Capela Sto Isidoro
Inteligência Espiritual

Terça-feira, 19 de Março de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

6.2 Nós viveremos

A ressurreição de Jesus Cristo é o centro e o coração da nossa fé. A celebração da Vigília Pascal é a solenidade mais sagrada do ano litúrgico. E cada Domingo é memorial e louvor de Deus que ressuscitou o seu Filho dos mortos. Numa das comunidades da Igreja primitiva, havia pessoas que duvidavam da ressurreição do Senhor. É a elas que São Paulo se dirige por carta nestes termos: "Se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, e vã também a vossa fé... Permaneceis ainda nos vossos pecados... Deste modo, os que morreram em Cristo também pereceram. Se a nossa esperança em Cristo é somente para esta vida, nós somos os mais infelizes de todos os homens" (1Cor 15,14-19).

• Acreditamos que Jesus, nosso Senhor, está vivo. Que Ele partilhará a sua vida com todos os que confiam n'Ele.

• Acreditamos que o Ressuscitado é causa de esperança para todos: no fim da nossa vida, não é o nada o que nos espera, mas a plenitude de Deus; não são ás trevas, mas a luz.

• Acreditamos que com Jesus começou a transformação, a redenção do mundo.

• Acreditamos que o Espírito Santo de Jesus vive e actua no nosso mundo.

• Acreditamos que Jesus Cristo voltará no dia do Juízo. Que Ele há-de libertar os homens e as criaturas de todo o mal e de todo o sofrimento que os oprime, que os levará à plenitude e lhes dará uma vida sem fim.

Rezamos assim:
Vós não abandonareis a minha alma na mansão dos mortos,
nem deixareis o vosso fiel sofrer a corrupção. Dar-me-eis a conhecer os caminhos da vida,
alegria plena em vossa presença,
delícias eternas à vossa direita.

SALMO 16,10-11

Vigília Pascal: A celebração da noite de Páscoa consta de quatro partes: Liturgia da Luz ou Lucernário, durante a qual se benze o fogo novo e se acende o círio pascal. O sacerdote, em solene procissão, introduz o círio na igreja que deve estar às escuras: Luz de Cristo!
Liturgia da Palavra: nela têm lugar sete leituras do Antigo Testamento e duas do Novo Testamento, textos que nos lembram a longa história de Deus com os homens.
Liturgia baptismal: a água do Baptismo é benzida. Adultos e crianças recebem o Baptismo; todos renovam as promessas baptismais.
Liturgia eucarística: nela damos graças Àquele que está connosco até ao fim dos tempos.

Jesus está vivo
Seguinte >>
Subiu aos Céus; está sentado à direita de Deus Pai Todo-Poderoso

Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.

Liturgia de hoje
Leitura I: