Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3
Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 18:29

Pois bem, venho aqui mostrar a minha indignação a uma missa celebrada nos EUA comemorando o dia das bruxas. Assim não admira que as pessoas se afastem da Igreja. Com exemplos deste tipo. Onde cada um faz o que lhe apetece.

[www.youtube.com]

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Rita* (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 20:47

Por aqui é tudo maluco pelo dia de Halloween. Talvez o padre estivesse a recordar os antigos tempos dele e não só...ele tinha muita gente na igreja e quem sabe a intenção dele? Juntar os jovens, as pessoas na igreja em vez de irem para um bar ou para outros caminhos? Temos de ver isso...assim junto-os, celebrou na igreja!!!
Aqui toda a gente dá rebuçados, chocolates às portas. Até os pais vêm com as crianças.
Muitas crianças até comem chocolates a mais!!!

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 22:20

Confesso-me envergonhado com o que vi.Uma ministra da comunhão a distribuir o Corpo de Cristo, vestida de diabo, e o padre na missa de domingo ainda goza.
Fico triste.

Re: Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 22:48

Não acho que seja preciso chegar-se a esta bandalheira para se chamar as pessoas à missa. Isto sim é uma bandalheira total. Vir mascarados de bruxas e de diabos? Isto é do pior que já vi. Espero que o Vaticano chame este bispo à atenção.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa de Halloween
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 23:07

Há alguma confirmação independente da autenticidade do vídeo e das referências feitas no início?

pontosvista

Re: Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 09 de November de 2006 23:35

Confirmação acerca de quê?

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Cunha (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 09:16

Depois de ver o filme ressaltam-me duas notas:
- Fiquei sem perceber se era uma Eucaristia ou um Baile de Máscaras do Halloween... Parece-me que muitas daquelas pessoas não foram aprticipar numa MIssa, mas foram para ver essa fantochada, para se divertirem, de comunhão com Deus não me transpareceu garnde coisa... Se eu quero ir a uma festa do Halloween não é à Missa que vou, mas há locais próprios, assim não é "carne, nem é peixe";
- Realmente diabos a distribuirem a Comunhão, Bruxas a cantar o Salmo, que coisa horrível, diria até uma blasfémia!
- Por último, saltou-me à vista o crucifixo com Cristo: penso que Ele naquele momento estaria a dizer, como O disse na Cruz: «Pai perdoa-lhes que eles não sabem o que fazem».
Cunha

Re: Missa de Halloween
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 09:30

Citação:
Confirmação acerca de quê?

Acerca da autenticidade do vídeo. Isto é uma filmagem feita numa missa católica ou uma encenação feita com outras intenções? Um grupo qualquer de pessoas pode fazer uma encenação e publicar um vídeo na net dizendo que foi uma missa católica real.

Acreditamos em tudo o que vemos? Ou queremos acreditar para podermos dizer que tudo vai mal? Não sei se o vídeo é genuíno ou não mas antes de estarmos para aqui com estas reacções haveria que averiguar um pouco melhor se isto se passou ou não.

pontosvista

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Maria João Garcia (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 09:46

Isto não pode ser verdade! Independentemente do Halloween ser importante nos EUA, eu não acredito na autenticidade deste vídeo.


Também acho que é melhor averiguar-se a verdade.








O meu blog

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Tilleul (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 10:52

A maldade também está nos olhos de quem a quer ver.

A mim não me choca nada até porque se virmos o vídeo com atenção podemos reparar em pormenores reveladores de grande devoção e comunhão.

Ainda antes queria deixar claro que as intenções que levam o user Concerned Catholics, não é corrigir mas fazer escândalo, barulho. São estas mesmas pessoas que se opoêm que se fale em erros bem maiores da Igreja e que fazem por negar e dividir a Igreja de hoje.

Lê-se nos comentários:

"An abomination of the Mass. This priest and those parishioners need prayers - I would not ever atttend Mass at that parish."

"Further proof that the novus ordo "mass" is satanic and the novus ordo religion and all it ministers are agents of the devil.
When you see the abomination of desolation as predicted by Daniel the prophet know that Jesus' 2nd coming is near."

Mas vamos fazer de conta que as intenções destas pessoas que poem um video no youtube são boas e honestas. Podemos considera-las no mínimo um pouco distraidas.

Logo no inicio do vídeo vemos que o Padre não estará na paróquia mas antes num lugar de celebração de culto. Em muitas paróquias novas em Portugal, à falta de Igrejas em bairros novos ou então pobres, as celebrações dominicais são feitas em escolas, caves ou até garagens capelas. Não há Santissimo Sacramento mas são lugares liturgicamente apropriados para a celebração da Santa Missa.

Podemos supor também que será um sítio, como em muitos lugares do mundo, com poucos padres e por isso se recorre aos ministros de comunhão, também totalmente dentro das normas liturgicas.

Se se tiver um pouco de atenção e se ouvir os canticos não podem ser mais devotos e reveladores de fé, "Christ have mercy on my" ou "Porque Deus es amor". Os canticos sendo em duas linguas nos estados pode deixar supor que esta seja uma comundidade de emigrantes latinos que estão habituados a celebrações bem mais mexidas, com gestos e palmas, dinâmicas e canticos mais modernos, que também estão no centro da Liturgia e no espírito do Concilio Vaticano II de adaptar as celebrações às tradições culturais e sociais dos diversos povos.

E depois temos a comunhão, totalmente, vamos dizer regulamentar. E aqui há um detalhe revelador de grande carinho e atenção de um verdadeiro pastor de almas. No minuto 1:38 vê-se uma senhora na fila da comunhão sem comungar e a receber a benção do padre. As razões podem ser muitas´mas todas elas apontam para um serviço pastoral. Se calhar esta senhora é catecumena adulta, que pode revelar que há preocupação em procurar as ovelhas perdidas. Ou então pode ser divorciada e não podendo comungar em géneros, comunga em espírito... Será que há muitos padres a fazerem isto ou pessoas que se sintam realmente em comunidade para terem à vontade e não se sentirem julgadas?

Podemos deduzir outras coisas, é de dia por isso não pode ser a liturgia da Vigilia de Sábado de Todos os Santos. Pelo número de crianças e tendo em conta o sistema de catequese nos EEUU em que esta se faz normalmente antes da missa, pode ser numa celebração dominical vespertina (sábado ao final da tarde) u então domingo de manhã. Isto também pode justificar as pessoas estarem mascarados. A senhora com a peruca e os corninhos, pode ser catequista. Alguém me sabe dizer por exemplo como foi a Homilia? Supondo que tenha sido uma missa para crianças e que o assunto sendo o Todos os Santos porque não utilizar as imagens que as crianças tem diariamente para fazer a Palavra de Deus? Só vemos o final nada mais...

Admito que a ministra de comunhão estar com corninhos não será o mais apropriado mas não me escandaliza, e pelos comentários dos paroquianos que estiveram presentes e que se podem ler no youtube, ninguém ficou escandalizado ou perturbado na sua fé.

Outra coisa que se pode é o número abundante de Jovens, Jovens pais e crianças. Pergunto eu se este padre não estará a fazer ele um bom serviço à Igreja atraindo aqueles que tantos lamentam estarem fora e afastados da Igreja?

O segundo segmento é de uma celebração totalmente diferente. Vemos uma jovem a vestida de bruxa cantar um Salmo mas tenho nenhum indicio que seja durante a missa. E mesmo que fosse a voz da solista, que mais uma vez deverá ser catequista, era fantastica.

Em nenhum sítio se pode ter algum indicio se a benção final já foi dada ou não. É mais provável que tenha sido feita visto quando o padre regressa as pessoas estão em convivio comunitário e vão saindo gradualmente. Se a pessoa que gravou isto estava bem intencionada, o que não me parece, teria mais lógica mostrar tudo.

A minha avaliação é que em muitos sítios, há que usar os mais diversos formas de manter as pessoas unidas em comunidade e na Igreja. Já Ele dizia, quem não está contra nós está connosco.

Uma notícia bem a propósito que prova a necessidade de recorrer a muitos métodos de evangelização:
[www.agencia.ecclesia.pt]

Por fim conto uma piada que me conto aqui um padre na Polónia:

Os jovens do grupo de jovens queriam fazer um convívio de Natal mas como era Inverno e não se podia utilizar o parque público como habitualmente, a casa paroquial estava já ocupada pela quermesse, a venda de natal, uma exposição com postais de Natal feito pelas crianças da paróquia e havia obras no salão maior não havia muitas soluções. Disse logo o padre que se fazia na Igreja, a única que pedia era que não houvesse nem namoricos, rádios e bebidas alcolicas.

Dito e feito, os jovens lá trouxeram as guitarras, bebidas era chá porque o frio na polónia era muito e o respeito pelo decoro já é normal na cultura polaca. No entanto como acontece em muitos dos encontros de jovens, existem imensas músicas dançáveis e dinámicas que se podem fazer.

