paroquias.org
 

Notícias






Santa Sé confirma «liberalização» da Missa em Latim
2007-05-17 22:09:25

O Cardeal Darío Castrillón Hoyos, presidente da Comissão Pontifícia “Ecclesia Dei”, confirmou em Aparecida que o Papa tem a intenção de estender a toda a Igreja de Rito Latino "a possibilidade de celebrar a Missa e os Sacramentos segundo livros litúrgicos promulgados pelo Beato João XIII em 1962", ou seja, antes da reforma do II Concílio do Vaticano.

Segundo este responsável, existe hoje em dia um "renovado interesse" pela liturgia que esteve em vigor desde o Concílio de Trento (Missal de Pio V - 1570) até ao novo ritual pós-conciliar (Novus Ordo Missae - 1970).
"Por esta liturgia, que nunca foi abolida e que é considerada um tesouro, existe hoje um novo e renovado interesse. Também por esta razão, o Santo Padre pensa que chegou o tempo de facilitar, como já o tinha desejado a primeira Comissão Cardinalícia, em 1986, o acesso a esta liturgia fazendo dela uma forma extraordinária do único rito Romano", referiu o Cardeal Castrillón Hoyos.

Esta aprovação universal significaria que a Missa do antigo rito poderá ser celebrada livremente em todo mundo, pelos sacerdotes que assim o desejarem, sem necessidade de autorização hierárquica de um Bispo. Os livros litúrgicos redigidos e promulgados após o Concílio continuarão, contudo, a constituir a forma ordinária e habitual do Rito Romano.

Falando aos participantes da V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e do Caribe, o presidente da Comissão Pontifícia “Ecclesia Dei” disse ainda que Bento XVI está particularmente sensível aos que "desejam manter viva a liturgia latina anterior na celebração da Eucaristia e demais Sacramentos".

A “Ecclesia Dei” é uma Comissão que tem objectivo “facilitar a plena comunhão eclesial” dos fiéis ligados à Fraternidade fundada por Monsenhor Lefebvre, “conservando as suas tradições espirituais e litúrgicas”. Criada por João Paulo II, em 1988, a Comissão quer ser um sinal de comunhão para todos os fiéis católicos que se sentem vinculados a algumas precedentes formas litúrgicas e disciplinares da tradição latina, procurando adoptar “as medidas necessárias para garantir o respeito das suas justas aspirações”.

Enquanto Cardeal, o actual Papa foi membro da Comissão Pontifícia "Ecclesia Dei" e deseja que a mesma "se transforme num organismo da Santa Sé com a finalidade própria de conservar e manter a liturgia latina tradicional", segundo D. Castrillón Hoyos.
Bento XVI, acrescentou, quer promover uma aproximação aos seguidores do Arcebispo francês Marcel Lefebvre, procurando "o regresso dos irmãos da Fraternidade São Pio X à plena comunhão".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia