Capela Sto Isidoro
Página Principal Paroquias.org
Inteligência Espiritual

  Quinta-feira, 25 de Abril de 2024    Orações Terço Via-Sacra Via Lucis

17.3 Venha a nós o vosso Reino

Os crentes aguardam que o Reino de Deus se faça realidade. Escutam atentamente quando Jesus diz: "Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo: arrependei-vos e acreditai no Evangelho" (Mc 1,15).

No povo judeu muitos esperam o começo do Reino de Deus, o seu Reino. Acreditam que Deus virá, na pessoa do Messias, completar o que eles não podem fazer por si próprios: vencer os inimigos do seu povo, expulsar os romanos do país, e reinar, desde Jerusalém - o centro do mundo - sobre todas as nações, ser um rei poderoso sobre o trono de David. Mas Jesus fala duma outra maneira do Reino de Deus e do seu Reino: conta histórias através de imagens, parábolas. Ele diz: O Reino de Deus é semelhante a uma semente que o semeador lançou à terra (Mt 13,1-9). É semelhante a um grão de mostarda que se tornou uma árvore (Mt 13,31-32), ao fermento que uma mulher toma e amassa com três medidas de farinha (Mt 13,33), a um tesouro escondido no campo (Mt 13,44).

Jesus diz aos seus discípulos: vivam de tal maneira que os outros vejam através da vossa fé, da vossa esperança e da vossa caridade, que o Reino de Deus está a crescer. Deixai os vossos cálculos. Só Deus conhece o dia e a hora. Quanto a vós, sede vigilantes a fim de não faltardes à festa de Deus. E suplicai: Venha a nós o vosso Reino!

 


Jesus diz:
Alegrem-se todos os que se sabem pobres diante de Deus: é a eles que pertence o Reino dos Céus. Alegrem-se todos os aflitos: Deus os consolará. Alegrem-se todos os que não recorrem à violência: Deus lhes dará a posse da terra. Alegrem-se todos os que esperam com ardor que a vontade de Deus se faça: Deus realizará os seus sonhos. Alegrem-se todos os misericordiosos: Deus lhes fará misericórdia. Alegrem-se todos os que têm um coração puro: eles verão a Deus. Alegrem-se todos os que trabalham pela paz: Deus aceita-os como seus filhos. Alegrem-se todos os que são perseguidos porque esperam a vontade de Deus: a eles pertence o Reino dos Céus.

CF. EVANGELHO SEGUNDO SÃO MATEUS 5,1-10
 

Boa Nova (Evangelho): Esta palavra grega aplica-se ao anúncio da vitória depois duma batalha ou ainda ao anúncio do nascimento duma criança de família real. Em relação a Jesus, significa a mensagem que Ele entrega e os sinais que realiza.



<< Anterior
Santificado seja o vosso Nome
Seguinte >>
Seja feita a vossa vontade


Esta semana
Clique na data para ler a Liturgia do respectivo dia.


Liturgia de hoje
Leitura I:

Salmo:

Evangelho:

Liturgia das Horas:

Terço do Rosário:


 

   


© 1999-2024 Paroquias.org