Programa de Bento XVI na Alemanha
2011-07-21 09:16:38

A sala de imprensa da Santa Sé divulgou hoje o programa da visita de Bento XVI à Alemanha, a decorrer entre 22 a 25 de setembro, que inclui encontros com a comunidade judaica e muçulmana.

A terceira viagem do Papa à sua terra natal, após as de 2005 (Jornada Mundial da Juventude) e 2006 (visita à Baviera, região onde nasceu), conta com passagens por Berlim, Erfurt, Etzelsbach e Friburgo, tendo como lema ‘Onde há Deus, há futuro’.

Esta vai ser a primeira viagem com estatuto de visita de Estado, pelo que os primeiros momentos da agenda de Bento XVI em solo germânico são dedicados a encontros com responsáveis políticos.

A chegada a Berlim, no dia 22, quinta-feira, está prevista para as 10h30 locais (menos uma em Lisboa) e a cerimónia de boas vindas, com o primeiro discurso papal, acontece no castelo de Bellevue, às 11h15, seguida de uma visita de cortesia ao presidente alemão.

Às 12h50 tem lugar um encontro com a chanceler Angela Merkel, na sede da conferência episcopal alemã, antes de uma visita ao Parlamento federal, onde o Papa vai proferir outro discurso.

Ainda dentro do ‘Reichstag” de Berlim, Bento XVI recebe representantes da comunidade judaica – em 2005, na visita a Colónia, o Papa visitara a sinagoga local.

O primeiro dia da visita papal conclui-se com uma missa, às 18h30, no Estádio Olímpico.

Antes de voar até Erfurt, no dia 23, Bento XVI vai encontrar-se ainda em Berlim com representantes da comunidade muçulmana na Nunciatura Apostólica [embaixada da Santa Sé].

Em Erfurt, 237 quilómetros a sul de Berlim, no centro da Alemanha, o Papa começa por visitar a catedral católica, reunindo, pelas 11h45, com representantes do Conselho da Igreja Evangélica Alemã no convento dos Agostinhos, ordem religiosa à qual pertencia Martinho Lutero (1483-1546).

Nessa mesma igreja tem lugar uma celebração ecuménica, com discurso de Bento XVI, que seguirá às 16h45 para Etzelsbach, num voo de 45 minutos, em helicóptero, apenas para presidir à celebração de vésperas na Wallfahrtskapelle, um local de peregrinação dedicada à Virgem Maria, e regressar, de seguida, a Erfurt.

O sábado, dia 24, inicia-se com a missa no Domplatz de Erfurt, às 09h00, partindo o Papa para Fribrugo, noutro voo, de uma hora e 380 quilómetros.

Bento XVI visita a catedral católica pelas 14h00 e um quarto de hora depois saúda os cidadãos, na Münsterplaz di Freiburg.

O programa inclui um encontro com o antigo chanceler Helmut Kohl, no seminário desta cidade, antes da reunião entre o Papa e representantes das Igrejas Ortodoxas na Alemanha.

Neste local, Bento XVI vai ainda encontrar-se com seminaristas e com o Conselho do Comité Central dos Católicos Alemães (ZDK).

Às 19h00, na Feira de Friburgo, o Papa preside a uma vigília de oração com os jovens.

O dia final da visita, 25 de setembro, começa com uma missa no aeroporto turístico de Friburgo, pelas 10h00, a que se segue um almoço com os membros da Conferência Episcopal Alemã e, às 16h20, um encontro com os magistrados do Tribunal Constitucional Federal.

O último encontro da visita papal é dedicado por Bento XVI aos “católicos comprometidos na Igreja e na sociedade”.

A chegada a Roma está prevista para as 20h45 desse domingo, após seis voos, 12 discursos, três homilias, duas saudações e mais de 2750 quilómetros percorridos em 84 horas e meia.

OC