A maldade também está nos olhos de quem a quer ver.
A mim não me choca nada até porque se virmos o vídeo com atenção podemos reparar em pormenores reveladores de grande devoção e comunhão.
Ainda antes queria deixar claro que as intenções que levam o user Concerned Catholics, não é corrigir mas fazer escândalo, barulho. São estas mesmas pessoas que se opoêm que se fale em erros bem maiores da Igreja e que fazem por negar e dividir a Igreja de hoje.
Lê-se nos comentários:
"An abomination of the Mass. This priest and those parishioners need prayers - I would not ever atttend Mass at that parish."
"Further proof that the novus ordo "mass" is satanic and the novus ordo religion and all it ministers are agents of the devil.
When you see the abomination of desolation as predicted by Daniel the prophet know that Jesus' 2nd coming is near."
Mas vamos fazer de conta que as intenções destas pessoas que poem um video no youtube são boas e honestas. Podemos considera-las no mínimo um pouco distraidas.
Logo no inicio do vídeo vemos que o Padre não estará na paróquia mas antes num lugar de celebração de culto. Em muitas paróquias novas em Portugal, à falta de Igrejas em bairros novos ou então pobres, as celebrações dominicais são feitas em escolas, caves ou até garagens capelas. Não há Santissimo Sacramento mas são lugares liturgicamente apropriados para a celebração da Santa Missa.
Podemos supor também que será um sítio, como em muitos lugares do mundo, com poucos padres e por isso se recorre aos ministros de comunhão, também totalmente dentro das normas liturgicas.
Se se tiver um pouco de atenção e se ouvir os canticos não podem ser mais devotos e reveladores de fé, "Christ have mercy on my" ou "Porque Deus es amor". Os canticos sendo em duas linguas nos estados pode deixar supor que esta seja uma comundidade de emigrantes latinos que estão habituados a celebrações bem mais mexidas, com gestos e palmas, dinâmicas e canticos mais modernos, que também estão no centro da Liturgia e no espírito do Concilio Vaticano II de adaptar as celebrações às tradições culturais e sociais dos diversos povos.
E depois temos a comunhão, totalmente, vamos dizer regulamentar. E aqui há um detalhe revelador de grande carinho e atenção de um verdadeiro pastor de almas. No minuto 1:38 vê-se uma senhora na fila da comunhão sem comungar e a receber a benção do padre. As razões podem ser muitas´mas todas elas apontam para um serviço pastoral. Se calhar esta senhora é catecumena adulta, que pode revelar que há preocupação em procurar as ovelhas perdidas. Ou então pode ser divorciada e não podendo comungar em géneros, comunga em espírito... Será que há muitos padres a fazerem isto ou pessoas que se sintam realmente em comunidade para terem à vontade e não se sentirem julgadas?
Podemos deduzir outras coisas, é de dia por isso não pode ser a liturgia da Vigilia de Sábado de Todos os Santos. Pelo número de crianças e tendo em conta o sistema de catequese nos EEUU em que esta se faz normalmente antes da missa, pode ser numa celebração dominical vespertina (sábado ao final da tarde) u então domingo de manhã. Isto também pode justificar as pessoas estarem mascarados. A senhora com a peruca e os corninhos, pode ser catequista. Alguém me sabe dizer por exemplo como foi a Homilia? Supondo que tenha sido uma missa para crianças e que o assunto sendo o Todos os Santos porque não utilizar as imagens que as crianças tem diariamente para fazer a Palavra de Deus? Só vemos o final nada mais...
Admito que a ministra de comunhão estar com corninhos não será o mais apropriado mas não me escandaliza, e pelos comentários dos paroquianos que estiveram presentes e que se podem ler no youtube, ninguém ficou escandalizado ou perturbado na sua fé.
Outra coisa que se pode é o número abundante de Jovens, Jovens pais e crianças. Pergunto eu se este padre não estará a fazer ele um bom serviço à Igreja atraindo aqueles que tantos lamentam estarem fora e afastados da Igreja?
O segundo segmento é de uma celebração totalmente diferente. Vemos uma jovem a vestida de bruxa cantar um Salmo mas tenho nenhum indicio que seja durante a missa. E mesmo que fosse a voz da solista, que mais uma vez deverá ser catequista, era fantastica.
Em nenhum sítio se pode ter algum indicio se a benção final já foi dada ou não. É mais provável que tenha sido feita visto quando o padre regressa as pessoas estão em convivio comunitário e vão saindo gradualmente. Se a pessoa que gravou isto estava bem intencionada, o que não me parece, teria mais lógica mostrar tudo.
A minha avaliação é que em muitos sítios, há que usar os mais diversos formas de manter as pessoas unidas em comunidade e na Igreja. Já Ele dizia, quem não está contra nós está connosco.
Uma notícia bem a propósito que prova a necessidade de recorrer a muitos métodos de evangelização:
[
www.agencia.ecclesia.pt]
Por fim conto uma piada que me conto aqui um padre na Polónia:
Os jovens do grupo de jovens queriam fazer um convívio de Natal mas como era Inverno e não se podia utilizar o parque público como habitualmente, a casa paroquial estava já ocupada pela quermesse, a venda de natal, uma exposição com postais de Natal feito pelas crianças da paróquia e havia obras no salão maior não havia muitas soluções. Disse logo o padre que se fazia na Igreja, a única que pedia era que não houvesse nem namoricos, rádios e bebidas alcolicas.
Dito e feito, os jovens lá trouxeram as guitarras, bebidas era chá porque o frio na polónia era muito e o respeito pelo decoro já é normal na cultura polaca. No entanto como acontece em muitos dos encontros de jovens, existem imensas músicas dançáveis e dinámicas que se podem fazer.
Uma daquelas senhoras mais preocupadas com os regulamentos, escandalizou-se e foi de logo fazer queixa ao pároco que estavam a dançar na Igreja. Respondeu o padre que provavelmente sim e que eram do grupo de jovens e que tinha dado autorização.
Ela insistiu que eles estão a dançar. Disse o Padre, Jesus também dançou, comeu e bebeu nas bodas de Caná. A que esta senhora respondeu que isso era diferente porque não Ele estava diante do Santissimo Sacramento.
Em comunhão
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