Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2
Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 03 de October de 2005 22:13

Eu não sou nem nunca fui membro da Opus Dei (uso o feminino por Opus significar obra, e esse ser o nome pelo qual os membros da Opus Dei se referem à mesma). Porém, participei durante mais de 10 anos em actividades de formação religiosa dinamizadas pela Opus Dei. Alguns dos meus amigos mais próximos são membros da obra, por isso julgo poder dizer que a conheço razoavelmente bem.
Trata-se de uma organização que se situa na linha mais conservadora (conservadora, não fanática) do catolicismo. Porém, não lhe falta humanismo, inteligência nem honestidade mental. Pode-se criticar muita coisa na Opus Dei, e eu próprio discordo de muitas coisas na forma de ver o mundo partilhada pelos membros da obra, mas por outro lado ainda não conheci ninguém da Opus Dei que eu não descreva como sendo uma excelente pessoa, com muito boas intenções! E nunca entendi os epítetos de fanatismo e secretismo que associam a esta organização.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Anam (IP registado)
Data: 04 de October de 2005 17:08

Sabes, Zé...quando alguém não consegue conceber que outros tenham opiniões, crenças e valores distintos dos seus, correm logo a usar "estereótipos" como "Hipócritas", "fanáticos", "fundamentalistas" entre outros mimos...


Portanto, se conheces a Opus Dei, se lhe reconheces as qualidades que enumeraste - embora com pleno conhecimento que também tem as suas falhas - , é desligares um pouco desses epítetos que, de sérios, nada têm.


Fica bem!


Anna e Sara

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 09:06

Concordo completamente contigo. Penso que parte do problem advém de uma incorrecta interpretação da palavra tolerância, que é hoje em dia entendida como laxismo. Refugiados nessa definição, os "tolerantes" não toleram quem tenha critérios morais, mesmo que não os use (como não deve usar) para julgar os demais.




Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 10:45

Caro Zé:

Pode-se ser profundamente crítico de uma organização fechada e sectária ( como a Opus ou a Maçonaria) sem que isso se deva a excesso de "laxismo" ou intolerãncia face a critérios morais, muito pelo contrário.

Tolerãncia não é laxismo.

Por outro lado, há que distinguir a crítica acertas organizações da crítica pessoal ás pessoas que a integram, que podem ser pessoas íntegras, inteligentes e bem intencionadas. Conheci algumas.

Todas as instituições fechadas à sociedade,sejam religiosas ou não, baseadas no secretismo e nas relações de poder tentacular, mesmo que informais, são naturalmente alvo de alguma "desconfiança instintiva" por parte das pessoas.

Confesso que a minha visão negativa da Opus resulta do contacto directo e indireto com esta organização, com as suas metodologias de agressivo proselitismo, as suas técnicas de controle de consciências, e alguns dos valores em que assenta, que para mim são chocantes, como os calores do ultraconservadorismo católico, que não me parecem compatíveis com os valores evangélicos.

Sabemos também todos que a "população-alvo" de angariação de novos adeptos da Opus obedece a requisitos muito específicos em termos de estrato socio-profissional e sobretudo económico e que o poder desta organização resulta deste"controle", ainda que informal, de certos sectores de poder .
ESte "proselitismo selectivo" não me parece lá muito cristão.
E já nem vou especular se se trata de uma estratégia de controle de poder político e financeiro através do controle das elites...

Por outro lado, o que mais me indigna em instituições ultraconservadoras fechadas deste tipo, é a aparente completa ausência de liberdade dos seus aderentes.

Sim, já sei que algumas pessoas da Opus se vão rir ao ler isto, porque se sentem as pessoas mais livres no mundo. Há uma grande liberdade na obediência cega aos "superiores" ou "orientadores espirituais"....

Mas será que têm Liberdade de agir de acordo com a sua consciência mais profunda, liberdade para sair da Opus quando quiserem ??

Conheço um caso muito concreto, de uma pessoa que tentou saír da Opus ao fim de alguns anos e que foi alvo de uma perseguição tão intensa que teve de saír de Portugal, mas, mesmo assim a perseguição continuou.
Foi necessário a intervenção da hierarquia da Igreja, ao mais alto nível.

Mas, como aqui já alguém escreveu, provavelmente haverá "coisas" piores, dentro da igreja que a Opus....







Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 05 de October de 2005 11:29

Cara Católicapraticante,

antes de mais, é óbvio que tens todo o direito a criticar quem quer que seja.
Aquilo contra o qual me insurjo é com o uso de vocabulário como o que a Anna e Sara referiu ("hipócritas", "fanáticos", "fundamentalistas") num determinado contexto, que muitas vezes denota ele próprio fundamentalismo. O contexto a que me refiro é o das pessoas que respondem com esses epítetos mal alguém contraria a sua opinião, o que não corresponde ao teu caso.

Um abraço,


Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 01:43

conheço 5 membros do opus dei:

um bancario reformado, quadro medio
um medico
um padre (este conheço só de vista)
um professor universitario
uma professora primaria

em nenhum notei limitações de liberdade, não conrespondem ao mito de membro do opus dei, pessoa influente-interessado pelo poder. São, isso sim, membros empenhados das paroquias em que estão.

Quanto ao monge do codigo aqui fica o recado, o opus dei tem padres, bispos, leigos mas não tem monges. O resto do livro é igualmente falso.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 11:31

Como sabes que não há monges ( e freiras) da Opus????

Explica lá.


Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 15:00

Explique lá primeiro como sabe que os há.

O Opus Dei tem sacerdotes, numerarios (fieis que se comprometem a viver em celibato, normalmente nos centros do Opus Dei) e supranumerario que são o maior numero. Os padres normalmente estão ao serviço das paroquias existindo algo de estranho, por um lado pertencem a uma prelatura pessoal, o Opus Dei, por outro estão submetidos ao bispo diocesano. Outros dedicam-se às actividades da prelatura.
No entanto a espiritualidade do Opus Dei centra-se muito na santificação pelo trabalho, no mundo do trabalho. Não é um movimento virado para dentro, de estilo contemplativo, mas sim virado para o mundo, para a acção.

Um monge que pertença a uma ordem religiosa não pode pertencer ao Opus Dei, pode ter simpatia pelo Opus Dei mas deve obediencia antes aos seus superiores.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 17:09

"Um monge que pertença a uma ordem religiosa não pode pertencer ao Opus Dei, pode ter simpatia pelo Opus Dei mas deve obediencia antes aos seus superiores. "


Que interessante...

E um padre Diocesano, pode pertencer à Opus , não deve obediência aos seus superiores, nomeadamente ao seu Bispo??? A quem obedece??

Confuso, realmente....




Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: camilo (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 17:52

Pois mas aí pode, e é realmente confuso, é a razão pela qual a prelatura pessoal da Opus Dei é controversa.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 14 de October de 2005 18:43

Pelo que sei, um padre da Opus Dei deve obediência antes de mais ao seu bispo e em última instância ao Papa. Visto deste ponto de vista, apenas há mais um degrau na hierarquia...

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Alef (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 00:33

A ver ser isto se clarifica um pouco…

1. Monges, frades…

Já que se fala de «monges e freiras», será bom chamar a atenção para as frequentes confusões de vocabulário. De uma forma simples, e referindo-me aos casos mais «clássicos»:

- «Monges» (e «monjas») são os membros de ordens religiosas monacais. Vivem em mosteiros. Ex.: Beneditinos, Cistercienses.

- «Frades» (e «freiras») são os membros de ordens conventuais (ou institutos religiosos) conventuais. Vivem em conventos. Ex.: Franciscanos.

- Não é exactamente o mesmo «Ordem religiosa» (são muito poucas) e «Congregação religiosa» (são muitíssimas). Para se evitar inexactidões ou abarcar todos usa-se a designação genérica de «Institutos Religiosos».

- A todos os membros de Institutos Religiosos se aplica o nome genérico de «religiosos», sejam monges/monjas, frades/freiras ou de outro tipo. Já agora, quem contactar com religiosas, depressa verá que elas não apreciam muito a designação de «freira» (ou, pior, «freirinha»), pelo significado algo depreciativo que acarreta em muitos meios. «Religiosas» ou «Irmãs» está muito bem.

- Dos «religiosos» diz-se que vivem em «comunidades».

Limito-me a noções gerais, que podem ser úteis. Isto e muito mais se pode ver numa boa enciclopédia. Uma possível sugestão é a «Enciclopédia Católica Popular», de D. Manuel Franco Falcão, editada pelas Paulinas.


2. Dupla pertença?

É característico dos religiosos professar os clássicos três votos (pobreza, castidade e obediência), viver em comunidade, seguir uma determinada «Regra» e/ou Constituições.

[Ao contrário do que erradamente se tem afirmado por aqui em vários tópicos, os padres diocesanos não fazem «voto de castidade», mas sim «promessa de celibato» e prometem obedecer ao bispo diocesano – também chamado «Ordinário do lugar» ;-) –.]

