Fóruns Paroquias.org
paroquias.org

  A participação no Fórum Paroquias.org está condicionada à aceitação das Regras de Funcionamento.
Inteligência Espiritual
Fóruns Paroquias.org : Geral

 

Ir para tópico de discussão: AnteriorPróximo
Ir para: Lista de fórunsLista de mensagensNovo tópicoPesquisarEntrar
Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2
Eutanásia
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 15 de September de 2004 15:25

Se uma pessoa credita muito na vida eterna e tem uma doença terminal , não pode pedir para passar para o outro lado mais depressa?

È uma forma de suicidio e os outros suicidos?
Os suicidas acho que também têm perdão, estão desesperados. Porque insiste a Igreja em não fazer missa às pessoas que se suicidam .? Um tio meu matou-se e não teve missa. Os familiares ficaram sem palavras e numa tristeza profunda. Já não chegava a desgraça do senhor se ter suididado e ainda por cima não teve missa. A missa é para confortar os vivos , porque não a fazem quando as pessoas estão mesmo tristes de verdade?

Problemas ...problemas...

Maria
_____
Nota do Alef: editei o título, acentuando a palavra «Eutanásia».



Editado 1 vezes. Última edição em 16/06/2007 11:10 por Alef.

Re: Eutanasia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 15 de September de 2004 15:47

Maria

No Canadá fazem missa às pessoas que cometem suícidio...É um funeral igual aos outros. Depende do padre, creio ou será a igreja? Também não sei!...
Eu já salvei uma pessoa do suícido, fui mesmo na hora H. E ajudei outra a retirar essas ideias da cabeça.

A vida é linda...!!! Para quê cometar tais actos!!!

Re: Eutanasia
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 15 de September de 2004 17:14

Tema pertinente, este...

Ainda há dias, lia no "Correio da Manhã", uma resportagem sobre as equipas de técnicos de saúde que prestam cuidados paliativos a doentes terminais.
Houve um comentário feito por parte de um médico que me fez muito sentido. Ele dizia que só quando estão com dores é que as pessoas pensam em acabar com tudo. Se se administram fármacos no sentido de amenizarem, ou até mesmo anularem essa dor, as pessoas voltam a ter esperança, pois o que as consumia foi, ainda que temporariamente, afastado!
Também se disse nessa reportagem que a eutanásia é apenas considerada por aqueles que não sabem o que é ter a vida limitada. Quando se tem a noção da finitude da vida, uma pessoa vive intensamente os dias que lhe restam, como se a vida adquirisse outro sabor, como se, ironicamente, a vida, a escassos dias do seu desfecho, ganhasse côr!

Sei que deve ser terrível a dependência de outrém para tudo. Como sabem, tenho um irmão acamado com apenas 23 anos, devido a uma doença que despoletou na adolescência...e que está dependente de tudo e todos para sobreviver. Mas, por essa mesma experiência, também acho que, se os que rodearem o doente lhe transmitirem alegria, amor, interesse pela sua condição, o doente acaba por se agarrar à vida.
Isso tem acontecido ao meu irmão, muito especialmente depois de a sua sobrinha (a minha Sara) ter nascido!



Anna e Sara

Re: Eutanasia
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 00:26

Cara Maria....
As missas não são para confortar ninguém. Conforto damos pela amizade, solidariedade, etc.
A missa de defuntos tem como missão, oferecer os méritos do Sacrificio de Cristo, pelo defunto, para que Cristo Bom Pastor, acolha o defunto. Nunca serve para dar os sentimentos à familia, ou para elogiar o que partiu, mas sempre para que o defunto, possa benificiar do Sacrificio de Jesus na Cruz, e alcançar a redençao.
Durante seculos a Igreja não acompanhou funerais de pessoas que cometiam suicidio, porque este é abominável aos olhos de Deus. Não é o homem detentor do poder de tirar a vida a ninguém, nem mesmo de si próprio. É Deus que dá o dom da vida. Cometer suicidio é um acto de desespero, de considerar que para si não há qualquer salvação.
Hoje a Igreja mantém e manterá a mesma postura perante o suicidio, porque vai contra ao Mandamento - Não Matarás.
Porem, a Igreja acredita que no ultimo instante, a pessoa pode arrepender-se do seu acto e não ter volta atraz, não podendo já confessá-lo. Hoje a Igreja acredita que pode haver uma doença mental que leve a pessoa a suicidar-se.
É em atenção a estas situações que o padre pode celebrar o funeral cristão.
Uma pessoa que na posse de todas as faculdades, prepara premeditadamente o seu suicidio, sen qualquer arrependimento, dificilmente poderá salvar-se e nalguns casos não tem funeral cristão.
Nunca a Igreja poderá aceitar o suicidio, porque é a maior ofensa a Deus.
Humanamente pode ser triste de compreender. Mas ser Cristão não é apenas ser boa pessoa, não querer que Deus seja como eu quero que Ele seja, mas é aceitar Deus tal qual Ele se revelou na Biblia

