Índice · Ler a Bíblia · Pesquisa Avançada · Ajuda
     
 
Inteligência Espiritual
 

Josué 22


III. APÊNDICE E CONCLUSÃO
(22,1-24,33)


22 Regresso das tribos da Transjordânia (1,10-18; Nm 32,6-32) - 1Josué convocou os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés e disse-lhes: 2*«Cumpristes tudo o que o SENHOR ordenou a Moisés, servo do SENHOR, e observastes todos os mandamentos que vos dei. 3Em todo este espaço de tempo, até ao dia de hoje, não abandonastes os vossos irmãos, observando fielmente os mandamentos do SENHOR vosso Deus. 4Agora que o SENHOR vosso Deus deu aos vossos irmãos o repouso por Ele prometido, voltai para as vossas tendas na terra que vos pertence e que Moisés, servo do SENHOR, vos deu além-Jordão. 5Procurai, porém, praticar cuidadosamente os mandamentos e leis que vos prescreveu Moisés, servo do SENHOR, amando o SENHOR vosso Deus, andando em todos os seus caminhos, guardando os seus mandamentos, unindo-vos a Ele e servindo-o com todo o vosso coração e com toda a vossa alma.» 6Josué abençoou-os e despediu-os; e eles voltaram para as suas tendas. 7Moisés tinha dado à meia tribo de Manassés um território em Basan; por isso, Josué deu à outra meia tribo um território no meio dos seus irmãos, aquém-Jordão, a ocidente. Ao mandá-los para as suas tendas, Josué deu-lhes esta bênção: 8«Voltai para as vossas tendas, com grandes riquezas, numerosos rebanhos, com prata e ouro, bronze e ferro, e grande quantidade de vestuário; reparti, pois, com os vossos irmãos os despojos dos vossos inimigos.»
9Os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés separaram-se dos filhos de Israel, em Silo, na terra de Canaã, e retomaram o caminho da terra de Guilead, propriedade que haviam recebido por ordem do SENHOR, através de Moisés.

Altar perto do Jordão - 10*Tendo chegado às regiões do Jordão pertencentes à terra de Canaã, os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés levantaram um grande altar junto ao Jordão. 11Os filhos de Israel ouviram dizer: «Eis que os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés levantaram um altar em frente da terra de Canaã, na região do Jordão, do outro lado dos filhos de Israel.» 12Quando os filhos de Israel ouviram isto, reuniu-se toda a assembleia de Israel em Silo, para irem combater contra eles.

Alarme injustificado - 13*Enviaram aos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, na terra de Guilead, o sacerdote Fineias, filho de Eleázar, 14e com ele mais dez chefes de casas patriarcais, um por cada tribo, todos eles de casas patriarcais, entre os milhares de Israel. 15Estes, aproximando-se dos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, na terra de Guilead, disseram-lhes: 16«Assim fala toda a assembleia do SENHOR: Que infidelidade é esta que cometeis contra o Deus de Israel, afastando-vos hoje do SENHOR e levantando um altar, revoltando-vos contra Ele? 17*Porventura, não nos basta a maldade cometida em Peor, da qual ainda hoje não estamos purificados, apesar do castigo que afligiu a assembleia do SENHOR? 18E vós afastais-vos hoje do SENHOR! Se hoje vos revoltardes contra o SENHOR, amanhã a sua cólera há-de inflamar-se contra toda a assembleia de Israel. 19Se olhais como impura a terra da vossa herança, passai para a terra que é propriedade do SENHOR, onde Ele estabeleceu a sua morada e instalai-vos no meio de nós; mas não vos revolteis contra o SENHOR nem contra nós, construindo um altar diferente do altar do SENHOR, nosso Deus. 20Acaso Acan, filho de Zera, não pecou quanto àquilo que estava votado ao anátema, e a cólera do SENHOR não explodiu contra toda a assembleia de Israel? E não foi só ele que pereceu, por causa do seu crime!»
21Os filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés responderam aos chefes dos milhares de Israel: 22*«Deus, o SENHOR Deus, Deus, o SENHOR o sabe; sabê-lo-á também Israel! E se foi por espírito de rebelião e por infidelidade para com o SENHOR, que não nos salve hoje! 23Se foi para nos afastarmos do SENHOR que levantámos um altar; e se foi com intenção de oferecermos sobre ele holocaustos, oblações e sacrifícios de comunhão, que o próprio SENHOR nos peça contas! 24Mas o que fizemos foi por temor de, um dia, os vossos filhos dizerem aos nossos: 'Que tendes vós em comum com o SENHOR, Deus de Israel? 25O SENHOR pôs o Jordão como fronteira entre nós e vós, ó filhos de Rúben e de Gad: não tendes parte alguma com o SENHOR'. E, desse modo, os vossos filhos poderiam vir a ser causa de os nossos não temerem o SENHOR. 26E, então, dissemos: Construamos um altar, não para oferecer holocaustos nem sacrifícios, 27mas para que ele seja um testemunho entre nós e vós, e entre os nossos descendentes futuros, de que servimos o SENHOR na sua presença, oferecendo-lhe os nossos holocaustos, os nossos sacrifícios e as nossas vítimas de comunhão; para que os vossos filhos não digam, um dia, aos nossos: 'Vós não tendes parte com o SENHOR!' 28Por isso, dissemos: Se amanhã eles nos falassem assim, a nós ou aos nossos descendentes, poderíamos responder-lhes: 'Vede a forma do altar do SENHOR que nossos pais edificaram, não para oferecer holocaustos nem sacrifícios, mas para servir de testemunho entre nós e vós'. 29Longe de nós o pensamento de nos querermos revoltar contra o SENHOR, afastando-nos hoje dele, por termos construído, para holocaustos, oblações e sacrifícios, um altar diferente do altar do SENHOR nosso Deus, que está diante da sua morada!»
30Tendo ouvido as palavras dos filhos de Rúben, de Gad e da meia tribo de Manassés, o sacerdote Fineias e os chefes da assembleia e representantes dos milhares de Israel que o acompanhavam, deram-se por satisfeitos. 31E Fineias, filho do sacerdote Eleázar, disse aos filhos de Rúben, de Gad e de Manassés: «Reconhecemos agora que o SENHOR está no meio de nós, pois não cometestes essa infidelidade contra Ele; salvastes, assim, os filhos de Israel da mão do SENHOR!» 32Fineias, filho do sacerdote Eleázar, deixando os filhos de Rúben e de Gad, voltou com os chefes, da terra de Guilead para a terra de Canaã, para junto dos filhos de Israel; e contaram-lhes o que havia acontecido.
33Os filhos de Israel ficaram satisfeitos com a resposta e bendisseram a Deus; nunca mais falaram em combater contra eles, para devastar a terra habitada pelos filhos de Rúben e de Gad. 34Por isso, os filhos de Rúben e de Gad chamaram 'testemunho' ao altar, porque disseram eles «ele é para nós testemunho de que só o SENHOR é Deus.»

 

ESTA PÁGINA ENCONTRA-SE EM TESTE!
Caso detecte alguma incorrecção, POR FAVOR, informe-nos.

 
 

© DIFUSORA BÍBLICA - Reservados todos os direitos. É proibida a reprodução, total ou parcial,
do texto ou das ilustrações, sem autorização, por escrito, da Editora.