Isto significa que habitualmente os religiosos têm uma forma de pertença muito definida, quer em termos de obediência, quer em termos de espiritualidade, pelo que não tem sentido uma «segunda pertença». [Note-se que aqui falo em «pertença» em sentido forte, que é do que se tem vindo a falar.]

Assim sendo, temos então que:

[li]a) dada a sua pertença bem definida, não tem sentido e NÃO existem religiosos membros do «Opus Dei»;

[li]b) poderia haver membros religiosos se o «Opus Dei» tivesse criado um ramo de religiosos (movimentos há que o fizeram), mas isso nunca aconteceu.

É verdade que existem movimentos que também «agregam» membros de vários Institutos Religiosos (estou a lembrar-me do Movimento Focolar), mas o tipo de «pertença» é muito mais diluído que aquele que se vive dentro do «Opus Dei».

Resumindo, é completamente falso que existam religiosos, sejam frades ou monges, pertencentes ao «Opus Dei».

Pode acontecer que haja (e haverá) religiosos (sobretudo religiosas) que tenham acompanhamento/direcção espiritual com algum membro do «Opus Dei». Mas isso não faz da pessoa acompanhada/dirigida um membro do «Opus Dei».

Como aludia o Camilo, não se pertence ao «Opus Dei» por mera simpatia. E não tem sentido multiplicar «pertenças».


3. O caso dos padres diocesanos

Não é verdade que padres diocesanos pertençam à prelatura do «Opus Dei». O prelado do padre diocesano é sempre o bispo diocesano. O que pode acontecer é que se associem à «Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz», que presta «assistência» ao nível da formação ou espiritualidade mas em nada muda a relação normal de obediência ao bispo diocesano. Os padres diocesanos da «Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz» não são propriamente membros do «Opus Dei».

Já agora, acho pertinente que se visite o site do «Opus Dei» em Portugal, especialmente as «Frequent Asked Questions». Para além de ficar claro que se diz «O Opus Dei» ;-), outros elementos são importantes:

[li]Na resposta à pergunta «O que é o Opus Dei?» diz-se:
Citação:
«O Opus Dei – Obra de Deus, em latim – é uma instituição hierárquica da Igreja Católica, uma prelatura pessoal».
Isto significa que os seus membros obedecem a outro bispo que não o da diocese onde vivem (neste momento o prelado do «Opus Dei» é Javier Echevarría). [Quanto à «prelatura pessoal», já anteriormente me manifestei muito contrário a esta anormalidade eclesiológica, pelo que não me vou repetir.]
[li]À pergunta «Os sacerdotes seculares podem pertencer ao Opus Dei?» responde-se (o sublinhado é meu):
Citação:
«Os sacerdotes seculares já incardinados numa diocese não podem pertencer à Prelatura, mas podem fazer parte da Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, associação indissoluvelmente unida à Prelatura. Ao incorporar-se à Sociedade Sacerdotal da Santa Cruz, não se dá uma modificação na sua condição diocesana: continuam a pertencer plenamente ao clero da sua própria diocese e a depender do seu Bispo, tal como antes. Comprometem-se a procurar a santidade no exercício do trabalho sacerdotal, segundo o espírito do Opus Dei, e em especial empenham-se em viver profundamente unidos ao próprio Bispo e aos outros sacerdotes».
Não há, portanto, mais nenhum elo na hierarquia. Há, se quisermos, uma «via paralela»...


4. Os padres do «Opus Dei»

Os padres do «Opus Dei» são o clero próprio da Obra e não padres diocesanos. Dependem directamente do Prelado do «Opus Dei». A maior parte dos membros do «Opus Dei» são leigos, predominantemente casados. O «Opus Dei» diz ter mais de 85.000 membros.

Alef

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 00:54

Bom esclarecimento, Alef!

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 04:38

Alef, fiz a pergunta a um padre que é Superior da Congregação CS. e bom amigo meu.


Estimada Ana

Opus Dei é em latim e significa Obra de Deus. É uma sociedade de fundação
espanhola bastante tradicional e algumas vezes conflitiva dentro da Igreja.
Geralmente procura membros entre pessoas ricas e influentes na sociedade.
Pessoalmente não procuro associar-me com eles.

Tenha um bom fim de semana.