Re: Eutanasia
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 16 de September de 2004 18:10

Não sabia que a Igreja se negava a realizar cerimónias ás pessoas que cometem suicídio. Felizmente nunca vi tal situação ocorrer pelas minhas bandas, pelo menos de que eu tenha tomado conhecimento. E acho isso muito lamentável e triste. Muito mesmo.
Toda a pessoa é filha do mesmo Deus, é humano e tem direitos. Não cabe ao Homem fazer o julgamento de alguém que comete suicídio. Cabe ao homem tratar a todos por igual, sejam eles pecadores ou não. Para o resto existe Deus. Não compreendo a lógica desta situação, quando mesmo pessoas que nunca foram religiosas, que se sabe para as quais Deus nada significava, essas igualmente recebem o "tratamento religioso" de qualquer outra.


Quanto à Eutanásia, não se trata apenas de pessoas que estão agarradas a uma cama a vida inteira e que podem ganhar nova força e razão pra viver perante algum tipo de acontecimento. Falar de Eutanásia implica também as pessoas que estão num sofrimento físico atroz, que nenhum de nós é sequer incapaz de imaginar. Compreendo que a Eutanásia seja apenas a solução mais fácil e uma decisão polémica, à qual a resposta mais directa é dizer não, mas também respeito muito as pessoas que vivem as situações que as levam a desejar sair do sofrimento.

Re: Eutanasia
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 01:58

Desculpe chuva, mas anda muito baralhada com esta história de direitos. Acha que o homem tem direitos junto de Deus? Acha que o homem pode exigir de Deus?
Segunda questão, acha que Deus mente? Isto é, na Biblia diz uma coisa, mas depois no dia a dia faz outra?
È que a palavra de Deus é muito clara, "Quem quiser seguir-me tome a sua cruz de todos os dias e siga-me". Olhe para o Papa, que belo exemplo de quem a toma todos os dias, cheio de dor mas cheio de fé.
Depois, posso-lhe garantir, que serviço religioso faço para os crentes. Quem não acreditavam em vida, em mortos nada lhes serve.

Re: Eutanasia
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 09:17

Pde João Luís:


O que é para si ter uma vida de crente? Há pessoas que cumprem todos os deveres: vão à missa, dão esmola, etc, mas, depois...lá no seu recôndito, há sempre maldade, maledicência, inveja, egoísmo, etc...Ou seja, aparentemente, levam uma vida exemplar...mas só aparentemente! O Pde João Luís nunca poderá avaliar a 100% a fé de alguém...

E uma pessoa que se suicida é uma pessoa que está em profundo sofrimento. Não julguemos! Há pessoas que sabem gerir o seu sofrimento, há outras que não. Vão ser menos filhos de Deus por isso?
Não foi Deus que disse: "Aquilo que fizerdes ao mais humilde dos vossos irmãos, será a Mim que o fazeis"? Então? Estes nossos irmãos que atentaram contra a sua vida são os nossos irmãos "humildes", sofredores...se o Padre soubesse "desta missa" a metade...sei bem o que é passar por esse sofrimento todo...por isso, oremos pelas almas sofredoras de todos os que tentaram pôr fim à sua própria vida.



Anna e Sara

Re: Eutanasia
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 11:19

A vida de um crente, sabe-a Deus em primeiro lugar. Nao compete a ninguém, nem sequer a um padre julgá-la, coisa que nem me atrevo a fazer. Mas somos chamados a analizar, a ajuizar, sem fazer juizos de valor, aceitando cada qual como é. Se não o fizermos, jamais seremos capazes de ajudar ninguém, colocando-nos na comoda posição de uma pretensa neutralidade.
A palavra de Deus contida na Biblia, é valida para todos, e é Palavra de Deus, a sua palavra para nós. E essa palavra é clara quando aponta para a vida, ainda que compreendendo o sofrimento dos seus filhos. Mas é a Palavra eterna e imutavel de Deus. Não Matarás ecoa em toda a Sagrada Escritura. Uma fé autentica e amadurecida, sabe que a vida não nos pertence, que ninguém, mesmo ninguém tem o direito de a tirar. A confusão dos tempos modernos, é de achar que a vida pertence-nos, e que temos o direito de dela decidir. A mãe terá o direito de decidir sobre a vida do filho - se assim entender pode acabar com ela , abortando - a pessoa terá o direito de decidir sobre a sua vida - se assim entender acaba com ela, eutanásia.
Ora ninguém pode decidir sobre a vida, apenas Deus. Ir contra isto, é à partida ir contra a vontade de Deus. Ontem apontei o exemplo do Papa, um homem com as suas dores, e que heroicamente as aceita como parte da vida, e do projecto de Deus. Hoje apresento-lhe a Beata Alexandrina de Balasar cuja biografia pode encontrar neste forum, uma mulher que unida a Cristo enfrentou heroicamente o sofrimento como caminho redentor.
Não posso por isso concordar consigo quando diz que os que atentaram contra a sua propria vida são os humildes sofredores, porque estes foram os que revoltando-se contra a sua vida, quiseram armar-se em Deus e quiseram por pôr fim a ela, quando a vontade de Deus é outra.
Rezo por muitos que assim vivem, unidos a Deus no sofrimento, e olhe que sei do que falo, mais do que pensa.
Termino como inicio, pôr fim à vida, não é um acto de heroismo, é um acto de fraquesa que entendo, mas que aos olhos de Deus é um "Quem manda em mim sou eu não TU. Eu decido não TU. O Senhor da minha vida sou eu e não TU.
Oremos pelos que poem fim à vida para que encontrem misericórdia junto de Deus.

Re: Eutanasia
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 13:22

Padre João Luís:


Todo o ser humano tem um "instinto de sobrevivência" que o impele a procurar formas de salvaguardar a sua integridade, quer física, quer psíquica - e quer nossa própria, ou do nosso próximo.

Ora, uma pessoa que atenta contra a sua própria vida, ou a vida de outrém (logo, porque não tem respeito pela sua vida, nunca pode ter pela do outro), não pode, de forma alguma, estar bem.
Precisa de apoio, antes de mais.
Quando nem as suas necessidades básicas se encontram satisfeitas (ao nível psicológico), acho um erro falar naquilo que Deus quer...
Quando temos uma dor qualquer, raramente pensamos nos outros e, inclusivamente, ficamos irritados e desesperados quando temos de atender outrém, nessas condições. Mesmo quando temos uma simples dor de cabeça, os problemas parecem maiores do que realmente são, coisas que nos dão prazer deixam de fazer sentido...e estou a falar de uma simples dor de cabeça.
Agora imaginemos a dor de existir. Não há nada que se lhe compare, nem de perto! Essa dor absorve toda a atenção e energias da pessoa.
Se lhe atiram coisas do género "Estás a armar-te em Deus..." ou "Deus não quer isso de ti"...essas pessoas são como aqueles animais que, quando ameaçados, mordem, protegem-se num casulo sem que ninguém possa interagir com eles...ou seja, pior a emenda que o soneto!
Ninguém se suicida por prazer...
Há que ver o ser humano atrás do suicida. Já se sabe que vão contra as Leis de Deus. A questão é descobrir porquê...se ainda formos a tempo...mas com essas atitudes de repreensão, julgo que em vez de ajudarmos, estamos a enterrá-los ainda mais...



