Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4
Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 24 de January de 2007 07:17

A conversão de Edith Stein

Citação:
“ESTA ES LA VERDAD”.
LA ILUMINACIÓN DE EDITH STEIN.

Verano de 1921



Juan Pablo II canonizó el 11 de octubre de 1998 a Edith Stein, desde entonces Santa Benedicta de la Cruz, y a quien se le dio el título de copatrona de Europa. Edith no nació católica, sino judía, en Breslau –entonces ciudad alemana, y hoy polaca con el nombre de Wroclaw–, en 1891. Su biografía es la historia de una de las nuevas figuras femeninas que marcan en el siglo XX, y una de los mártires de la fe en medio de la barbarie nazi. Su categoría intelectual como pensadora, su entrada en el Carmelo, su significación religiosa para la Iglesia que prepara el Vaticano II, son jalones de esta gran mujer contemporánea. He aquí la nota biográfica oficial publicada por la Santa Sede, en el fragmento que relata hasta el momento de su conversión:

Cuando Edith Stein, la última de once hermanos, nació en Breslau el 12 de octubre de 1891, la familia festejaba el Yom Kippur, la mayor fiesta hebrea, el día de la expiación. "Esto hizo, más que ninguna otra cosa, que su madre tuviera una especial predilección por la hija más pequeña". Precisamente esta fecha de su nacimientó fue para la carmelita casi un vaticinio. El padre, comerciante de maderas, murió cuando Edith no había cumplido aún dos años. La madre, una mujer muy religiosa, solícita y voluntariosa, una persona verdaderamente admirable, al quedarse sola, debió hacer frente tanto al cuidado de la familia como a la gestión de la gran hacienda familiar; pero no consiguió mantener en los hijos una fe viva. Edith perdió la fe en Dios. "Con plena conciencia y por libre elección dejé de rezar". Obtuvo brillantemente la reválida en 1911 y comenzó a estudiar germanística e historia en la Universidad de Breslau, más para tener una base de sustento en el futuro que por auténtica pasión. Su verdadero interés era la filosofía. Le interesaban también los problemas de la mujer. Entró a formar parte de la organización "Asociación Prusiana para el Derecho Femenino al Voto". Más tarde escribía: " como bachiller y joven estudiante, fui una feminista radical. Perdí después el interés por este asunto. Ahora voy en busca de soluciones puramente objetivas".

En 1913, la estudiante Edith Stein se fue a Gottinga para asistir a las clases universitarias de Edmund Husserl, de quien llegó a ser discípula y asistente, consiguiendo con él el doctorado. Por aquellos tiempos, Edmund Husserl fascinaba al público con un nuevo concepto de verdad: el mundo percibido no solamente existía de forma kantiana, como percepción subjetiva. Sus discípulos entendían su filosofía como un viraje hacia lo concreto. "Retorno al objetivismo". Sin que él lo pretendiera, la fenomenología condujo a no pocos discípulos y discípulas suyos a la fe cristiana. En Gottinga Edith Stein se encontró también con el filósofo Max Scheler y este encuentro atrajo su atención sobre el catolicismo. Pero todo esto no la hizo olvidar el estudio con el que debía ganarse el pan en el futuro y, en 1915, superó con la máxima calificación el examen de Estado. No obstante, no comenzó el periodo de formación profesional. Al estallar la primera guerra mundial escribía: "ahora ya no tengo una vida propia". Siguió un curso de enfermería y prestó servicio en un hospital militar austríaco. Fueron tiempos difíciles para ella. Atendía a los ingresados en la sección de enfermos de tifus y prestaba servicio en el quirófano, viendo morir a hombres en la flor de su juventud. Al cerrar el hospital militar en 1916, siguió a Husserl a Friburgo en Brisgovia, donde obtuvo el doctorado "summa cum laude" con una tesis "Sobre el problema de la empatía ".

Por aquel tiempo le ocurrió un hecho importante: observó cómo una aldeana entraba en la Catedral de Frankfurt con la cesta de la compra, quedándose un rato para rezar. "Esto fue para mí algo completamente nuevo. En las sinagogas y en las iglesias protestantes que he frecuentado los creyentes acuden a las funciones. Aquí, sin embargo, una persona entró en la iglesia desierta, come si fuera a conversar en la intimidad. No he podido olvidar lo ocurrido". En las últimas páginas de su tesis de doctorado escribió: "ha habido personas que, tras un cambio imprevisto de su personalidad, han creído encontrar la misericordia divina". ¿Cómo llegó a esta afirmación? Edith Stein tenía gran amistad con el asistente de Husserl en Gottinga, Adolf Reinach y su esposa. Adolf Reinach muere en Flandes en noviembre de 1917. Edith va a Gottinga. Los Reinach se habían convertido al Evangelio. Edith tenía cierta renuencia ante el encuentro con la joven viuda. Con gran sorpresa encontró una creyente. "Este ha sido mi primer encuentro con la cruz y con la fuerza divina que transmite a sus portadores... Fue el momento en que se desmoronó mi irreligiosidad y brilló Cristo". Más tarde escribirá: "lo que no estaba en mis planes estaba en los planes de Dios. Arraiga en mí la convicción profunda de que -visto desde el lado de Dios- no existe la casualidad; toda mi vida, hasta los más mínimos detalles, está ya trazada en los planes de la Providencia divina y, ante los ojos absolutamente clarividentes de Dios, presenta una coherencia perfectamente ensamblada".

En otoño de 1918, Edith Stein dejó la actividad de asistente de Edmund Husserl porque deseaba trabajar independientemente. La primera vez que volvió a visitar a Husserl después de su conversión fue en 1930. Tuvo con él una discusión sobre la nueva fe de la que la hubiera gustado que participara también él. Tras ello escribió una frase sorprendente: "Después de cada encuentro que me hace sentir la imposibilidad de influenciar directamente, se agudiza en mí el impulso hacia mi propio holocausto". Edith Stein deseaba obtener la habilitación para la libre docencia, algo que, por aquel entonces, era inalcanzable para una mujer. A este respecto, Husserl se pronunciaba así en un informe: "Si la carrera universitaria se hiciera accesible a las mujeres, la podría recomendar encarecidamente más que a cualquier otra persona para el examen de habilitación". Más tarde, sin embargo, se le negaría la habilitación a causa de su origen judío.

Edith Stein vuelve a Breslau. Escribe artículos en defensa de la psicología y de las humanidades. Pero lee también el Nuevo Testamento, Kierkegaard y el opúsculo de los Ejercicios espirituales de Ignacio de Loyola. Se da cuenta de que un escrito como éste no se le puede simplemente leer, sino que es necesario ponerlo en práctica.

En el verano de 1921 fue durante unas semanas a Bergzabern (Palatinado), a la finca de la Señora Hedwig Conrad-Martius, una discípula de Husserl. Esta señora, junto con su esposo, se había convertido al Evangelio. Una tarde Edith encontró en la biblioteca la autobiografía de Teresa de Ávila. La leyó durante toda la noche. "Cuando cerré el libro, me dije: esta es la verdad". Considerando retrospectivamente su vida, escribía más tarde: "mi anhelo por la verdad era ya una oración".

En enero de 1922 Edith Stein se bautizó. Era el día de la Circuncisión de Jesús, la acogida de Jesús en la estirpe de Abraham. Estaba erguida ante la fuente bautismal, vestida con el blanco manto nupcial de Hedwig Conrad-Martius, que hizo de madrina. "Había dejado de practicar mi religión hebrea y me sentía nuevamente hebrea solamente tras mi retorno a Dios". Ahora tendrá siempre conciencia, y no sólo intelectualmente, sino de manera tangible, de pertenecer a la estirpe de Cristo. En la fiesta de la Candelaria, una fiesta cuyo origen se remonta también al Antiguo Testamento, fue confirmada por el Obispo de Espira en su capilla privada.