Que Deus te abençoe,

P. António

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 15 de October de 2005 04:48

Bom esclarecimento,ana, do P. António.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Briteiros de Guimarães (IP registado)
Data: 12 de April de 2006 17:57

SAIR DO oPUS DEI E SER FELIZ


Caríssimos amigos de jornada no oPus Dei

Aqui vai meu depoimento sobre sair do oPus Dei e ser feliz. Apitei aos 16 anos, em 1968, e ali permaneci por 10 dez anos. Quando fui embora, estava tão farta, que a disposição era a de morar embaixo da ponte se necessário fosse e enfrentar toda a série de infortúnios que o pessoal do oPus Dei vaticinava. Permanecer ali era como alimentar um furúnculo no coração e na garganta, sem deixar aflorar os sentimentos verdadeiros e a palavra livre. As amizades que eu podia ter deveriam ser interesseiras: com objetivo de apostolado. Depois que a pessoa apitasse, acabava-se a amizade. Por isso, as pessoas no oPus Dei não vivem amizades reais, fortes, não têm laços emocionais, é um vazio de coração. Cristo tinha amigos e era amigo de verdade (Marta, Maria, Lázaro por quem chorou sentidamente). E Cristo e os apóstolos frequentavam festas e casamentos (o que nós - leigos do oPus Dei - numerárias, nem pensar! Uma das coisas que mais me desapontou foi descobrir ainda numarária que é de Voltaire uma das máximas de Caminho (em que o Padre declara que há de lutar até a morte pelo direito de outrém de discordar dele). Para quem deseja ser amigo da verdade, a primeira coisa a fazer é dar crédito à fonte primeira de onde se origina uma idéia. No caso, Voltaire, autor que nos era proibido ler.


Quando saí do oPus, foi um alívio por um lado e uma certa aflição, porque efetivamente eu não tinha para onde ir, nem dinheiro, porque havia caído na asneira de entregar o salário uma semana antes. Quando saí me deram o equivalente a R$ 30,00, o que deu para comprar os cabides para as roupas... Tive de reaprender a viver em sociedade, a fazer amigos, o que é namorar, o que é preservar-se... Mas, e aqui vai a parte substancial de meu depoimento - sempre fui feliz. E nas vezes em que fiquei triste, porque a vida é a vida, foi um sofrimento que me fez crescer e amadurecer, diferente do sofrimento autoinfligido. E quando sorrio ou rio, é de felicidade pura, real, graças à Deus, que é maior do que aqueles que se arvoram em Seu porta-voz. Desde que saí do oPus Dei aquela ferida supurada que me comia por dentro foi lancetada, purificada e hoje, a cada dia, quando me deparo feliz e me pergunto a quem devo tanta felicidade, agradeço a Deus, que me faz feliz muito provavelmente em compensação pelos anos cinzentos ali passados. Para mim, a Obra tropeça e é menor do que as demais instituições da igreja, porque empurra para dentro - com seu apetite pantagruélico - adolescentes, quando o correto é admitir pessoas maduras que estão informadas sobre o que vão encontrar e já superaram as crises da adolescência.


Grata por dar-me ouvidos,


Mariana

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: catolicapraticante (IP registado)
Data: 20 de June de 2006 10:43

Um Blogue a ler com muita atenção pelso que não Conhecem o Opus Dei

[sinfoniaopuszero.blogspot.com]

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 20 de June de 2006 14:46

Cada pessoa tem (se tem) algum conhecimento que vem dos comportamentos que vê (ou sente) nas pessoas que fazem parte da mesma «opus dei» («obra divina»). Isto basta para mim. Não estou interessado em me filiar.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Diogo Taveira (IP registado)
Data: 20 de June de 2006 21:12

Grande parte desses blogs que são contra o Opus Dei têm histórias falsas... mas pronto.
Manuel, se para ti basta conheceres algumas pessoas para julgar a obra acho que não tens um critério de discernimento certo. É, primeiro que tudo, preciso conhecer o ideal que está por detrás da obra. A partir daí, fazes o teu "julgamento".

Abraçando-vos em Cristo,

Diogo, A.M.D.G.

Re: O que é a Opus Dei ?
Escrito por: Manuel Pires (IP registado)
Data: 22 de June de 2006 18:59

Mas eu também tenho a minha história, infelizmente.
Seria como que uma bala perdida da «OPUS DEI»?!
Se foi perdida ou não, atingiu-me.
Não gostei desse tipo de fruto muito amargo. Comi e não me queixei.
Ou deveria queixar-me ?! Para quê ?! Não ganharia nada com isso, até poderia ser pior.

Rom.: Ídolo & sexo!... Veja tb.: O Messias de YHWH é a minha religião. YHWH Deus amou-nos primeiro.

Ir para a página: Anterior12
Página actual: 2 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.