Anna e Sara

Re: Eutanasia
Escrito por: chuva (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 16:25

Padre João Luis
Falar de direitos é falar do Homem, não de Deus: os Homens têm os mesmos direitos cá em baixo. Somos todos irmãos. Ou Jesus Cristo divulgou algo contrário a isso? Não foi ele que perdoou os pecadores?
Não acredito que eu, o Sr. Padre ou qualquer outro de nós seja alguém para julgar nem os vivos, nem os mortos. E como eu disse, não é a nós que cabe isso.

Re: Eutanasia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 17:20

Como já disse, no Canadá as pessoas que cometem suicidio, tem um funeral igual aos outros.
A pessoa que põe termo à vida, vive em grande desespero. Não sabe resolver o problema de outra maneira. Há que saber ajudar essa pessoa ou enviar essa pessoa a um psicólogo. As pessoas aproximam-se de nós, nós por vezes, andamos tão aterefados, que nem lhes damos atenção. Eu já tive uma jovem mãe que me telefonava, tentava falar comigo e eu fugia ao assunto, porque me falava da mãe. Ela queria suicidar-se tambem. Só quando me falou em suicidio, é que eu abri os olhos. Aí comecei a falar com ela!!!
Se tivermos um pouquinho de tempo para dar aos outros, o mundo anda melhor!

'Procuramos todos ser mais humanos...alguns velhinhos vivem abandonados, as crianças também. Eles precisam de atenção, de amor!!!
Só quando a palavra amor exister no ser humano e que todos tenham amor, deixará de existir o suicidio...
E não deve ser fácil, deve ser horrível a uma familia onde exista o suicidio.

Re: Eutanasia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 17 de September de 2004 17:57

Acho particularmente equívocas algumas das afirmações do Pe. João Luís no seu mail... sobretudo na parte final.

Caro João Luís, embora compreenda o que estás a dizer, os três últimos parágrafos são equívocos, porque

- podem levar a pensar em Deus como a origem do sofrimento do papa ou da Alexandrina... ora já o livro de Job mostra (e os Evangelhos confirmam) que o sofrimento não tem (em princípio) origem em Deus... Uma coisa é dizer que, no sofrimento, nos unimos a Cristo e aos irmãos que sofrem; outra é que Deus é a origem dele, seja para instrução dos fiéis, seja para purificação da alma, ou outras coisas semelhantes. Esta parece-me uma doutrina perigosa e, se bem que ainda prolifere muito, não me parece ter sólidas bases escriturísticas/teológicas. O Cristianismo não é uma religião em que Deus faça sofrer as pessoas; a intervenção de Deus na vida do homem, na história da salvação, é exactamente contrária (cf. desde Êxodo aos Evangelhos e ao Apocalipse)...

- podem levar a considerar que Deus intervem na vida humana chamando os que morrem e permitindo a manutenção da vida aos que continuam vivos. Justificar-se-ia assim a recusa da eutanásia, porque cabe apenas a Deus chamar o indivíduo, quando Ele muito bem decidir... É igualmente perigoso pensar isso: porque, se assim fosse, de igual modo, seria legítimo perguntar por que razão chamaria Deus uma criança vítima de cancro? Ou uma mãe prestes a dar à luz? Ou um jovem promissor exactamente no dia em que acaba a sua licenciatura?
Ou então, se Deus é a origem da "chamada para a morte", por que permitiria que determinada pessoa continuasse viva anos a fio, em sofrimento atroz? Um Deus com essa capacidade de intervir, sumamente Bom, fá-lo-ia, não? Para purificar a pessoa dos seus pecados antes de morrer? Mas, sendo assim, então, essa seria uma oportunidade que deveria ser dada a todos, não? Para todos ficarmos purificados... a menos que essas pessoas tenham sido terríveis, e agora precisem realmente de uma grande purificação, através de um grande sofrimento.... As coisas não são lineares. Nem Deus, de forma assim simplista, chama os que morrem (no outro dia morreu uma amiga minha super empenhada em termos sociais, 45 anos, com família maravilhosa... logo os comentários: foi Deus que assim quis. Acham mesmo que foi Deus que impediu os filhos de terem uma mãe que os acompanhasse?) nem permite, do mesmo modo simplista, que alguns dos que estão vivos permanecem, por exemplo, em sofrimento, seja porque razão for... Por isso não posso concordar com a formulação da frase "estes foram os que revoltando-se contra a sua vida [...] quando a vontade de Deus é outra".

- porque pode levar a entender que Deus, que sem dúvida é o Senhor da Vida, é-o de forma descricionária: Sou Eu (Deus) que decido se tu vives ou morres, se vale a pena teres mais um dia ou não, mais um sofrimentozinho ou outro... e tu, calou, que quem manda aqui sou eu, por isso sofre lá mais um bocadinho [que bem precisas?]"... que bela liberdade... mesmo se a verdadeira Liberdade só existe em Deus, o livre-arbítrio foi-nos oferecido e ainda bem...

De resto, apreciei bastante a tua intervenção,

Abraço,

Miguel

P.S: pode parecer, mas não: eu não sou a favor da Eutanásia. O argumento não deve ser no entanto impositivo (Deus manda, tu cumpres; Deus é Senhor, tu aceitas sem pio), mas talvez reactivo (em face do sofrimento, mostrar a beleza do acolhimento de Deus que nos habita, por escolha própria, sempre, mesmo/sobretudo/de forma mais especial nos momentos difíceis), intimista (porque Deus é, como diz Varillon, em nós, mais nós próprios do que nós - não me lembro da tradução exacta) e de misericórdia (porque o acolhimento de Deus, que nos conhece melhor do que nós mesmos, que vive em nós mesmo antes de termos qualquer consciência de que nós existimos, é infinito... Não é Ele só Amor?).

Re: Eutanasia
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 00:09

Caro Miguel
Porque Ele é amor, não pode pactuar com a Eutanásia. Nem pode haver equivoco algum nesse sentido, porque esse não é um dito direito humano. Nem posso acreditar num cristão a concordar com a eutanásia. Porque se está a por fora da comunhão da Igreja que é clara neste campo.

Re: Eutanasia
Escrito por: rmcf (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 00:30

E nem eu pus nada disso em causa. O que eu disse não era equívoco... Eu sou contra a Eutanásia... nisso estamos completamente de acordo e em comunhão na Igreja. Por vezes os argumentos é que podem 'desajudar'...

Re: Eutanasia
Escrito por: carlos (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 02:32

1Corintios 6;19 e 20

Re: Eutanasia
Escrito por: Padre João Luis (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 23:42

Pois é Miguel, mas outras mentes mais iluminadas e entendidas, uns autenticos sabichões na matéria - quiça ja se suicidaram e voltaram cá - com a cobardia habitual de nao virem ao forum expor as suas loucas ideias, me tem bombardeado os mails......
A igreja transformou-se numa caldeirada a gosto em que cada um poe o que quer.
As vezes sou obrigado a concordar com os mais fundamentalistas deste forum....

Re: Eutanasia
Escrito por: Ana (IP registado)
Data: 18 de September de 2004 23:54

Pe. João Luis

Retire o e-mail do Fórum, como eu fiz.

Presumo, que anda aí uma pessoa com 3 correios de e-mail. Cacei essa pessoa, quando me escrevia para o meu e-mail, a insultar-me!

ciencia e religião
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 27 de September de 2004 21:33

Tema desviado : ciencia e religião onde se incluiu a eutanasia e outras questões


Vi um programa na Tv muito interessante sobre o cerebro humano.

Acontece que recentes estudos tem comprovado a existência de certas hormonas que determinam comportamentos . A mais conhecida de todas é sem duvida a serotonina que tantos clientes tem ( prosac ...)Está provado que uma pessoa em situação de alegria tem uma dose consideravel dessa hormona no lobo frontal enquanto que há pessoas que efectivamente parece que tem problemas em receber essa hormona nessa zona do cerebro e andam frequentemente deprimidas. Foi engraçado ver o número extraordinário de hormonas que circulam no cerebro de um apaixonado.
Assim podemos considerar algumas questões fundamentais:

O cérebro é efectivamente ainda pouco conhecido pelo homem, mas tudo leva a crer que efectivamente a quimica determina comportamentos e doenças , dai que a psiquiatria tende a justificar todos os comportamentos humanos num tribunal. Jesus provavelmente sabia isto por isso perdoava a todos .

