Capela Sto Isidoro

Sábado, 4 de Maio de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

Quarto Mistério Doloroso
A Caminho do Calvário

Jesus leva a cruz aos ombros

O Senhor, levando a cruz a caminho do Calvário, encontra sua Mãe amargurada...

Levando a Cruz

Levaram, pois, consigo Jesus. E, carregando às costas a cruz, saiu para o lugar chamado Crânio, que em hebraico se diz "Gólgota."

João 19,16-17

Seguiam-n'O uma grande massa de povo e umas mulheres que batiam no peito, se lamentavam e choravam por Ele. Jesus voltou-Se para elas e disse-lhes: "Filhas de Jerusalém, não choreis por Mim, chorai antes por vós mesmas e pelos vossos filhos, pois dias virão em que se dirá: "Felizes as estéreis, os ventres que não geraram e os peitos que não amamentaram". Hão-de então dizer aos montes: "Caí sobre nós!" E às colinas: "Cobri-nos! " Porque, se tratam assim a madeira verde, o que não acontecerá à seca?"

Lucas 23, 27-31

Jesus, o mais inocente dos homens, é condenado à morte: Pilatos entrega-O para ser crucificado. O Senhor leva a Cruz às costas e caminha para o Calvário. Um cireneu trabalhador ajuda-O a levar o pesado madeiro. Um grupo de mulheres chora de compaixão. A Mãe de Jesus, cheia de amargura, vai ao encontro do Filho e acompanha-O até ao Calvário.

Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.

Liturgia de hoje
Leitura I: