Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4
Re: Ave Maria !
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 04 de December de 2007 12:10

Ou só porque me disseram que a Bíblia não erra?

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Albino O M Soares (IP registado)
Data: 04 de December de 2007 13:58

Ideias, ficção, estórias, História e realidade andam seguramente misturadas na Bíblia. Talvez por isso, já lhe vi chamar o Livro dos 60.000 disparates.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 04 de December de 2007 14:38

Citação:
David_
Sabemos que a raiz quadrada de "quatro" tem como resposta "dois".

És matemático? Alguma vez fizeste a demonstração do que afirmas? Senão, então aceitaste que a raiz quadrada de quatro é dois só porque te disseram que é certo. Na vida muitas das coisas que temos como verdades são aceites como certas porque alguém nos disse. E não há mal nisso: eu não tenho que provar que a raiz de quatro é dois para acreditar que é verdade, nem tenho de fazer sei lá que pesquisas para provar que é a Terra que gira à volta do Sol.


Citação:
David_
Sabemos também que mentir ou adulterar é errado. DIgo isso fundamentado nas Escrituras Sagradas

Eu sei que mentir ou adulterar é errado porque me ensinaram isso de pequenina. Se esperasse pela Bíblia para isso, já vinha tarde, visto que só a li já na faculdade.

De qualquer das formas, saber que mentir é errado não é um valor cristão. Está subjacente a outras culturas/religiões.

Cassima

Re: Ave Maria !
Escrito por: vitor* (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 00:42

Citação:
Cassima
Olá Vítor
Bem-vindo ao fórum.

Relativamente ao uso do termo "Nossa Senhora", que eu uso, como já viste, gostava de acrescentar o seguinte, àquilo que o firefox já explicou.

Na Idade Média um camponês tinha um senhor local, este por sua vez, tinha como senhor um nobre de maior projecção, e este último tinha o rei como senhor (e mesmo estes se declaravam vassalos dos papas). Nestes vários graus de "senhorio", o facto de se ter um senhor local não invalidava que o maior também o fosse. Tinham graus e importâncias diferentes.

Por outro lado, no campo, era muito normal tratar os pais por senhores. Era a "Senhora minha mãe" e o "Senhor meu pai". Basta ler um ou outro livro do Júlio Dinis, se bem que esse costume durou muito mais que o século XIX. Foi uma realidade que eu ainda conheci e usei e não sou assim tão velha. :)

O título de Nossa Senhora dada a Maria traduz este sentimento de respeito que se quer dar à mãe de Jesus. Se se trata a nossa mãe por senhora, como não se havia de o fazer à nossa Mãe por Jesus?

Um abraço

Cassima
POis infelismente muitos irmãos nossos católicos não procedem dessa maneira. Ainda hoje na sé de Aveiro onde costumo às vezes à semana ir à missa, às 19 , 4 mulheres rezavam o terço e cantavam:"santíssima virgem, sou propriedade tua".
Não era bem por estas palavras, mas o sentido garanto, sob minha honra que era o mesmo. Enfim...
Mesmo que exista uma percentagem de católicos que pense, assim como a amiga cassima pensa, haverá uma larga percentagem que não. O " Nossa Senhora" é de todo desaconselhável. O papa condenou o excesso de culto mariano na igreja católica portuguesa e com uma certa razão.Mas isso não é só um problema nacional. Penso que ele também se apercebeu do excesso de culto Mariano que prejudica, uma das coisas que ele própio se comprometeu a desenvolver:o ecumenismo.
Podemos pedir a intercessão de Maria, mas lembrarmo-nos mais fortemente, de quem nos concede a graça:Deus nosso Senhor. DIzer: obrigado meu senhor porque atendeste ao pedido chegado até ti por intercessão de Maria.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 06:55

vitor*

Na verdade este excesso de culto mariano foi alimentado, intensificado pelo papa anterior.
Agora este diz que não, o próximo teremos de esperar para ver.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 10:52

Olá Vítor

Citação:
vitor*
POis infelismente muitos irmãos nossos católicos não procedem dessa maneira. Ainda hoje na sé de Aveiro onde costumo às vezes à semana ir à missa, às 19 , 4 mulheres rezavam o terço e cantavam:"santíssima virgem, sou propriedade tua".
Não era bem por estas palavras, mas o sentido garanto, sob minha honra que era o mesmo. Enfim...

A expressão pode ser mal entendida, mas não tem maldade. Também Jesus foi "propriedade" de Maria, dela recebeu sustento e protecção durante muitos anos da sua vida. Com esta expressão, as pessoas vêem Nossa Senhora como mãe e põem-se no lugar de Jesus.

De qualquer das formas, mesmo que haja aí um mau entendimento da teologia, não há maldade na intenção, e é isso que eu acho que não se deve perder de vista.

Citação:
vitor*
Mesmo que exista uma percentagem de católicos que pense, assim como a amiga cassima pensa, haverá uma larga percentagem que não.

Pois eu acho que é exactamente ao contrário. Esta é a visão popular (no sentido de povo simples), foi o entendimento que eu recebi no meio em que nasci e cresci, que é humilde e as pessoas têm maioritariamente uma fé simples.

O sentido de senhorio, com os seus vários graus, e dar o tratamento de senhor a quem se quer demonstrar respeito é quase inato no povo camponês, que se transmitiu por gerações. Por isso, considero eu que uma larga maioria pensa como eu, poderá é não o racionalizar da mesma forma.

Citação:
vitor*
O papa condenou o excesso de culto mariano na igreja católica portuguesa e com uma certa razão.Mas isso não é só um problema nacional. Penso que ele também se apercebeu do excesso de culto Mariano que prejudica, uma das coisas que ele própio se comprometeu a desenvolver:o ecumenismo.

Não me parece. Em que te baseias para dizer isso? Pelo que li e pelas reacções que se lhe seguiram, o papa criticou a organização e a forma como a formação é feita. Não vi uma única referência ao culto a Maria.

DN:

"É preciso mudar o estilo de organização da comunidade eclesial portuguesa e a mentalidade dos seus membros para se ter uma Igreja ao ritmo do Concílio Vaticano II". Mais, para o Santo Padre, a "maré crescente de não praticantes" nas dioceses deve levar a uma cuidada avaliação da "eficácia dos percursos de iniciação actuais".

Pelo contrário, ainda na sequência da visita Ad Limina, li aqui uma declaração, não no papa, mas da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, em que se pedia para salvaguardar a religiosidade popular:

Citação:
Valorizar e purificar a religiosidade popular foi um dos apelos que a Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos fez aos bispos portugueses. O bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, contou à Agência ECCLESIA que devido às peregrinações ao Santuário de Fátima e às outras festas que se realizam de Norte a Sul, o prefeito da Congregação “pediu-nos para que não destruíssemos a religiosidade Popular”.

Citação:
vitor*
Podemos pedir a intercessão de Maria, mas lembrarmo-nos mais fortemente, de quem nos concede a graça:Deus nosso Senhor. DIzer: obrigado meu senhor porque atendeste ao pedido chegado até ti por intercessão de Maria.

Perfeitamente de acordo.

De qualquer das formas, continuo na minha: Maria é a forma como Deus escolheu manifestar a sua face maternal, e as pessoas muitas vezes, parecem preferir vê-l'O através dela. Mas se fores falar com elas, sabem perfeitamente que Deus é Uno e Trino e que Maria não faz parte da Trindade. Qualquer que seja a idade ou grau de formação da pessoa.

Abraços

Cassima

Re: Ave Maria !
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 11:00

Citação:
Lena
Na verdade este excesso de culto mariano foi alimentado, intensificado pelo papa anterior.

Lena

Há relativamente pouco tempo li algures (não me consigo lembrar onde) que o papa João Paulo II teve um debate sério consigo mesmo sobre se a sua devoção a Maria era errada e desviava o centro da Fé que devia ser Cristo! E chegou à conclusão que não havia incompatibilidades nem usurpação de lugares.

Como vês, João Paulo II teve consciência dessa questão.

Vou tentar recordar-me donde vi isso, e transpor para aqui as palavras.

Abraços

Cassima

Re: Ave Maria !
Escrito por: Lena (IP registado)
Data: 05 de December de 2007 22:50

Cassima

não nego isso... mas a prática, o lado mediático das acções de JPII no seu pontificado foram no sentido de subir o estatuto de Maria.

Muito sinceramente, acreditas mesmo naquela explicação para o último segredo de Fátima?
Não sou a melhor pessoa para falar disto. Gosto de aprender com vcs mas há coisas que não me cabem bem por nada. Confesso que JPII nunca me agradou, pois nunca vi ali um religioso, mas sim um hábil político.

Quem eu conheci e admirava já cá não anda, pelos vistos morreu. Em breve serei eu. Melhor assim.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Cassima (IP registado)
Data: 06 de December de 2007 13:26

Citação:
Lena
Cassima
não nego isso... mas a prática, o lado mediático das acções de JPII no seu pontificado foram no sentido de subir o estatuto de Maria.

Muito sinceramente, acreditas mesmo naquela explicação para o último segredo de Fátima?
Não sou a melhor pessoa para falar disto. Gosto de aprender com vcs mas há coisas que não me cabem bem por nada. Confesso que JPII nunca me agradou, pois nunca vi ali um religioso, mas sim um hábil político.

