Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Josué 1


I. CONQUISTA DE CANAÃ
(1,1-12,24)


1 Missão de Josué (Nm 27,12-23; Dt 34,1-9) - 1*Tendo morrido Moisés, servo do SENHOR, disse o SENHOR a Josué, filho de Nun e auxiliar de Moisés:
2«Moisés, meu servo, morreu. Levanta-te, pois, e atravessa o Jordão, tu e todo o povo, e entra na terra que Eu darei aos filhos de Israel. 3Todo o lugar que a planta dos vossos pés pisar, Eu vo-lo darei, como prometi a Moisés. 4*Desde o deserto e desde o Líbano até ao grande rio Eufrates, toda a terra dos hititas até ao Mar Grande, a ocidente, tudo vos pertencerá. 5Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir. Como estive com Moisés, assim estarei contigo; não te deixarei, nem te abandonarei. 6Sê firme e não desanimes, porque hás-de introduzir este povo na posse da terra que jurei dar a seus pais.
7*Por isso, sê forte e corajoso, para fielmente observares toda a Lei que Moisés, meu servo, te prescreveu; não te afastes dela nem para a direita, nem para a esquerda, a fim de teres êxito em todas as tuas obras. 8Que as palavras do livro desta Lei jamais se afastem da tua boca; medita-o constantemente, e observa tudo quanto nele se contém. Assim terás prosperidade em teus caminhos e serás bem sucedido. 9Escuta, é uma ordem que te dou: tem coragem; não tremas, porque o SENHOR, teu Deus, estará contigo para onde quer que fores.»

Ordens ao povo na Transjordânia (22,1-9; Nm 32,6-27; Dt 3,12-22) - 10Josué deu ordens aos chefes do povo, dizendo: «Percorrei o acampamento e proclamai ao povo o seguinte: 11'Preparai provisões, pois dentro de três dias atravessareis o Jordão e tomareis posse da terra que o SENHOR, vosso Deus, vos concederá.'» 12*Aos membros da tribo de Rúben, de Gad e à meia tribo de Manassés, disse:
13«Lembrai-vos do que Moisés, servo do SENHOR, vos prescreveu, quando vos disse: 'O SENHOR, vosso Deus, deu-vos descanso em toda esta terra.' 14As vossas mulheres, filhos e animais ficarão na terra que Moisés vos deu, além-Jordão; mas vós, todos os homens fortes e valentes, passareis armados à frente de vossos irmãos, e dar-lhes-eis auxílio, 15até que o SENHOR tenha dado repouso a vossos irmãos, como a vós, e também eles entrem na posse da terra que o SENHOR, vosso Deus, lhes dará. Depois, regressareis à terra que vos pertence, aquela que Moisés, servo do SENHOR, vos deu além-Jordão, a oriente.»
16Eles responderam a Josué: «Faremos tudo como nos ordenaste, e iremos onde quer que nos envies. 17Havemos de obedecer-te em todas as coisas, tal como fizemos com Moisés. Unicamente desejamos que o SENHOR esteja contigo, como sempre esteve com Moisés. 18Aquele que for rebelde e desobedecer às tuas ordens será morto. Sê forte e não desanimes.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.