- Lembram-se de que Jesus disse: Perdoai sem cessar ? Jesus perdoou a Pedro que o traiu três vezes.

Uma pessoa que recebe do meio estimulos de violencia e frustração não é natural que seja agressivo ? Uma criança que passa fome , leva pancada , é mal tratada e rejeitada pelos seus colegas não é natural que seja um adulto violento? Quem tem o nosso perdão? Jesus foi claro , perdoava a todos por igual, bastava a pessoa arrepender-se .E nós a quem perdoamos? Jesus era Deus ( e inteligente) por isso predoava , mas nós ignorantes sempre levantamos o dedo com muita facilidade para julgar, as crianças não se matam umas às outras porque não se descriminam porque não tem conceito de bem e de mal. Parece que o mal desta vida é então o proprio conceito de bem e de mal que nos leva a repelir uns e receber outros. Que sociedade estamos a criar ? Que valores temos transmitido?

O velho dilema de Paulo , não conheço o pecado senão pela lei, então a lei é boa ou má ? A lei é boa o problema é o que fazemos a quem não cumpre a lei. Somos melhores do que aqueles que não cumprem a lei?

O rapaz rouba um carro , não tem trabalho , nem estudos ,pais sempre fora de casa , não tem que fazer anda nas droguitas um dia rouba um carros e quem o perdoa? Porque vão a correr queixar-se e o prendem anos na prisão?


E uma pessoa doente terminal , sem esperança de vida a sofrer mesmo de verdade a rezar todos os dias a Deus : por favor leva-me daqui? Não podemos ajudar o nosso irmão a partir? Antigamente muito antes os padres parece que ajudavam algumas pessoas a morrer , na idade média , vem dai a extrema unção . E agora ?

Jesus , amou e curava . Acredito que o amor cure , bastava ver a enorme quantidade de hormonas que circulavam no cerebro O problema é que nós não sabemos amar como Jesus amou , se amassemos a todos por igual , como se todos fossem nossos filhos , nossos pais ou nossos irmãos então sim seriamos uma verdadeira familia . Isso implicaria distribuição de bens , preocuparamo-nos diariamente com os outros , implicaria distribuição de horas de trabalho , distribuição de tudo . Foi por isso que o mataram. assim os poderoso deixariam de ter poder e seriamos todos irmãos. Esse é o reino que Cristo nos prometeu , mas está dificil de alcançar , porque fugimos do essencial , somos pouco divinos e muito materialistas.

O desamor pode levar á morte , disso todos sabem , velhos sozinhos abandonados , alcoolicos , drogados sem familia sem lar , morrem muito mais depressa. Se o desamor mata então logicamente o amor também cura . É tão simples foi Jesus que nos disse , um pouco de fé e movemos montanhas , fé no que Ele disse e que disse Ele ?

Que nos amassemos uns aos outros como ele nos amou a nós.
É a essência do cristianismo . A psiquiatria confirma o amor faz bem , são muitas hormonas :9 E para quem tem problemas hormonais? Desculpamos um que não tem pernas e não desculpamos um que não tem problemas no cerebro? O nosso p+erdão é material , só perdoamos as deficiências que vemos , manetas , pernetas etc , as deficiências que ainda não são conhecidas não são perdoaveis. Enquanto não pertdoarmos a todos Deus também não nos perdoará a nós . Não é isso o que diz o Pai nosso ?

Maria

Re: Eutanasia
Escrito por: Anita (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 10:12

Maria,

Sim, o amor cura. Mas o amor não é negligente: tem de chamar à atenção para determinados comportamentos, senão, daqui a pouco já ninguém sabe a distinção entre "bem" e "mal"...
É precisamente o que se deve fazer com as crianças: dar-lhes protecção, segurança, carinho, brincadeira, atenção, mas...também temos de ter pulso firme com elas e mostrar-lhes que há limites!