Uma daquelas senhoras mais preocupadas com os regulamentos, escandalizou-se e foi de logo fazer queixa ao pároco que estavam a dançar na Igreja. Respondeu o padre que provavelmente sim e que eram do grupo de jovens e que tinha dado autorização.

Ela insistiu que eles estão a dançar. Disse o Padre, Jesus também dançou, comeu e bebeu nas bodas de Caná. A que esta senhora respondeu que isso era diferente porque não Ele estava diante do Santissimo Sacramento.

Em comunhão

Em comunhão

Re: Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 11:33

Eu pasmo-me como há pessoas que concordam com esta bandalheira total. Claro que para mim é impossível confirmar se o padre é padre ou se fizeram as coisas só para dizer mal mas tudo indica que o filme não é falso. Até porque se vê a cara do padre.

Agora dizerem que a maldade esta nos olhos de quem a quer ver? Qualquer dia vou para a missa todo nú, e depois se me chamarem à atenção também digo o mesmo.

Tilleul, o link que deixaste do ecclesia, nada fala de se atrair as pessoas para a missa recorrendo a festas que em nada têm a ver connosco. Claro que há sempre quem goste de fazer as coisas de qualquer maneira. Isso eu já reparei. Mas a missa não é uma coisa qualquer para ser feita assim. Por acaso repararam quando ele começou o Pai Nossso? Repararam no que ele disse? Tem tudo a ver com a missa.

Falaste nos comentários do Youtube. Eu ponho alguns também.

Citação:
For those of you who don't understand just how outrageous this is, I suggest you read J. Ratzinger's (Bendict XVI)great book, The Spirit of the Liturgy.

Se aquilo é uma escola ou seja lá o que for, não há razão para se ir para uma missa mascarados de bruxas e de diabos. Nem muito menos utilizar palavras da festa do dia das bruxas para se iniciar a oração do Pai Nosso.

Mas começo a perceber porque é que as normas da Igreja aborrecem tanta gente. É para poderem fazer as coisas de qualquer maneira. E depois dizem. Qual é o mal?

Por fim essa piada não sei que piada era. Fazer alusão às bodas de Canã para se poder dançar numa Igreja, é também de mau gosto. A ver se Cristo ia dançar para o templo. Há diferenças entre locais de culto e locais de festa. Mas para quem concorda com isto também vai concordar com o resto.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 2 vezes. Última edição em 10/11/2006 11:35 por s7v7n.

Re: Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 12:25

Ora bem, nada como pesquisar um pouco para tirar as dúvidas aos mais incrédulos.

Para se confirmar a cara do celebrante, aqui fica o link com a fotografia do mesmo.

LINK

E para verem como nada foi por acaso, essa missa de halloween, foi até anunciada em buletim paroquial.

[www.avcatholics.org]

Nada foi feito por acaso. Pelo que percebi, eles estão a construir uma igreja. E então esta celbração não terá sido feita numa igreja. Mas se tivessem já as novas instalações, teria sido feita na mesma. Fosse numa igreja, fosse numa escola, ou fosse onde fosse.

Concluíndo digo, mas que falta de respeito celebrar o dia das bruxas em vez do dia de todos os Santos. Que falta de respeito para com Deus fazer uma Missa nestes moldes.

Se tiverem dificuldade em abrir o PDF com o buletim paroquial, deixo aqui o convite que eles fizeram.

The clock of transition is tic king very loudly, please check your Bulletin for an update and fresh news on
our upcoming switch to our New Home at 27231 Aliso Viejo Parkway on Sunday, November 5th. Please
note the special Mass schedule that Sunday (with a return to the usual schedule on the 11-12th.) All Soul’s
cards and envelopes are available on the Concierge Table for those who would like to have your deceased
family members and friends remembered at our November All Soul’s series of Masses. Next weekend is
our Halloween celebration…don’t forget to come in costume
…just because we are moving into an elegant
new home doesn’t mean we stop being who we are as Corpus Christi!!!!! As autumn enfolds you with its
reminder of change….remember that something that doesn’t change is this…..you are loved. FKB


Mas não, sou eu que só quero dizer mal e ver maldade em tudo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho



Editado 1 vezes. Última edição em 10/11/2006 12:26 por s7v7n.

Re: Missa de Halloween
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 15:54

Os ataques pessoais que estão a fazer não são admissiveis. Limitem-se a comentar o assunto sem entrar em ataques pessoais. Vou ocultar os ataques pessoais que fizeram.

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 15:55

O fim não justifica os meios

Fazemos tantos disparates que este é mais um!!!
Compensa perder tempo com os disparates?

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Paulo (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 16:53

Fico estarrecido com o que vou vendo.
com que rapidez se critica posturas mais conservadoras por parte de alguns sectores e nao se tem a mesma lisura para criticar posturas ditas mais progressistas.
Já esta provada a autenticidade do video.
Não me parece ser censuravel quem o filmou embora possamos discutir os propositos da filmagem.
Censuravel é todos os meios justificarem os fins. QUeremos gente nas missas e tudo vale.
Cada vez é mais necessario fazer uma leitura cristã da sociedade e o que nao se adequa com o ser cristão, ha que remover. Não é aceitavel numa Creche da Igreja fazer festas de Halloween por exemplo.
Se o video está a fazer furor com sectores mais conservadores como a sociedade Sao Pio X, deviamos ficar tristes.
- São nossos irmãos na fé
- queremos que retornem à comunhão.
Ou o ecumenismo é so para os protestantes????
Nao entendo as vezes como se critica a inquisição e situações como estas que provocam escandalo nao dizemos nada.
Tudo o que divide e provoca escandalo não é de Jesus.
Custa-me a entender quem possa justificar isto. A Eucaristia é o memorial da Paixão de Jesus. Será aquilo digno da morte de Jesus na cruz???
E depois nao queresmos que os conservadores nos ataquem...

Re: Missa de Halloween
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 20:05

Quanto à autenticidade, não parece haver nenhum problema.

Quanto às imagens escolhidas, é impossível saber o que falta no vídeo. Uma forma tradicional de manipular é seleccionar determinadas imagens, cortando outras que esclarecem o significado das que ficam. A técnica é por demais conhecida. Dado o contexto referido pelo Tilleul, não considero que este vídeo prove seja o que for.

No fundo pretende-se aqui julgar publicamente, com base em provas escolhidas por quem acusa, um acto específico numa dada comunidade cristã. É um excelente exemplo de falta de caridade.

Para se perceber as intenções por detrás da festa, haveria que ler o Boletim Paroquial, onde destaquei algumas passagens:

Citação:
Boletim Paroquial de Corpus Christi de 21-22 de Outubro de 2006
Let your inner child come out to play...
For those newly arrived at Corpus Christi since last October 31st you may not be aware of our most wonderful celebration of Halloween on the weekend PRIOR to
October 31st... which this year will be NEXT weekend, October 28-29. In anticipation of All Hallows Eve parishioners are invited to come to Mass in costume (yep... that means adults AND kids). In addition, families/individuals are invited to carve a family Fred-O’Lantern (related to Jack but a lot more fun) for placement around the altar. Special treats (and very few tricks) will be available to the young and young at heart at all the Masses. In addition, let the wondering and guessing begin as to who or what FKB will become at the end of Mass; final clue: I love you, you love me.

While some church communities scare their members with silly talk of Halloween being devil worship and other such nonsense, we Catholic-Christians understand that All Hallows Eve is the EVE of All Saint’s Day, an autumn celebration that honors our spiritual heritage. Secure in our knowledge of Jesus’ resurrection we are able to poke fun at the things that used to scare us and see them for the empty threats they always were. Our God is not threatened by carved vegetables; rather, he delights in a parish family that comes together in worship, fun and frolic.

O cristianismo sempre procurou integrar de forma educativa elementos das culturas onde se insere. Os puristas e conservadores de hoje parecem esquecer que muito do que temos foi adaptado do paganismo e do Império Romano (dois exemplos: a festa do Natal em Dezembro e o título de Pontífice), para já não falar da estrutura imperial com sede em Roma. É normal que em terras de missão se façam experiências pastorais, umas mais felizes e outras menos. O Espírito está cá precisamente para nos conduzir para o melhor. Não sei se a comunidade de Corpus Christi adoptou as melhores formas de sobrepor Cristo ao Halloween mas sei que faz um esforço para isso.

Gostaria que muitos católicos tivessem a capacidade de ver o que há de não essencial nas suas práticas para, como S. Paulo, serem capazes de se adaptarem para ganharem a todos para Cristo.

pontosvista

Re: Missa de Halloween
Escrito por: Maria José Ribeiro (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 20:27

Pontosvista

Citação:
Gostaria que muitos católicos tivessem a capacidade de ver o que há de não essencial nas suas práticas para, como S. Paulo, serem capazes de se adaptarem para ganharem a todos para Cristo.

Acho óptimo que cite S. Paulo mas não baralhemos as coisas.

É preciso compreender, é preciso que haja inculturação. E há um esforço nesse sentido.

O que se passou nessa "palhaçada" é algo que desdiz de tudo.

Infelizmente, como sabe, há pessoas para quem tudo serve...???(não era o caso de S. Paulo)

Pergunto-me:

quem o fez são pessoas na posse das faculdades humanas?

quem o fez serve-se da Igreja para tentar derrotar Cristo?


Nem uma coisa nem outra me espanta..
O que me admirava era se se chegasse à conclusão que estavam bem de saúde e/ou amavam a Cristo e a Igreja por Ele fundada.

Re: Missa de Halloween
Escrito por: s7v7n (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 20:37

Tantas dúvidas que têm com tantas provas que demonstram o que aconteceu. Se calhar queriam ver a missa inteira. Não sei qual é o mal em mostrar apenas partes da missa. Não mostra como foi celebrada? E então por se criticar um acto destes falta-se com a caridade cristã. Bravo! Mais valia estarem todos caladinhos e ninguém dizer nada. Assim éramos todos mais cristãos e honestos e humildes. Pactuarmos com situações deste tipo. O facto de ter palavrinhas bonitas e correctas para com a doutrina da igreja, não dá o direito de se fazer uma coisa dessas.

E não é adaptarmo-nos às praticas não cristãs que somos mais cristãos. O Sacrifício da Santa Missa não é para ser celebrada com trajes de diabos e bruxas. Isto é que vai aqui uma crise!
Mas gostava de saber que tipo de coisas é que acham que deveriam estar no vídeo.

O padre até ao começar o Pai Nosso diz: "As goblins and ghouls, we raise our voice..." Que bonito. Que forma tão bonita de se começar a rezar o Pai Nosso. Mas há pessoas que não acham que se deva ficar indignado com uma celebração deste tipo.

"Ama e faz o que quiseres" - Santo Agostinho

Re: Missa de Halloween
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 21:01

Citação:
Maria José
O que se passou nessa "palhaçada" é algo que desdiz de tudo.

O que é palhaçada é um vídeo cortado e montado ao gosto de quem quer acusar. O que se passou realmente e com que espírito é ago que, no mínimo, não está esclarecido.

Citação:
O que me admirava era se se chegasse à conclusão que estavam bem de saúde e/ou amavam a Cristo e a Igreja por Ele fundada.

Pois a mim não me admirava nada. Não se dede confundir amor com formas externas de expressar esse amor numa determinada cultura. A explicação do Boletim Paroquial parece-me bastante convincente, embora eu não organizasse uma missa assim.

pontosvista

Re: Missa de Halloween
Escrito por: pontosvista (IP registado)
Data: 10 de November de 2006 21:08

Citação:
Seven
Tantas dúvidas que têm com tantas provas que demonstram o que aconteceu. Se calhar queriam ver a missa inteira. Não sei qual é o mal em mostrar apenas partes da missa. Não mostra como foi celebrada?

Obviamente que não. Basta estudar tudo o que existe sobre manipulação através das imagens para se perceber isso.

Citação:
então por se criticar um acto destes falta-se com a caridade cristã. Bravo! Mais valia estarem todos caladinhos e ninguém dizer nada. Assim éramos todos mais cristãos e honestos e humildes. Pactuarmos com situações deste tipo.

Critica com base em muito pouco, sem sequer ouvir a outra parte. Além de que isto é um assunto que, quando muito, deveria ser reportado e investigado pelo Bispo da diocese. Se formos fazer vídeos do que se passa em qualquer comunidade cristã, montarmos a gosto e fizermos críticas públicas construímos uma bela Igreja. E não tenhamos ilusões: com estes métodos qualquer comunidade estaria exposta a críticas severas, mesmo aquelas que se julgam cumpridoras de toda a letra da lei (não era Jesus que tinha questões com puristas sobre as sleis acessórias e litúrgicas?).

Citação:
Mas gostava de saber que tipo de coisas é que acham que deveriam estar no vídeo.

No mínimo a missa completa e uma entrevista aos responsáveis, questionando-os sobre a cerimónia. E mesmo assim não penso que se devam fazer processos com base nestes métodos jornalísticos.

Citação:
Mas há pessoas que não acham que se deva ficar indignado com uma celebração deste tipo.

cada um gasta a sua indignação como acha melhor.

pontosvista

Ir para a página: 123Próximo
Página actual: 1 de 3


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.