Después de su conversión, lo primero que hizo fue volver a Breslau. "Mamá, soy católica". Las dos lloraron. Hedwig Conrad-Martius escribió: "mira, dos israelitas y en ninguna de ellas hay engaño" (cf. Jn 1, 47).

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 24 de January de 2007 07:32

Eu acho que há muita mais espiritualidade num descrente que se questiona que num crente que se acomoda.

No fundo acho que não há verdádes absolutas. Há tantas verdades quantos homens que se põe a pensar.

A minha quezilia com a igreja é o de não aceitar que me imponham uma verdade. Quero ser livre de pensar, mesmo que isso me custe o que me está a custar. É o caminho pedregoso de quem não aceita dizer que sim, só porque sim. Eu penso que o mais importante é a nossa caminhada. A minha é esta, feita pelos meus próprios pés. Não aceitei ir na corrente. Não por ser do contra, ou para chocar alguém, mas porque pensei e cheguei a conclusões. Se são certas ou não, não sei, mas sei que foram fruto da minha vontade em encontrar respostas.

Mas lá no fundo, mesmo no fundo acho que ainda continuo a fazer parte da igreja, se não, não sentia necessidade de a questionar.

Obrigado a todos

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 24 de January de 2007 09:55

O questionar a Fé não é mau. Aliás, para muitas pessoas, é a forma de conhecerem melhor DEus. Para mim, por exemplo, foi. Acho que é melhor questionar do que dizer sim simplesmente por se dizer, sem se ter noção do que estamos a fazer.

O questionar as coisas tem outra vertente importante, na minha opinião. Conhecemos outras crenças, outros pontos de vista e permite-nos ter uma visão mais global deste mundo.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 26 de January de 2007 18:25

Qual a sua definição de Igreja , ripaus?
Corpo místico do Cristo ou hierarquia?

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 29 de January de 2007 05:43

Chris Luz

A Igreja é uma organização. É um conjunto de pessoas unidas com um obectivo comum.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 29 de January de 2007 09:13

Ripa Rius,

Se olhares para a Igreja enquanto a Hierarquia, sim podemos mais ou menos dizer que é verdade. Mas mesmo dentro da Igreja/Hierarquia podemos facilmente que muitas vezes o objectivo comum é flutuante.

Podemos dizer que a Igreja tem como objectivo a salvação do Mundo em termos espitiuais. Este deveria ser o único e mais importante objectivo da Igreja.

Mas não sejamos ingénuos porque também existem outros interesses, muito mais mundanos dentro da Hierarquia. E aqui, amigo Ripa Rius, os objectivos variam muito e dependem da visão que se têm do mundo. Basta olhar para este fórum para se dar conta que existem muitas pessoas que são Igreja que não se conformam, que não concordam, que obedecem e questionam mas que não deixam de ser Igreja.

Assim, a Igreja enquanto organização é uma coisa, a Igreja enquanto comunidade é uma realidade totalmente diferente. Não é por acaso que se fala entre dentes, que há um cisma silencioso entre as cúpulas e as bases.

Isso é bom? Claro que não, mas também é assim que se cresce e que vamos aprendendo a ser mais comunidade.

Em comunhão

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 02:16

Deus revela-se no próximo, na comunidade. A Igreja é a expressão comum dessa comunidade.
A doutrina da igreja não é um imposição mas sim um ensino. Não nos revoltamos contra os professores de matematica e os ensinamentos que eles nos impoem.
Deus escolheu revelar-se numa comunidade, primeiro no povo eleito, Israel, depois na Igreja. Na Igreja cada um tem a sua função e o seu lugar.
São Paulo comparou a Igreja a um corpo, com diferentes orgãos que têm diferentes funções.

Repudiar a "organização" (creio que o termo tem a sua origem em organismo) é repudiar a revelação comunitária. Deus teria que se revelar a cada Homem e Mulher na sua existencia. A religião, a espiritualidade não seria necessariamente uma razão para a aproximação entre os Homens (este é um valor cristão que penetrou profundamente na nossa cultura, há religiões aonde isto não é válido).

Dir-me-às que não concordas com alguns dos ensinamentos da Igreja, que historicamente alguns eram claramente errados.

Para compreender esses ensinamentos é preciso conhece-los minimamente. Infelizmente a maior parte dos cristãos não os conhece ou conhece-os de forma deturpada. Para além disso há uma estrutura, uma hierarquia nesses ensinamentos.
Quanto ao facto de historicamente alguns estarem errados isso acontece com todo o conhecimento humano. Apenas uma pequena parte desses ensinamentos é considerada revelação segura, inalteravel. A revelação é também dinamica, o Espirito Santo nos ensinará todas as coisas, prometeu Jesus.

Sim, a Igreja é uma organização mas não é apenas isso.

Não aceitas o sim apenas porque sim. Muito bem, em geral é uma boa opção mas é uma opção com limites. Em nenhum ramo do conhecimento isso é inteiramente praticavel. Quando vais ao médico certamente que aceitas a opinião dele com umas explicações sucintas. Se estudas uma dada matéria raramente aprofundas até à ultima base. Se fizeres isso em matematica ou fisica praticamente não sais do estudo dos fundamentos. Aceitas como correcto aquilo que outros te dizem e estudaram pelo menos até certo ponto.
No dia a dia confias no que outros te dizem, tens fé neles.

No cristianismo normalmente Deus chega até nós através do próximo. Deus está presente no proximo e é este que nos transmite a fé.

Rejeitar esta dimensão comunitária da fé, da religião implica logicamente rejeitar que Deus se tenha revelado a essa comunidade. Rejeitando todas as comunidades (e sendo elas exclusivas - depois posso explicar o que quero dizer com isto, logo Deus ou se revela a uma ou a nenhuma) então resta-nos concluir que Deus não se revela ao Homem ou se o faz não o podemos saber a não se que o faça connosco. O que é coerente com uma imagem de Deus distante e desinteressado da humanidade que criou. Ou com um panteismo.
De qualquer forma não me parece evitavel a solidão na fé, afinal de contas começamos por recusar a revelação comunitária de Deus.

O cristianismo afirma que Deus se revela em comunidade, cada um recebe alguns dons, nenhum os recebe todos, e esses dons não são principalmente para beneficio proprio mas sim para beneficio comum. Os dons de que falo aqui são principalmente os espirituais, sabedoria, conselho, entendimento, conhecimento, etc. Rejeitar a Igreja, encarar os seus ensinamentos como imposições, leva a rejeitar esses dons que Deus nos dá. Normalmente não nos dá esses dons directamente mas através do próximo, da comunidade, da Igreja. Assim a ligação ao próximo, à comunidade é mais forte.
São Paulo diz numa das suas epistolas que a Igreja é o Corpo Místico de Cristo. Este entendimento da Igreja vai para além da mera hierarquia, ou mesmo para além dos catolicos e cristãos. No entanto a hierarquia, a organização também é parte e parte importante deste corpo. Eu mais que encara-la como um poder que oprime e impoe encaro-a como uma professora que orienta, ensina e aconselha.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 10:16

Eu penso que Deus se revela a cada um de nós muitas e variadas formas. Quando contemplamos o firmamento e nos damos conta da nossa pequenês. Quando nos maravilhamos com as obras da humanidade, quando ouvimos uma música, ou contemplamos uma obra de arte. Num pôr do sol. Quando nos damos conta que amamos verdadeiramente alguem. Para mim o bem e o belo são sinais da presença de Deus em cada um de nós.

Não acredito que Deus se tenha revelado somente ao povo de Israel, numa primeira fase, e depois só atravez de Cristo. Acho que Deus se revela a toda a humanidade de diferentes formas, e sempre se revelou. Quer atravez de outras crenças e religiões, quer a cada um dos humanos individualmente.

