Dois séculos de Concordatas da Santa Sé em um só volume
2003-07-01 20:43:00

«Enchiridion dei Concordati. Due secoli di storia dei rapporti Chiesa-Stato» (Enchiridion das Concordatas. Dois séculos de história de relações Igreja-Estado) é a obra que oferece pela primeira vez desde 1919 uma visão de todos os acordos estipulados pela Santa Sé com os Estados, desde o de Pio VII e Napoleão Bonaparte até o de João Paulo II com a República Checa em Julho de 2002.

A novidade mais importante do volume, além de ser um compêndio único, é que recolhe os textos mais recentes da Santa Sé com os Estados de Europa Central e Oriental, que depois de 1990 «renasceram para a liberdade», como escreve no prólogo o cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado Vaticano.
Manifestando sua satisfação pela iniciativa, o purpurado expressa seu desejo de que «esta nova obra contribua para fazer conhecer melhor o compromisso da Santa Sé na promoção de novas vias de colaboração com as autoridades civis, dando assim a César o que é de César, e solicitando a César que dê a Deus o que é de Deus».
O compêndio, publicado por pela Editora Dehoninana de Bolonha, oferece cronologicamente todos os acordos da Santa Sé com os Estados nos dois últimos séculos. Ditas concordatas se apresentam no idioma em que foram redigidos junto à sua tradução em italiano.
As modificações que sofreram as concordatas também são recolhidas. Assim, por exemplo, da Espanha figuram 18 textos entre concordatas, protocolos, convenções, acordos ou intercâmbios de notas.