Teologia da Libertação esgotou-se, afirma presidente da CNBB
2003-07-31 21:18:03

O cardeal Geraldo Majella Agnelo, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), disse ao Papa que a Teologia da Libertação está esgotada.

A declaração consta de um relatório aprovado no mês de Maio pela assembleia da CNBB, segundo afirmou o próprio cardeal em entrevista publicada hoje pela agência Fides.
João Paulo II, segundo D. Agnelo, perguntou-lhe numa audiência recente sobre a situação da Teologia da Libertação, que teve o Brasil como um de seus principais focos. "Respondi-lhe que a Teologia da Libertação teve o seu tempo, deixou a sua contribuição e esgotou-se ali onde tinha que se esgotar", comentou o cardeal.
Sobre a situação no país, o cardeal disse que uma vez constatado o sofrimento, "marcado pela fome e a miséria", a Igreja não pode permanecer indiferente e que tem que defender a dignidade da pessoa em todos os seus âmbitos.
D. Geraldo Majjela Agnelo também se referiu à necessidade de reforçar a fé no Brasil, onde nos últimos dez anos a Igreja católica perdeu 10% de seus fiéis. A Igreja brasileira trabalha, segundo informou o cardeal, para oferecer um autêntico testemunho de vida cristã. "Desejamos que a formação seja a base de nossa peregrinação, reforçando o protagonismo dos leigos e renovando a missão e a vocação dos sacerdotes", concluiu.