paroquias.org
 






2005 em Taizé
2004-12-16 15:00:50

Os encontros de Taizé têm lugar todas as semanas, de Domingo ao Domingo seguinte. Semana após semana, durante grande parte do ano, sucedem-se dezenas de milhares de jovens sobre a colina de Taizé.

Cristãos comprometidos ou jovens à procura, eles vêm de todos os continentes.
O que procuram? Não vêm para participar em conferências sobre temas específicos. São antes de mais acolhidos pelos irmãos de uma comunidade. Num mundo tantas vezes marcado pela dispersão, os irmãos habitam e trabalham em conjunto, comem e rezam juntos. O que a comunidade propõe aos jovens é algo que vai no mesmo sentido: descobrir que a vida quotidiana pode ser vivida à luz do Evangelho, rezar juntos três vezes por dia, reflectir sobre as fontes da fé, trabalhar para os outros.
Os irmãos da comunidade introduzem to dos os dias os participantes na reflexão bíblica, segui a de tempos de reflexão em pequenos grupos. Durante as tardes, os workshops permitem aprofundar a relação entre a fé e a vida no trabalho, o compromisso na sociedade, o mundo da arte e da cultura... Alguns passam a semana em silêncio, para reverem as sua vidas à luz do Evangelho.
Nestas semanas, que podem juntar até quatro ou cinco mil pessoas de mais de oitenta nacionalidades, muitos fazem a descoberta de que a Igreja não é apenas uma instituição, uma organização, mas principalmente uma vida partilhada. Ao fazer-se a experiência desta vida com os outros, compreende-se que a existência quotidiana é o próprio lugar onde o amor de Cristo se poderá revelar e onde um futuro de paz para a família humana poderá ser preparado. Neste sentido, não se vem a Taizé a não ser para preparar o regresso a casa.

Fonte Ecclesia

voltar