsa quer ser indemnizada!
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 09 de May de 2008 16:12

Irmã expulsa quer ser indemnizada!

A irmã Maria de Fátima Diogo, que trabalhou 23 anos na Liga dos Servos de Jesus, reclama no Tribunal da Guarda uma indemnização de 120 mil euros – sete anos após ter sido expulsa da instituição – por trabalho que não lhe foi pago.



A queixosa – com uma vida dedicada à Igreja e às actividades religiosas, nas quais entrou aos 24 anos – disse ontem ao CM que sente uma 'imensa tristeza' pela expulsão e que passou pelo 'maior sofrimento' por ter perdido aquilo que sempre quis. 'Interromperam um ideal que eu queria seguir', afirma.

A Liga dos Servos de Jesus expulsou-a por 'desobediência', facto que ela refuta. 'Não foi fácil chegar até aqui', porque 'os tribunais não se acreditavam competentes para julgar um processo da Igreja, remetendo para o Tribunal Eclesiástico', onde também era difícil de avaliar. Por isso, houve dois recursos, para a Relação de Coimbra e Supremo Tribunal de Justiça, tendo agora este último decidido que o Tribunal da Guarda podia avançar com o processo.

A irmã Maria Diogo só conseguiu advogado através do apoio judiciário, porque 'não tinha posses', pois não recebia vencimento na Liga dos Servos de Jesus. 'Tive formação como em qualquer ordem religiosa e fui para lá por vocação, que mantenho. Saí porque fui obrigada', diz.

A sua expulsão deveu-se a um desentendimento com a irmã superiora Guilhermina, já falecida, quanto à formação. Ela desejava prosseguir os estudos (fez o 12.º ano) na Universidade de Coimbra, o que não lhe foi permitido. 'Queria tirar o curso para ser mais prestável à instituição', conta, recusando a acusação de desobediência, alegada para a expulsão, pois acabou por interromper os estudos.

BI

Nome: Maria de Fátima Diogo

Idade: 53 anos

Naturalidade: Quinta das Vinhas, Baraçal do Côa, Sabugal

Habilitações: 12.º ano, na Escola Profissional de Trancoso (Curso de Animador Sociocultural)

Onde trabalhou: Liga dos Servos de Jesus, Guarda (Colégio da Cerdeira, durante 23 anos)

Onde trabalha: CAF - Componente de Apoio à Família (Vila Garcia, Guarda)

CM



Editado 1 vezes. Última edição em 09/05/2008 16:31 por Alef.



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.