Igreja de Campolide Não Baixa Os Braços
2005-02-03 13:28:27

Uma faixa branca de 18 metros foi ontem pendurada no exterior da Igreja de Santo António de Campolide, em Lisboa, alertando para que o templo, classificado Imóvel de Interesse Público em 1993, está a "cair aos bocados".

É mais um episódio da campanha em prol de um restauro lançada em Janeiro pelo padre João Manuel Nogueira e seus paroquianos e que já passou pelo envio de uma série de pedidos de ajuda à Câmara de Lisboa, ao primeiro-ministro, à ministra da Cultura, à Presidência da República, Cardeal Patriarca e Instituto Português do Património Arquitectónico. A igreja do final do séc. XIX, caracterizada por ameias que lhe dão um ar de fortaleza e pela profusão de madeiras pintadas no interior, encontra-se bastante degradada, com infiltrações de água que têm vindo a abrir buracos nos soalhos e a destruir estuques trabalhados e talhas. Em Junho passado, a directora da Conservação e Reabilitação Urbana da câmara indicara a Igreja de Santo António como um dos 15 templos a intervir naquele ano. No mês passado, após notícia sobre o estado da igreja, escreveu no PÚBLICO que a câmara ia "ponderar a eventualidade de um apoio financeiro para suportar algumas obras mais urgentes".

Fonte Público