paroquias.org
 

Notícias






Bispos sugerem voto no centro-direita
2002-02-17 21:04:12

OS BISPOS portugueses recomendam aos católicos que, nas eleições para a Assembleia da República do próximo dia 17 de Março, escolham entre os candidatos que apresentem propostas de Governo que estejam em «consonância com a visão cristã da pessoa humana e da sociedade».

Esta é a primeira vez que o Conselho Permanente do episcopado, presidido pelo patriarca D. José Policarpo, faz uma referência explícita às soluções políticas dos candidatos ao Parlamento.

Numa nota pastoral ontem divulgada, o episcopado faz um conjunto de recomendações sobre os diversos programas partidários tendo em conta o respeito pela religião e pela vida como os projectos políticos adequados ao pensamento da Igreja. Se a referência à vida deve ser considerado um aviso à intenção de alguns partidos desejarem recolocar na próxima legislatura a despenalização do aborto, recorde-se que a questão do respeito devido à religião resulta dos cortes financeiros feitos em meados do ano passado pela RTP à produção dos programas religiosos.

No seu documento, o episcopado assume ainda que o voto dos fiéis deve «ter em particular atenção a visão da Igreja» acerca de determinados opções políticas, como por exemplo a Educação, que os bispos consideram deve respeitar «o direito dos pais escolherem o projecto educativo de sua preferência», assinalando que o «ensino não estatal» deve ser objecto de «políticas de promoção», por parte do Estado. Há precisamente um ano, o Governo socialista cortou o subsídio que, desde o consulado de Mário Soares, vinha sendo atribuído à Universidade Católica.


Fonte Expresso

voltar

Enviar a um amigo

Imprimir notícia