paroquias.org
 

Notícias






Personalidades portuguesas elogiam documento da Santa Sé
2003-01-16 22:14:32

Não se fizeram esperar as reacções à “Nota Doutrinal sobre algumas questões relativas ao compromisso dos católicos na vida política” da responsabilidade da Congregação para a Doutrina da Fé, publicada hoje, 16 de Janeiro.

Em declarações à RR, Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e actual deputada do PS, diz que o apelo da Santa Sé é muito importante e considera que a ambiguidade dos discursos é uma realidade: "Basta estarmos atentos ao comportamento das pessoas, às afirmações que são feitas, aos discursos que são feitos, à utilização inadequada de argumentos. Um comportamento diferente antes de se chegar ao poder e um comportamento quase antagónico quando se acede a esse mesmo poder e portanto considero muito importante que exista esse apelo".
Na opinião do candidato à Presidência da República, Ferreira do Amaral, o desempenho político provoca o "esquecimento" de princípios e orientações: “Parece-me que o Papa faz muitíssimo bem em explicar que as pessoas que têm uma determinada convicção religiosa e que são católicos têm de actuar de acordo com esses princípios e é isso que os cidadãos esperam deles", diz.
Também Maria José Nogueira Pinto, a actual Provedora da Santa Casa da Misericórdia, concorda com a importância do documento do Vaticano e diz que a "ambiguidade é um dos inimigos da verdade".

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia