Encontro Europeu de Jovens é uma oportunidade para a paz
2004-12-16 14:54:40

O Encontro Europeu de Jovens promovido em Lisboa pela Comunidade de Taizé, neste final de ano, é considerado pelos líderes cristãos como uma oportunidade de diálogo entre religiões, para a promoção da paz.

Na mensagem que enviou à Comunidade de Taizé, João Paulo II afirma que Lisboa é uma “cidade aberta para o mundo”, pedindo aos jovens que também mostrem essa atitude “para fazer do planeta uma sociedade cada vez mais fraterna”.
Kofi Annan, secretário-geral da ONU, considera que este Encontro “é para nós um incentivo e um sinal de esperança”.

“Juntos, podemos fazer mudar as coisas e construir para todos um futuro de paz e de prosperidade”, assegura.
Sinal da dimensão ecuménica desta iniciativa são as várias mensagens de outros líderes cristãos. Para o Patriarca Ortodoxo Bartolomeu I, de Constantinopla, é importante que os jovens cristãos se reunam “apesar das diferenças nacionais, culturais e confessionais”.
“O cristianismo ainda tem muito a dizer ao mundo, a revelar a substância e o sentido da vida”, aponta.

O Patriarca Alexis II, da Igreja Ortodoxa Russa sublinha que encontros como o de Lisboa “assumem hoje uma importância crescente numa sociedade ocidental que infelizmente se afasta cada vez mais dos valores cristãos”.
“Acredito que a juventude europeia, inspirada pelo amor de Cristo, será perfeitamente capaz de colocar os seus talentos ao serviço de Deus e do próximo”, escreve.
O líder da Igreja Anglicana, Arcebispo Rowan Williams, de Cantuária, diz aos jovens que “os temas da paz, da simplicidade, da comunhão, sobre os quais ides reflectir, estão no coração da nossa fé”.

Em Lisboa, o Cardeal-Patriarca tem vindo a acompanhar a preparação do encontro da Comunidade Taizé já a pensar na realização do Congresso Internacional para a Nova Evangelização.

"Nós quisemos que este encontro acontecesse em Lisboa numa fase preparatória do congresso internacional da nova Evangelização porque ele vai ajudar a mobilizar as pessoas para esta alegria de ser cristão e para esta evidência de que a mensagem de Jesus é uma mensagem importante é uma mensagem importante para a sociedade, para a vida intima das pessoas", disse D. José Policarpo na dedicação e bênção do Altar da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, nos Moinhos da Funcheira.
O programa do encontro está disponível no site de Taizé: www.taize.fr As reflexões em pequenos grupos durante a manhã em aproximadamente 200 paróquias de acolhimento alternarão com encontros temáticos durante a tarde. Serão propostos cerca de vinte temas, uns ligados ao aprofundamento da fé, outros às responsabilidades humanas a que os jovens podem responder, por exemplo, em situações de sofrimento. Outros temas favorecem o encontro das culturas através da arte e da música.
A Feira Internacional de Lisboa será transformado em local de oração. Dois pavilhões, com pilares de inspiração manuelina e decorados com azulejos, serão o local onde ressoarão os cânticos de Taizé à tarde (13.15h) e à noite (19.30). O Irmão Roger fará uma meditação que será traduzida em cerca de vinte línguas durante cada oração da noite.

A Comunidade de Taizé destaca que um intenso trabalho de preparação foi levado a cabo desde Setembro e o “sentido de hospitalidade” português permitiram encontrar lugar para todos em famílias de Lisboa e arredores.