Grande visita pastoral leva D. José Policarpo à Vigararia da Amadora
2003-01-18 20:05:43

É já no dia 18 de Janeiro que começa a Visita Pastoral do Cardeal Patriarca de Lisboa à Vigararia da Amadora, num conjunto de reuniões inter-paroquiais e actividades vicariais que se estendem até 1 de Junho próximo.

Uma visita tão prolongada justifica-se no entender do Pe. António Marim, Vigário-Geral do Patriarcado e Vigário da Amadora, pelo “cuidado pastoral do Patriarca, no exercício do seu ministério de Bispo, em contactar regularmente com as diferentes comunidades” e pela “grande densidade populacional da Vigararia da Amadora”, que influencia claramente este esquema de acção. As 19 paróquias compreendidas por esta Vigararia, que se compõe maioritariamente por localidades dos concelhos de Amadora e Sintra, serão visitadas segundo um escalonamento prévio, que levará D. José Policarpo a seis deslocações para encontros com agentes pastorais e para a celebração com as diversas comunidades, além de dois grandes encontros ao nível da Vigararia com as famílias e os jovens, respectivamente.

A ampla e complexa “comunidade humano-religiosa”, como faz questão de vincar o Pe. Marim, que será visitada por D. José espera pelos efeitos positivos desta série de encontros que “terão uma impacto duradouro na vida das comunidades e da Igreja desta região, no seu todo, se resultarem de uma maior consciência do que é ser Igreja e do que é o ministério episcopal”. Do Cardeal Patriarca espera-se que “desperte o gosto e o desafio pela santidade, apercebendo-se das alegrias e sofrimentos dos fiéis, e fomente expressões de comunhão entre todas estas comunidades”, conclui o Pe. António Marim.