Eu tento entender Deus para além das crenças e práticas religiosas, um Deus verdadeiramente universal. Depois cada religião é uma forma concreta dos homens chegarem a Ele.

Não sei se Deus me guia, me proteje, me julga e me condena ou se simplesmente colocou em mim um pouco da Sua essência e me deu a responsabilidade dos meus actos. Talvez a humanidade não seja só uma criação divina, mas uma parte do próprio Deus. Talvez Cristo nos tenha tentado ensinar que todos somos como Ele Deus feitos homens. Talvez, talvez, talvez. São tudo hipoteses que para mim têm tanto valor como as que a doutrina católica me ensinou. São tudo tentativas de compreender o incompreensivel.

Deus é tão simples que não deve haver homem que não o sinta, e tão complexo que não há homem que o consiga entender. Deus está para além do nosso entendimento, da nossa limitada razão. ´São vãs as nossas tentativas de o conhecer. Deus apresenta-se-nos subtilmente nas emoções.

Eu acho que foi importante para mim, o ter-me esvasiado de ensinamentos, e ter tentado encontrar Deus para lá da doutrina. Não que a doutrina e a tradição sejam inúteis, mas foi importante para mim sentir que Deus continuava, mesmo sem ser da forma como me tinham ensinado.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 31 de January de 2007 22:22

Sim, Deus revela-se a cada homem, há sementes de verdade noutras religiões, pelo menos em muitas das outras religiões.
Mas é em Jesus Cristo que Deus quis manifestar-se de forma plena. E a Igreja recebeu de Jesus Cristo a missão de transmitir a mensagem de Deus feito Homem.

Repara que se quiseres reconstruir uma qualquer ciencia partindo do principio podes tenta-lo, até conseguirás descobrir algumas coisas, mas não conseguirás chegar ao mesmo ponto em que toda a humanidade chegou apoiando-se mutuamente.

Lembro também uma passagem biblica. O demonio tenta Jesus no deserto:
- diz a esta pedra que se transforme em pão.

A tentação é pedir a Deus aquilo que nós podemos fazer por nós proprios.
Podemos nós legitimamente exigir de Deus que se nos revele de forma pessoal e particular quando Ele se revelou a outros que transmitiram os seus dons (leia-se a forma como Deus se lhe revelou, que pode ser por exemplo o entendimento ou compreensão de determinado aspecto da espiritualidade, da fé, da religião) à comunidade?

Ao querer fazer uma caminhada solitaria para descobrir Deus com as nossas proprias forças não estaremos a querer que Deus se nos revele como nós queremos? Não estaremos a querer mandar em Deus?

Há também um problema que pode estar subjacente à forma como encaras a doutrina catolica. Por varios factores, em parte por causa da receptividade da enorme maioria dos cristãos, a doutrina catolica é ensinada aos fieis de forma tosca, muito infantil. Isso pode provocar uma rejeição quando algum cristão mais interessado começa a reflectir sobre essa mesma doutrina. E aí sim, um recomeçar de novo, uma procura de uma base mais profunda compreende-se.
Só que a maior parte dos cristãos não está motivada para aprofundar a sua fé e as razões dos ensinamentos cristãos.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 07 de February de 2007 18:09

" Não nos foram reveladas palavras, mas Pessoas: o Pai,o Filho e o Espírito Santo. As palavras somentes valem quando nos recordam e nos levam ás Pessoas divinas. Por isso é preciso usá-las com unção e com amor. Caso contrário são como camelos que ficam cegos antes de chegarem ao oásis de águas borbulhantes."
livro: A Santíssima Trindade é a melhor comunidade.L.Boff.

Mas ... riparius .. o que entendes por Corpo Místico do Cristo ao qual tu fostes
inserido, ou melhor enxertado no Batismo???

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 07:48

Para mim a igreja não é corpo de ninguem. Isso tudo é demasiado metafisico para mim. O Batismo não significou nada para mim, até porque não me lembro. A primeira comunhão e a confirmação foram cerimônias que nunca cheguei a perceber bem o significado. Os catequistas bem tentavam explicar-me o que era receber o corpo de Cristo na hóstia. No dia da primeira comunhão eu tinha a esperança que quando comungasse iria me sentir diferente. Mas nada. Se calhar eu nunca fui muito de rituais. Quando me confessava também não me sentia nem melhor nem pior. Para mim estes rituais eram a igreja. A igreja não passava de um conjunto de praticas ritualistas e de mandamentos que se não se cumprissem nos aguardava o fogo do inferno. Eu constatei que para seguir os mandamentos da lei de Deus não seria necessário seguir os mantamentos da Santa Madre Igreja. Foi assim que eu me afastei. Foi assim que quando o Sr Bispo foi à minha paróquia já não me encontrou na fila para ser ungido. Pois eu cheguei à conclusão que todos estes rituais eram distracções que nos afastavam do essencial. Eu tentei concentrar-me no essencial. Fiz voluntariado, vim para África numa acção humanitária, tentei dar de mim antes de pensar em mim. Falhei muitas vezes, outras tantas pensei mais em mim que nos outros, mas continuei sempre com a convicção que o que tinha de fazer era ajudar o próximo. Só e mais nada. O pecado passou a ser aquilo que eu não achava por bem, e não aquiloque me diziam. No início eu ainda me sentia culpado quando tinha relações mais intimas com uma namorada. Mas depois achei que o amor não podia ser pecado, que não tinha nada que me sentir culpado. Que o sexo era lindo e que com conta peso e medida, como tudo, era uma dádiva de Deus. Passei os primeiros tempos do meu namoro com a minha mulher a tentar tirar-lhe da cabeça os fantasmas que lhe tinham incutido e que não a deixavam ser feliz no amor. Passados quase 10 anos ainda não consegui que desaparecessem todos.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 08:25

Se não és cristão, então eu também não sou.

Tens toda a razão que os sacramentos na esmagadora maioria das vezes, passam por nós como se fossem só uma festa ou uma oportunidade de ganhar uns trocos. O rolo compressor de cristãos deveria acabar.

Isto é, batismo quando somos pequeninos, pronto ainda é aceitável porque é uma decisão dos pais de nos inserirmos na comunidade de que fazem parte. No entanto se os pais não forem católicos não vejo o porquê do batismo.

Já a primeira comunhão acho que deveria ser adiada para uma idade mais razoável como os 13 ou 14 anos. É uma altura que já se consegue ter uma ideia generalizada do que é o transcendente e é também um marco para um definitivo abandono da infância.

Mas o problema maior é com a confirmação. Tenho a forte convicção que por norma, este sacramento deveria ser dado muito mais tarde, lá para os 20 e muitos, quando já conseguimos ter um visão do que queremos da nossa vida.

E depois claro há que ser consequente e aceitar que não se fazendo parte da Igreja, não enquanto ser instituição mas enquanto comunidade, qualquer que ela seja, não se pode querer obrigar que esta aceite dar um sacramento só porque se quer e fica bonito na fotografia.

Tive a sorte de fazer o Crisma por minha decisão numa altura que eu achei que esse passo deveria ser tomado. Fiz uma caminhada longa de quase 5 anos até decidir dar esse passo.

Casei na Igreja com a consciencia que estatisticamente, casar na Igreja não é uma segurança mas com a esperança que Ele pode dar aquele forcing final nas alturas mais complicadas.

Quanto ao pecado... bom desde que saí de Portugal e estive em Taizé e agora na Polónia, dei-me conta que o verdadeiro pecado aquele que é relamente mau para mim e para os outros é universalmente reconhecido por todas as pessoas de bem. O resto da moral são escolas de pensamento umas mais liberais outras mais conservadores.

E aqui reside o grande problema para ti, para mim e para muitos outros, muitas vezes o que deveria ser acessório torna-se na marca de diferença dos outros e para marcar distância vinca-se a diferença dando a entender que isso é o essencial.

Repara por exemplo na visão que se têm de Maria na Igreja Católica e na Igreja Luterana...

Em comunhão

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 09:19

Também concordo que a 1ª Comunhão é muito cedo. O Crisma é no final da catequese, como se fosse o fim de algo, quando é uma confirmação e um continuar na caminhada de Deus.

Também fiz o Crisma mais tarde. Já tinha 23 anos e não me arrependo. Sabia o que estava a fazer.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 12:25

Você nasceu Católico, não se converteu a partir de um encontro...
Sabe... quando a gente pede para Ele nos deixar em paz ... mas Ele te chama, convoca... e a Paz Dele não nos deixa em paz...e um dia você se rende ...
Eis-me aqui Senhor !
E Ele te diz :Ès meu!

Sim.. riparius , é Metafísico,posto que sem matéria, puro Espírito, Inteligência Incriada Criadora.

Mas mesmo assim o Espírito Santo lhe inspira ao agápe, para a doação sem retorno, à gratuidade...ele age em toda a humanidade,em todo o universo,independente da crença ou não.
Sabe o tal trabalho involuntário... levado pelo Sopro, pelo vento.. pelo Ruach.
Pelas duas mãos de Deus que nos abraça, o Filho e o Espírito Santo!
Com Abraão , Melquisedec , sacerdote do Altíssimo, repartiu o pão e vinho e deu graças...
Jesus Cristo instituiu os Sacramentos como meio de Graça, uma maneira de nos mantermos alimentados e unidos Nele...Pois sentia fome e solidão e Ele me fez igreja.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 14:08

" O pensamento reflexo nunca tem a primeira palavra. Primeiro vem a vida, a celebração da vida e o trabalho.
Depois vem a reflexão e a doutrina.
Assim também ocorreu com os primeiros cristãos.
Começaram louvando o Pai, o Filho e o Espírito Santo, em seguida batizando as
pessoas no nome da Trindade.
Só por fim começaram a refletir sobre o que celebravam e faziam."L. Boff

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: riparius (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 16:54

Concordo plenamente com Tilleul. Em tudo o que ele disse. Já com Chris Luz BR não sei se concordo ou não, desculpem-me a ignorância mas estas citações vão para além do meu conhecimento.

Uma questão que gostava de aprofundar é a difícil relação entre a tradição judaico-cristã e o sexo. À conversa com um amigo meu psicólogo, ele contou-me casos que eu já desconfiava. Existem inúmeros casais com problemas sérios no casamento por causa de recalcamentos resultantes de uma educação católica. Mulheres que se sentem culpadas por terem relações com os maridos, e maridos que vêm as mulheres como virgens imaculadas e não conseguem (com elas) ter satisfação. Estes casos são muito mais comuns do que se pensa, e não acontecem só a pessoas menos esclarecidas. Ele falou-me de casais que conscientemente sabiam que que não estavam a fazer mal nenhum, mas que inconscientemente tinham bloqueios dificeis de apagar.

Eu fiz o CPM (curso de preparação para o casamento), o casal que nos orientava era novo e comparativamente bastante aberto. Na sessão em que o tema era o sexo no casal, eles pura e simplesmente bloquearam.

O sexo continua a ser um Tabu muito grande na igreja. Uma coisa de que é perferivel não falar. Basta ver oxemplo da virgindade de Maria, e de ser a razão principal da sua santidade.

Basta ver o celibato dos padres e castidade como caminho da santidade advogada por muitas facções da igreja.

Eu penso que é precisamente ao contrário. O amor conjugal e o sexo como parte fundamental desse amor são uma das formas de revelarmos a nossa proximidade a Deus. Eu acho que o amor é um estado paradivino e o sexo é uma oração. Eu sei que muitos dos que estão a lêr isto devem estar a pensar que eu sou um blasfemo, mas é o que eu sinto. Mas atenção que estou a falar em sexo conjugal, entre duas pessoas que se amam. A promisquidade é quanto a mim um mal. Se formos casados é traição e falta de respeito se não é uma busca do prazer pelo prazer, que só nos leva à desilusão e a mais insatisfação.

