Pastoral Social on-line
2008-07-31 05:28:15

O site da Comissão Episcopal e Secretariado Nacional da Pastoral Social está on-line. O endereço é www.ecclesia.pt/snpsocial

Na página é possível consultar diversa informação relativa à Pastoral Social da Igreja em Portugal. Neste momento destaca-se a a informação acerca do I Congresso da Pastoral Social subordinado ao tema “Intervir na sociedade hoje! Memória e projecto”, que decorrerá em Fátima, de 9 a 11 de Setembro próximo.

A Comissão Episcopal da Pastoral Social é presidida por D. Carlos Moreira Azevedo, Bispo Auxiliar de Lisboa. Está organizada de acordo com os seguintes sectores: Formação, Apoio e Assistência a instituições, áreas de pastoral especializada.

Tem como atribuições e competências “promover o conhecimento e a aplicação da Doutrina Social da Igreja”, “acompanhar o trabalho da Cáritas Portuguesa (orientações e actividade)”, “acompanhar a vida das instituições de solidariedade social da Igreja e demais associações e obras de finalidade sócio-caritativa, de âmbito nacional”, “estudar os pedidos de aprovação de estatutos destes organismos e das suas eventuais alterações”, “acompanhar a actividade da Pastoral da Saúde”, “promover o conhecimento das novas tendências e questões nos domínios da Bioética e da Ecologia e responder aos desafios pastorais”.

Procura ainda “estudar e dar a conhecer as condições de Assistência Religiosa a Hospitais, Estabelecimentos Prisionais e outras instituições”, “garantir a coordenação nacional do trabalho pastoral nestas instituições”, “acompanhar o trabalho da Comissão Nacional Justiça e Paz (orientações e actividade)”, organizar as “Semanas Sociais” e “promover a formação dos Agentes de Pastoral Social”.