Via Lucis - O Caminho da Luz
2002-04-01 23:44:55

Desde o Domingo de Páscoa até ao Domingo de Pentecostes decorrem cinquenta dias cheios de acontecimentos inesquecíveis, que os mais próximos de Jesus viveram intensamente, com uma alegria inimaginável.

Existe uma devoção popular, com tradição desde a Idade Média, que é a Via Sacra - O Caminho da Cruz. Nela se recordam os momentos mais importantes da Paixão e Morte de Jesus Cristo: desde a condenação à morte até à sepultura do seu corpo. Mas esta é apenas a primeira parte de uma história que não acaba num sepulcro, nem sequer na manhã da Ressurreição, mas estende-se até à vinda do Espírito Santo e à sua actuação maravilhosa.

Da mesma forma que as etapas de Jesus a caminho do Calvário se converteram em oração, queremos também seguir Jesus no seu caminho de Glória. Este é o objectivo desta proposta, um convite a meditar a etapa final da vida de Jesus Cristo na terra.

A Via Lucis, "O Caminho da Luz" é uma devoção recente que pode complementar a Via Sacra. Nela se recordam catorze estações com Jesus Cristo triunfante desde a Ressureição até ao Pentecostes, segundo os relatos dos Evangelhos. Inclui-se também a vinda do Espírito Santo porque, como diz o Catecismo da Igreja Católica: «No dia de Pentecostes (no termo das sete semanas pascais), a Páscoa de Cristo completou-se com a infusão do Espírito Santo que Se manifestou, Se deu e Se comunicou como pessoa divina: da sua plenitude: Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito.» (CIC 731)

Recomenda-se a meditação da Via Lucis durante o Tempo Pascal e todos os domingos do ano que estejam estreitamente ligados a Cristo ressucitado.

Para terminar, queremos agradecer a Miguel Panão pela sua preciosa ajuda, na disponibilização do texto original da Via Lucis, que serviu como base ao que aqui poderá encontrar.