Eu não justifiquei porque acho que o sexo é uma oração. Quando um crente está em profunda e fervorosa oração o que é que sente: estase e paz de espirito, exactamente o que sente um casal quando se ama, Quando duas pessoas que se amam, se entrgam estão a celebrar a vida, o maior dom que Deus nos deu. Eu penso que Deus nos pede fundamentalmente para sermos felizes, É como qualquer pai gosta de ver os seus filhos, felizes e em Paz. Deus também quer como qualquer pai que os seus filhos sejam todos felizes e que se ajudem uns aos outro para esse efeito. Solidariedade, amor e felicidade.



Gostava de saber o que pensam deste tema.

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 20:29

Os orientais, chineses, japoneses, indianos são muito mais conservadores que os catolicos e são pouco religiosos (exceptuando os indianos).

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 21:06

Uma das mais belas representações da Trindade na vida é a família!
O pai e a mãe só o são pai e mãe por causa do filho.Três únicos unidos na vida, no amor e na comunhão eterna..."Uma só comunidade de vida, de amor e de união.Pai e mãe se entrelaçam no amor, no mútuo reconhecimento e admiração, na mesma tarefa de levar adiante a família. "
A criança que nasce une os dois...
Serão eternamente, pai, mãe e filho..
Há diversidade de pessoas.Uma não é a outra porém estão relacionadas por laços de amor,pela união de uma só vida e de uma mesma comunhão.
A família se constroe sobre a comunhão e sobre o amor.
Ela é a primeira expressão da comunidade humana.Ora a família provém do desejo de fusão.
Me parece que você não compreende os degraus do amor que devemos subir.
Saiba que Jesus nunca condenou o Eros, mas o purificou e o espiritualizou mantendo a carne.Corpo e alma unidos.Sacramentou a união dos corpos.
Pesquise sobre eros, philia e agape!

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: Chris Luz BR (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 21:15

Desculpe-me riparius , mas falo para o seu coração. não compreenderá com a razão!

Re: A minha solitária caminhada
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 08 de February de 2007 21:56

Para o cristianismo o problema não é o eros mas sim o roubo. A sexualidade deve ser uma expressão de amor plena em que nos damos de corpo e alma ao ser amado.
Mas quantas vezes não é mais expressão de posse que de doação?
Quando se envereda pelas relações sexuais mas sem um compromisso assumido diria que é grande a probabilidade de essa sexualidade significar principalmente a satisfação do instinto do prazer, embora tambem do desejo de intimidade, de proximidade.

E depois vemos essas relações com namoradas e namorados acabarem... será que o amor acabou? Um grande amor acaba? Ao menos acaba como acabam as paixões e paixonetas?

E depois passa por nós aquele ou aquela que será o/a companheira da nossa vida. Pois o problema não é o eros, é o roubo do eros que fazemos a esse/a companheira, mesmo que futuro.
São Paulo dizia que o marido não era senhor do seu corpo mas sim a sua esposa, e vice-versa.



O pecado passou a ser aquilo que eu não achava por bem, e não aquiloque me diziam

Genesis 2, 16*E o SENHOR Deus deu esta ordem ao homem: «Podes comer do fruto de todas as árvores do jardim; 17mas não comas o da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque, no dia em que o comeres, certamente morrerás.»

Quanto aos sacramentos eles actuam de forma subtil, não são actos magicos de efeito instantaneo. Quando comemos não nos sentimos imediatamente mais fortes, isso só o Popeye com os espinafres. Quando semeamos uma planta ela cresce durante anos sem nos darmos conta disso. Mas cresce se estiver num bom terreno e for regada. Senão estiola.

A resposta está um bocado atabalhoada mas estou com pressa.

Ir para a página: Anterior1234Próximo
Página actual: 2 de 4


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.