Faleceu D. André Muaca, primeiro bispo angolano
2002-01-28 17:56:16

D. Eduardo André Muaca, antigo arcebispo católico de Luanda e o primeiro padre oriundo de Angola a ser ordenado bispo, morreu sábado vítima de doença prolongada, anunciou ontem a Arquidiocese.

Nascido em Cabinda a 9 de Outubro de 1924, na aldeia de S. Miguel, D. André Muaca faleceu num dos hospitais da capital. Em 1970, o Papa Paulo VI nomeou-o bispo auxiliar de Luanda, sendo o primeiro bispo autóctone de Angola dos tempos modernos. O primeiro bispo angolano havia sido D. Henrique, bispo de Utica, príncipe do Congo, na primeira metade do século XVII. D. André Muaca presidiu à Conferência Episcopal de Angola durante uma década e em 1985 pediu ao Papa João Paulo II a renúncia do cargo por motivos de saúde. "Figura de grandioso relevo da Igreja em Angola", é como o define a nota ontem difundida que divulga a sua morte, assinada pelo bispo auxiliar de Luanda, D. Anastácio Kahango.

Fonte Público