Sinceramente, sobre o terceiro segredo de Fátima (ou mesmo os outros) não posso pronunciar-me com conhecimento de causa, porque nunca me dediquei a estudá-lo. Não me interessam por aí além. O que posso dizer é que, devido à especulação que se foi criando ao longo dos anos, pareceu simples demais. O pessoal estava à espera do fim do mundo e apareceu-lhe uma tentativa de matar o papa... Por isso é que apareceram logo os amigos das teorias da conspiração a dizer que aquilo não era tudo...

Sobre João Paulo II é verdade que ele era um político hábil e tinha de o ser. O papel do papa não é só religioso. O mundo não o deixa sê-lo. Mas a vertente religiosa é o que importa mais e, o que a mim muito me atraiu, a vertente e o calor humanos. João Paulo II foi uma pessoa que muito amei, era como se fosse da minha família. Foi eleito papa era eu ainda muito nova e tinha acabado de acordar para a figura concreta do Chefe da Igreja, devido à morte de Paulo VI e, mais concretamente, devido ao sorriso lindo de João Paulo I.

Isto não implica que tenha aceite e concordado com todas as atitudes e declarações dele. Não aceitei e não concordei com tudo, mas isso não implica que deixasse de gostar dele. Afinal, numa família, amamos todos, mesmo que nem sempre se comportem de acordo com as nossas expectativas. :)

Cassima

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de December de 2007 23:04

Santo Agostinho um dia achou que a Bíblia era um livro para velhas e crianças...porém superou a razão e o literalismo e com o auxílio de Ambrósio percebeu todo tesouro escondido nas mensagens , que outrora seu orgulho impedia.

Foi um presente muito grande ,Jesus de Nazaré ter nos dado sua mãe .
E a Tradição coloca como mistério de Cristo a coroação de Maria no céu, pois ela acreditou até o fim...
Tudo em Maria aponta para Jesus seu filho. Tudo em Maria é Cristocêntrico.
A escola de Maria nos mostra sempre Jesus.
A espiritualidade do ADVENTO é toda Mariana .
É um bom momento para os inciantes na fé católica refletirem a bondade de Jesus de Nazaré nos dar sua mãe.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de December de 2007 23:13

Acho que vocês estão esquecendo da união hipostática, esta só existe em Jesus de Nazaré , segunda pessoa da Santa Trindade...

Perfeito é Quem Te Criou

Se um dia um anjo declarou que tu eras cheia de Deus
Agora penso quem sou eu para não te dizer
Oh mãe, cheia de graça, oh mãe
Cheia de graça, oh mãe, agraciada

Se a palavra ensinou que todos hão de concordar
E as gerações te proclamar
Agora eu também direi
Tu és bendita, oh mãe, tu és bendita, oh mãe,
Bem-aventurada

Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol
A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa

Não há como se comparar, perfeito é quem te criou
Se o criador te coroou, te coroamos, oh mãe, te coroamos
Oh mãe, te coroamos, oh mãe
Nossa Rainha

Te coroamos, oh mãe...



Editado 1 vezes. Última edição em 10/12/2007 23:15 por Chris Luz BR.

Re: Ave Maria !
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 10 de December de 2007 23:52

Frei Isodoro Mazzarolo nos ensinou :

A salvação passa pelo humano , é antropológica .
Co-redentora porque é Deus que faz o projeto de redenção no Novo Testamento ,mas quem protagoniza é Maria , cheia de graça .
Assim como foi Deus quem faz o êxodo no Antigo Testamento pela mediação de Moisés.( arquétipo de lei, da dureza, sem graça)
Deus quer que o ser humano contribua, Deus não pode fazer se eu não quero, não aceito.
Deus faz Graça em quem acredita Nele.
Maria nos ensina que a confiança em Deus é importante.

Na anunciação Maria questiona o anjo sobre o que vai acontecer pois ela tem dúvidas.O anjo vai incentivando e garantindo...
Quando Maria se convence que pode dizer o seu sim, em seguida mostra como Deus entra na história das pessoas, dizendo:


Lc 46-55 -

MAGNIFICAT
A minha alma engrandece o Senhor,
e meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador,
porque ele olhou para a humildade de sua serva.
Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz,
porque o Todo-Poderoso fez para mim coisas grandiosas.
O seu nome é santo,
e sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que o temem.

Ele mostrou a força de seu braço:
dispersou os que têm planos orgulhosos no coração.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Encheu de bens os famintos,
e mandou embora os ricos de mãos vazias.

Acolheu Israel, seu servo,
lembrando-se de sua misericórdia,
conforme prometera a nossos pais,
em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre.

Ir para a página: Anterior1234
Página actual: 4 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.