paroquias.org
 

Notícias






Cardeal censura subjectivismo dos padres na celebração da missa
2002-12-30 21:10:18

Cardeal censura subjectivismo dos padres na celebração da missa
O Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, censurou, numa entrevista publicada pela edição italiana da revista “30 Dias”, o subjectivismo que leva muitos sacerdotes a celebrarem a santa missa como “lhes dá na gana”.


D. Arinze, que substituiu na chefia dessa congregação vaticana, o Cardeal Jorge Medina Estévez, assinalou que, se cada sacerdote fosse livre de introduzir as mudanças ou inovações que desejasse, haveria tantos tipos de missa quantos são os sacerdotes.
O Cardeal nigeriano referiu-se, na entrevista, às inovações introduzidas pelo Concílio Vaticano II, e argumentou, a esse propósito, que a tradução da liturgia do latim para a linguagem vernácula “não foi feita sem dificuldades”, já que muitas das orações tradicionais não são fáceis de traduzir. Nas traduções, advertiu “temos que ser fiéis não apenas ao espírito do Concílio, mas sobretudo ao que se disse e se escreveu” na liturgia tradicional.
O Cardeal Arinze lamentou que “muitos bispos e sacerdotes não tenham estudado adequadamente os textos conciliares” e, consequentemente, façam alterações de maneira imprópria.

Fonte Ecclesia

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia