Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2026 - QUINTA-FEIRA da semana II    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

3.4 A Bíblia: O Novo Testamento

O Novo Testamento é a parte da Bíblia (cf. 1.2) que nasceu na Igreja de Cristo. É composto de vinte e sete livros escritos pelos apóstolos, missionários e mestres, entre os anos 50 e 100 depois do nascimento de Cristo. Encontramos nele 21 epístolas (cartas) - 13 de São Paulo dirigidas a diferentes comunidades. Estes livros foram rapidamente considerados uma instrução apostólica normativa para a Igreja.

Os quatro evangelistas (São Mateus, São Marcos, São Lucas e São João) testemunham, cada um a seu modo, os factos, gestos e palavras de Jesus Cristo, Nosso Senhor, assim como a sua Paixão e Ressurreição. Nos Actos dos Apóstolos, o evangelista São Lucas descreve a história da Igreja primitiva, que se constitui sob a direcção de São Pedro em Jerusalém, e o trabalho dos primeiros missionários, em particular São Paulo. O último livro do Novo Testamento, o Apocalipse de São João, contém as imagens proféticas e o anúncio da vitória definitiva de Deus sobre os poderes do mal.

A Bíblia é constituída pelo Antigo e Novo Testamento. A Igreja acredita que o Espírito Santo de Deus preservou do erro os homens que escreveram estes livros e que o seu testemunho é digno de fé, verídico e fiel. Como os autores da Sagrada Escritura redigiram na língua do seu tempo, eles devem ser reinterpretados em cada época, para cada comunidade. Mas como o Espírito Santo de Deus é o garante dessa autenticidade, resultam válidos para todos os tempos. Os escritos bíblicos reconhecidos como verdadeiros e autênticos pela Igreja formam o cânon da Escritura Santa. São lidos na Missa e constituem o fundamento da fé.

 


Muitos outros milagres realizou ainda Jesus, na presença dos discípulos, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para crerdes que Jesus é o Messias, o Filho de Deus, e, crendo, tenhais a vida n'Ele.

EVANGELHO SEGUNDO SÃO JOÃO 20,30-31
 

Apostólico: Os apóstolos transmitem aos seus sucessores, os bispos, o ministério que Jesus mesmo lhes confiou. A cadeia da tradição une-nos aos começos.

Evangelho: "A Santa Mãe igreja defendeu sempre e continua firmemente a defender e com a maior constância, que os quatro Evangelhos, dos quais ela afirma sem hesitar a historicidade, transmitem fielmente o que Jesus, Filho de Deus, durante a sua vida entre os homens, fez realmente e ensinou para a sua salvação eterna, até ao dia em que foi elevado ao céu". (Concílio Vaticano II, Dei Verbum 19).

Espírito Santo: À assistência do Espírito Santo na composição dos livros bíblicos chamamos "inspiração".

Cânon: Significa "regra". Chamamos assim ao conjunto dos textos reconhecidos pela comunidade dos crentes como inspirados. Só estes podem ser lidos durante o culto divino.



<< Anterior
Jesus Cristo, Nosso Senhor
Seguinte >>
Concebido pelo poder do Espírito Santo, Nasceu da Virgem Maria


Esta semana
  Dom, 18 Janeiro
DOMINGO II DO TEMPO COMUM
  Seg, 19 Janeiro
  Ter, 20 Janeiro
  Qua, 21 Janeiro
S. Inês, virgem e mártir
  Qui, 22 Janeiro
  Sex, 23 Janeiro
  Sá, 24 Janeiro
S. Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja
  Dom, 25 Janeiro

Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:
1 Sam 18, 6-9; 19, 1-7
Salmo:
Salmo 55 (56), 2-3.9-10ab.10c-11.12-13 (R. 5b)
Evangelho:
Mc 3, 7-12
Liturgia das Horas:
Quita-feira II
Terço do Rosário:
Mistérios Luminosos

 

   


© 1999-2026 Paroquias.org