Quem mata, tem de ser punido! A prisão, a meu ver, deveria ser, para além da privação de liberdade, um meio de reabilitação social e psíquica.
Como tu, também acredito que as pessoas que matam, se drogam, andam metidas em negócios obscuros, é tudo gente mal amada! Só que também acredito que, enquanto mantiver esses comportamentos, é uma ameaça aos demais, portanto, deve ser isolado (i.e. preso) de forma a reabilitar-se a conviver civilizadamente...

O amor nunca foi negligente. Nem há-de ser...



Anna e Sara

Re: Eutanasia
Escrito por: Maria (IP registado)
Data: 28 de September de 2004 11:39




Até que gostei da resposta. Aquela velha frase : quem ama castiga .

Concordo e acho razoavel. Mas eu tenho sempre a sensação que perdoar é melhor que castigar, que era mais cristão. Não sei. acho que as prisões são a maior porcaria que inventaram , não vejo como se possa ajudar alguem que esta numa prisão. Vi no telejornal que um presidente da camara esta a utilizar os presos para limpar as florestas , recebendo um pequenos ordenado e dando-lhes formação. Assim acho bem. Mas até se encontrarem soluções para todos é muito complicado.
O problema da rebelia começa nas escolas , os meninos com mais problemas sentem-se marginalizados , regeitados , professores martelam-lhes a cabeça chamando-os de burros , fazendo-os repetir o mesmo ano de escolariedade varias vezes. É triste , com os conhecimentos cientificos que temos que as pessoas ainda se deem ao luxo de marginalizar crianças porque o sistema não esta preparado para diferenças . Enquanto andarmos a educar que existem burros e inteligentes , aptos e não aptos , enquanto competirmos uns com os outros não mudaremos nada. Mas só incluimos os defecientes motores e os deficientes profundos porque são os coitadinhos , as defeciencias não visiveis não aceitamos. Continuamos a não aceitar os meninos com unhas sujas , que cheiram a chichi nem os que tem piolhos . que fazemos para mudar a vida deles? Na escola começa a grande exclusão social, eles sentem-se mal tratados pelos colegas e acima de tudo pelos professore , são marginalizados por nao saberem ler ou escrever . E depois ? sentem-se mal regeitam a escola , regeitam a sociedade tornam-se agressivos. Só os doutores são gente ? Pois isso esta a acabar os doutores agora estão no desemprego e quem for carpinteiro é que se safa.

A nossa sociedade democratica esta a ficar louca e neurotica. Liberdade?
até dá vontade de rir. As leis controlam-nos. Que justiça é essa de atender o telemovel no carro e levar com uma multa que pode chegar a 600 euros?


Educar para a cidadania com um sistema de numeros , com avaliações quantitativas , tu vales 2 e tu vales 3? Até dá vontade de rir.

Justiça ? O que é justo? O que é justo aqui é injusto noutras sociedades. Se tivessemos consciencia da nossa finitude seriamos mais humildes e amariamos mais os outros e aceitariamos melhor tudo e todos. Eu lá sei q que é estar na cama com cancer? Nem faço ideia . Eu lá sei o que leva uma pessoa a matar-se ? deve ser o mesmo que leva uma pessoa a matar alguém. Eu não me atrevo a julgar ninguém , recuso-me. Mas preocupa-me que não se faça nada para melhorar a vida das pessoas.

Quantos mais irão morrer por nossa culpa? Quantos vão adoecer e ficar loucos e cometer loucuras por estar desempregados? Quantos casais estão a trabalhar os dois por ganacia quando poderiam viver só com um dos conjugues a trabalhar? E quantas familias estão os dois desempregados? Depois os filhos dos desempregados dão em ladrões que vão roubar ou até matar os nossos filhos. E depois choramos ?

É facil julgar ..Dificil é mudar a nossa postura , a nossa vida.

Maria

Ir para a página: 12Próximo
Página actual: 1 de 2


Desculpe, apenas utilizadores registados podem escrever mensagens neste fórum.
Por favor, introduza a sua identificação no Fórum aqui.
Se ainda não se registou, visite a página de Registo.

Nota: As participações do Fórum de Discussão são da exclusiva responsabilidade dos seus autores, pelo que o Paroquias.org não se responsabiliza pelo seu conteúdo, nem por este estar ou não de acordo com a Doutrina e Tradição da Igreja Católica.