Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
emigrantes e imigrantes - como deve a Igreja actuar?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 19:58

Como os acolher?
Como os integrar e integrar os seus valores na sociedade de acolhimento?
Como os acompanhar?

A Rita tem colocado aqui o caso da comunidade portuguesa no canada. Denotam dificuldades de integração, diferenças de sensibilidade em relação à comunidade católica local.

Mas atendendo ao elevado numero de imigrantes que cada vez mais ocorre à europa nem sempre um tipo de acompanhamento como o que é feito aí será possivel. Faltam sacerdotes, faltam pessoas.

E quem deve fazer esse acompanhamento. Parece-me que a igreja está dimensionada para funcionar autonomamente a nivel diocesano mas estas questões devem ser acompanhadas a um nivel mais alargado, a nivel nacional.

Re: emigrantes e imigrantes - como deve a Igreja actuar?
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 15 de June de 2007 20:28

Camilo

Cada comunidade seja polaca, seja espanhola, chinesa, etc. Esses próprios com a ajuda da diocese onde se encontram é que devem contactar um padre do país deles. Esse padre deve aprender a língua portuguesa e depois esse mesmo ter de ajudar a comunidade de Emigrantes onde esta. Ou ter alguém dentro dessa comunidade que saiba a língua portuguesa para ajudar a própria comunidade.

E assim que nós fazemos, mas geralmente os padres são os primeiros a aprender a língua onde se integram. No nosso caso, contactamos a Obra Católica das Migrações e nunca ou quase nunca fomos atendidos em Portugal, até dioceses contactamos, aliás contactei eu própria com ordem da diocese local. Porém e Graças a Deus encontramos sempre padres no Brasil. Viva o Brasil :-)



Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.